Boa Tarde, a todos

Estou tendo dificuldade em movimento um motor de passo bipolar usando o Arduino e CI L298,

já tentei com ele na protoboard e no shield, mais apresenta o mesmo defeito de vibrar e não girar, estou usando a programação exemplo da biblioteca Stepper - stepper_oneStepAtATime.

Exibições: 6368

Responder esta

Respostas a este tópico

Cara, se for o problema que eu estou pensando, você não estaria alimentando o motor com voltagem errada? Eu tive um problema parecido, o motor ficava arranhando, vibrava, dai quando passei a alimentar o mesmo com voltagem correta, ele parou com isso. 

Boa Tarde, Marcos 

Já usei dois motores o 1º era 4V que eu alimentava com uma fonte de 5V e agora ta com um de 6VDC com a mesma fonte de 5VDC 2A, mais vou arrumar uma fonte de 6VDC pra não ficar duvidas, Obrigado pela dica.

E realmente o problema é a alimentação, agora estou usando um fonte variável fornecendo 11V no motor de 6V.

agora ta girando.

Não tenho muita certeza, mas se a ordem dos fios (um fio fora de ordem, já pode gerar vibração, não)? pode ser isso?

Os fios de ligação podem estar na ordem errada, ou o feedrate no sketch do arduino pode estar muito alto pro seu motor, mas eu acho que é a fiação incorreta

Estou usando Aquela ponte H popular encontrada no ML,

A saída 8 vai no IN1,            OUT 1 e OUT 2 fecha uma bobina

   saída 9 no IN2,                 OUT 3 e OUT 4 fecha outra bobina

   saída 10 no IN3

e saída 11 no IN4

fiz umas imagem para exemplo, lembrando que não e esse shield que estou usando.

Anexos

 Diogo
 Uma vez constatado que esta na sequencia correta , certifique da sequencia na logica do arduino e  verifique a velocidade de transição de um passo para o outro pois quanto maior a frequencia que vc dar os passos a tensão tende a diminuir e o motor perde potencia até ficar vibrando . eu enfrentei este problema alterei o time e resolveu .

Verifique e nos avise.

Quanto a isso a ligação deve estar certa, o problema agora é velocidade X tensão, estou alimentando com uma fonte de 11V no drive do motor onde funciona bem até 26 rpm.

Meu camarada ... primeiro, qual programação de passos e velocidade vc está usando no Arduino ? Velocidade muito alta faz o motor vibrar . Eu montei um controladorzinho com L293D e e fui testando quantidade de passos x velocidades. Se eu tentava mandar 200 passos (uma volta completa) com velocidade acima de 100 a 150, ele vibrava. Conforme eu ia aumentando a quantidade de passos, tinha q diminuir a velocidade.

A combinação melhor foi 200 passos a no máximo 26rpm.

As configurações de pino no arduino devem ser usados apenas 2 pinos para motores bipolares. Normalmente a de exemplo aparecem a 8, 9, (acho que a 10 e 11) Use somente a 8 e 9. A ligação do fios do motor devem ser 1 e 3 / /2 e 4. Como eu montei num L293 D, nas saídas 3 e 6 liguei os fios 1 e 3 e nas saídas  11 e 14 liguei os fios 4 e 2 

Boa noite, Anderson

Nessa maneira de ligação, como ficaria as input do L293D? o 8 e 9 seria ligado no pinos 2 e 15 do L293D.

Diogo

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço