Comprei aqueles kit de 180 peças da Mallory que vem 40 discos de cortes(de resina) mais 40 discos de 8 mm coloquei na dremel para cortar......um desastre...o disco gastou(não consegui cortar nenhum pedaço)fora a poeira que é infernal.....

Colquei o maior (de 32mm e mais grosso)travou e acabou estourando a embreagem interna da dremel.que é uma mola bem dura que faz a função de tranferir força do motor para o mandril,eu não sei como esses videos do pessoal cortando prego de aço com esses discos e a dremel?????

Ainda bem que deu para recuperar minha retifica,agora aprendi que esse tipo de serviço(cortar placas de fenolite)não é aconselhavel ,pelo menos no meu modelo(275 dremel)

Exibições: 1880

Responder esta

Respostas a este tópico

Cara eu corto placa de fibra de vidro de boa, já cortei fenolito tb e foi mais tranquilo ainda acho que vc deve ver a velocidade que vc esta aplicando no dremel, no meu caso eu o meu varia de 0-9 eu utilizo ele em 3.8 mais ou menos e o disco que uso é um que é preto acho que ele é de resina não sei te falar. Quando for em casa vou tirar uma foto do disco e posto aqui.

Rodrigo,a velocidade da dremel é a maxima,pois eu li que esses discos de corte de resina funcionam  melhor em altas rotaçóes(28.000 rpm)

Acho que esses discos de corte que comprei(Mallory)são de quinta categoria e quebram facil.

Cara, sei lá, será que você não forçou? Eu acredito que essas ferramentas são feitas para cortar na velocidade e não na força. Eu mesmo já cortei muito fenolite com um dremel pirata que eu tenho aqui, daqueles de 70 reais no mercado livre. E sempre cortei usando aquelas lixinhas cinza que vem com ele. 

eu quebrei duas na velocidade maxima, e estou usando uma tem mais ou menos uns 15 cortes ela esta ficando menor mais nao quebrou mais, concordo que o esquema não é força e sim paciencia, eu sempre compro placas virgem de fibra de vidro de 10x10 cm geralmente trabalho com placas de 3x5 ou 4x5cm e corto esta em mais ou menos 2 minutos sem quebrar o disco (cinza) e a minha não é de marca conhecida (Freeway).

Desculpe se minha mensagem não for muito pertinente.

Eu sempre cortei fenolite simplesmente com um estilete, faço um ou dois riscos de cada lado e ela quebra perfeitamente. Eu tenho aquela peça que vem junto com os kits de fazer PCB, mas não uso a caneta riscadora, apenas um estilete mesmo.

A de fibra já tenho muito mais dificuldade, ainda mais depois de me falarem que o pó dela é extremamente cancerígeno. Alguém tem alguma informação? Já cortei uma vez com o dremel mas fez muita sujeira.

Obrigado.

Sim Daniel,esse processo de corte com riscador eu ja utilizo a muitos anos, o problema dele é que o corte não fica preciso,tem que passar uma lima ou lixa para dar acabamento(muitas rebarbas)

Estou pensando em investir numa guilhotina(dessas de papel mesmo)com fação, o pulo do gato para fazer um corte perfeito é que tem que aquecer a placa antes do corte.

Quanto ao pó da fibra,realmente é bem nocivo a saude

Fica mesmo, sempre faço o acabamento com uma lixa. Por outro lado quando eu uso o dremel o corte nao fica perfeitamente reto.

Eu nunca tinha visto essa de guilhotina mas pelo visto é uma boa ideia. Obrigado pela dica!

Evito pó a todo custo, não só de fenolite, mas de qualquer material que pretendo cortar. Uso o dremel na ultima opção ou quando sei que só é possível cortar com ele. Tomem cuidado com pó de alguns matérias porque grudam no pulmão e com o tempo pode virar uma pedra, algo assim. Mineiros sofrem muito com isso, alguns morrem. E alguns matérias podem ser cancerígenos, como amianto e chumbo. Com R$ 5 compra 1 par de luvas e 2 mascaras, melhor prevenir que remediar.

Eu corto de tudo com a dremel... Corta que é uma blz.

Tudo começou quando quis tirar o banco do corsa da minha mãe para colocar um calço (ela era baixinha). Estourei a cabeça do allen e nao saiu. Aih me disseram que bastava esquentar que saia, mas não conseguia girar nem assim.

Aih comprei uma dremel pra fazer uma fenda no parafuso. Cortou como manteiga ! (esquentei com o soprador e saiu)

O segredo é usar alta rpm e não fazer força alguma contra o material. Não aperte ela e sim deixe ela cortar no tempo dela.

Para ter travado acho que vc usou força... Tente novamente por ex cortando um parafuso só raspando levemente no disco.

Cuidados:

- Use oculos de proteçao ou mesmo mascara. As vezes o disco estoura e voam cacos. 

- Apoie a mão, prenda bem a peça e apoie a mão onde prendeu a peça. A dremel pode jogar de lado e vc torce o disco. Isso que quebra ele.

Nunca cortei fenolite, mas nao deve ser facil manter um corte reto, acho que não é a melhor soluçao.

Eu sempre utilizo mascara uma camisa de algodão bem grossa e luvas, é verdade que não sai bem retinha mas fica muito bom depois de um acabamento. Para ficar o mais reto possivel eu sempre risco com uma caneta de marcar CD e depois vou passando suavemente o disco sobre o risco até fazer o caminho dai é só ficar passando o disco que o corte logo aparece, como falei no inicio perdi dois disco até pegar as manha e depois foi só alegria. Detalhe o disco vai gastando com o tem.

Obs: vou tentar novamente com mais rotação.

Quando quero cortar fenolite e não tenho o disco, eu uso as brocas diamantadas, até prefiro contar com elas do que com os discos, elas sujam menos e o acabamento é mais fácil de se fazer. 

A respeito dos discos quando eu quero comprar discos, eu procuro SEMPRE em loja de protético, o material é muito mais durável!

descreva o processo com a broca diamantada por favor!!!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço