[duvida] esse projeto de conversor logico serve para o arduino(atmega 328)?

Eu encontrei esse pequeno esquema de conversor logico 232 ttl.ele serve para o arduino?

se não voces poderiam me indicar outro projeto utilizando o max232.Desde ja obrigado.

 

Exibições: 2349

Responder esta

Respostas a este tópico

Rafael,

Este esquema pode ser usado no arduino sim, mas o DB9 fêmea deve ser ligado a um PC com porta serial ou a um conversor USB/RS232.

Abraço.

Obrigado.Eu so estava um pouco enseguro em usalo por que pensava que talvez ele precissase de uma fonte de energia interna.

Vou monta-lo assim que possivel e postar as fotos aqui no forum.

Ele é alimentado pelo arduino, por isso não esqueça de ligar o Vcc (pino 16 do Max232) ao pino 5V do arduino e o GND (pino 15 do Max232) ao pino GND do arduino.

Também existem essas alternativas para substituir o MAX232:

Usando dois transistores de uso geral:

Usando duas portas inversoras (ex:4066).

Usando duas portas NOR (ex: 4001).

Usando duas portas NAND (ex:4011).

então basicamente não tenho que mudar nada.eu so estou usando o max232 por que eu tenho um sobrando.

A proposito adeilton esse datasheet e do max232n. o max232 fabricado pela texasinstrumentes e por coincidencia o mesmo que eu possuo.Se eu não me engano existem umas três ou quatro empresas que fabricam o max232.

Alguém conseguiu? Eu estou tentando e nada, não funciona. Alguém sabe os possíveis problemas nesse projeto?

Existem dois tipos deste chip.

O max232 e o max232A eles utilizam capacitores de diferentes valores entre os pinos 1-3, 4-5 e 6-GND.

Veja este Link: http://en.wikibooks.org/wiki/Serial_Programming/MAX232_Driver_Recei...

Valeu pela resposta, LAB, O meu não é nenhum desses. Eu olhei ele na luz e vi que ele é o max232N. E através do link que você passou, vi isso:

Texas Instruments MAX232 (not A) second-source. The N indicates the package (plastic dip), and not any special electric characteristics. This is a non-A MAX232, therefore it needs at least 1µF capacitors. It can sometimes be found rather cheap. TI also offers MAX3232s and a number of other RS-232 drivers/receivers, like MC148x.

Meu inglês não é lá muito bom mas pelo que eu entendi, eu devo usar no mínimo 1 uf e que o meu max é simplesmente max232 (Sem o A). 

Eu vou montar aqui e ver no que dá, se bem que seria o mesmo esquema da imagem acima. 

Será que o problema está no meu Arduino ser standalone? Ele é "caseiro", mas o atmega tem o bootloader do arduino uno normal. 

Quero saber se da pra fazer o upload o sketch.

Pessoal consegui resolver meu problema em relação a esse circuito, porém de uma forma esquisita e acidental. Eu não consegui com esse circuito postado pelo Rafael, ai pesquisando achei um blog que mostrava um outra circuito, então resolvi tentar, já estava de sacho cheio mesmo. O Blog no caso é esse:

http://maossujasdebits.blogspot.com.br/2011/09/arduino-em-protoboar...

Só que a coisa esquisita aconteceu por falta de atenção minha. Ao invés de colocar um capacitor com o negativo pra o lado correto, eu fiz errado, vejam a imagem:

Ele está ao contrário, a listra cinza era para estar virada ao contrário, mas eu coloquei de outra forma, fiando um negativo olhando para o outro. 

Nos testes está tudo ok. Desliguei tudo, liguei novamente, testei vários códigos, potênciometros e por ai vai. Nnehum problema até agora. Mas ficou um dúvida, todos, 100% dos esquemas que eu achei me mostravam os capacitores diferentes, um de costas para o outro. Eles são de 1 uF e 50v. Alguém sabe o motivo disso? O importante é que funciona, mas não custa nada saber o motivo hehe.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço