Olá pessoal,
Estou instalando um projeto na casa minha casa (casa dos meus pais rsrs) e gostaria de compartilhar com a galera a minha experiencia.

O projeto é simples,
1 Arduino Mega com Ethernet Shield para Lampadas e Portão.
1 Arduino Uno para controlar o acesso ao quadro de distribuição.

Todo o acionamento vai ser usado resistor, transistor e rele. Os resistores e transistores vão ficar na caixa de distribuição e os reles vão ficar em cada caixa junto com o interruptor de cada lampada.
Estou utilizando duas formas de acionamento: O "Automático" que vai acionar um sensor de presença ou então desliga o "Automático" e aciona o "Manual" (pelo botão on/off).
Todos esses "acionamentos" serão por algum dispositivo que tenha acesso a rede interna de internet(intranet).

A caixa de distribuição eu comprei uma da tigre de 30x30 e montei tudo nela.

E para enfeitar um pouquinho eu cortei a tampa da caixa e coloquei um lcd 16x2 no arduino uno e uma entrada usb para ler um usb de contato que fechará contato e aparece no lcd lendo usb e depois pede para aguardar o sinal, aí aciona um motor de repuxo que coloquei na tampa do lado de dentro para travar a tampa.

Vish que texto GIGANTE... desculpe rsrs,
Acho que dá para entender rsrsrs,
Se houver alguma dúvida é só perguntar.
Segue em baixo fotos do andamento da instalação,
No momento estou dando o acabamento da parede que recortei para instalar a caixa de distribuição, no decorrer da instalação vou postando novas fotos nos comentários. :D

Tampa da caixa de distribuição.

Tampa da caixa de distribuição. (olha na tampa o motor de repuxo).

Placa interna da caixa de distribuição. (olha quanta "gambiarras" hahaha). 

É tipo um aro que fica em volta da caixa de distribuição pra segurar a tampa. (olha o usb de contato aí galera kkk).


Essa é a parte de trás da caixa de distribuição já na parede. (obs.: a caixa de disjuntores do lado aberta porque to tentando adaptar uma tampa da tigre também pra ficar combinando :D)

Eu dando acabamento na parede para pintar. (olha a cor da minha mão kkkk)

Então é isso pessoal.
Ta dando um trabalhinho montar tudo mas vai ficar "bão" quando ficar pronto haha.

Depois que eu pintar a parede e tiver instalando a placa interna e a tampa vou postar mais fotos pra vocês.

Qualquer dúvida é só perguntar
Espero que acompanhem minha saga ou melhor "nossa" hahaha.

Exibições: 13456

Responder esta

Respostas a este tópico

ok, obrigado

Rogério você usou alguma biblioteca no Arduíno para receber as informações do site?

A padrão do ethernet shield..

o que eu fiz foi pegar o link IP/?acao=001  e pegar esse 001 que vem dos do link.. e no arduino  interpreto  como comando..

ola, entao vc pode dar mais detalhes da programação desta interface? codigo exemplos

para analizar ?

 

acredito que vc so esta pegando variaveis da serial ou ethenet enviando e recebendo como webservice tratando em um codigo separado esta interface ou vc esta usando o codigo direto no Ethernet no arduino?

 

 

obrigado

Também desenvolvo um projeto de Automação,Gostaria que postassem os progressos.

Estou em um projeto semelhante ao seu e gostei do visual 'profissa' que você deu, colocando as placas em uma caixa de distribuição. Parabéns e obrigado pelas dicas!

Olá Matheus boa noite!

Tudo bem parceiro?

Você poderia me disponibilizar este projeto para eu tentar fazer algo parecido pra mim?

Desde já agradeço.

Atenciosamente,

Gabriel Lino

Desculpa pessoal, os verdadeiros donos da casa (pai e mãe) decidiram aproveitar a bagunça que eu estava fazendo e já reformar a casa inteira, então agora fiquei nas mãos do eletricista e do pedreiro fazer primeiro as alterações de paredes e tals e instalar os conduítes para assim eu dar continuidade no meu "trabalho" (experimento)... Conversei com o eletricista e com o pedreiro e disseram que segunda ou terça já teriam instalado os conduítes e iriam passar para a parte do acabamento apenas, então provavelmente semana que vem eu posto novidades do projeto. Vlww aê galera por acompanhar, pelas sugestões e dicas. Abraço e sucesso à todos.

Ola pessoal, tenho um projeto de automação residencial, mas implementei um sistema sem fio com transmissores de 433mhz, para evitar passar fio por todo apartamento. Assim tenho uma central com arduino q controla todas as tomadas e interruptores com receptores de 433mhz. Agora um problema q estou encontrando é como ter uma resposta desses modulos para saber quando esta on/off uma lampada, ex: alguém liga a mesma pelo interruptor e não pela central.

Alguém tem uma boa ideia ?

Podem falar q eu crio o circuito ou programa.

Abraços

Apenas uma idéia . . .colocar um sensor fotoelétrico (LDR) próximo a lâmpada e ler num pino analógico do Arduino. Observar em que leitura (0...1023) passa de apagado para aceso e utilizar o resultado pra tomar a decisão. No meu projeto (acesse: http://srv-portoinfo.ddns.com.br:2020   pode testar a vontade!!) eu tenho um botão que acende/apaga a luz do teto do escritório e tenho um sensor fotoeletrico (LDR) que exibe se a lâmpada está acesa ou apagada, mas no meu caso o sensor está um pouco longe da lâmpada e as vezes informa erroneamente o status da lâmpada.. Espero ter ajudado. Um abraço!

Galera, um sensor de tensão pode ajudar na automação residencial e saber se a luz foi ou não acessa.

SensorDeTenssao.zip

E qual aplicativo abre estes arqs com extensão: brd e sch ?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço