Srs, bom dia!

Eu trabalho na área de Ti com administração de sistemas Unix/Linux.

Estou há algum tempo já estudando o Arduino e o RaspberryPi. E como projeto pessoal, eu gostaria de trabalhar com automação residencial/qualquer_coisa ;) até para aumentar a renda familiar...

Conheço bem de sistemas, consigo programar tudo o que eu quero, embora desenvolvimento não é a minha área, porém, tenho dificuldades na parte elétrica e eletrônica.

Eu tenho algumas dúvidas que gostaria de compartilhar com vocês:

- Como automatizar uma casa, sem quebrar paredes, utilizando o arduino/raspberryPi?

      *Eu sei que existem equipamentos que trabalham sem fio, mas, quais são? Como integrá-los para que controlem uma lâmpada por exemplo?

- Conhecem alguém que já trabalhe com automação baseada em arduino / raspberryPi?

- Estou querendo comprar alguns sensores, camera, aqueles centralizadores de IR para acabar com os controles remotos, para criar um ambiente de teste em casa. O que acham? Alguma dica?

- Acham viável vender uma solução de automação baseada em arduino?

- Basicamente eu gostaria de vender uma solução de controle das lampadas, talvez portas, camera e midia center, tudo isso com acesso externo e, criar umas rotinas que permita ao cliente agendar tarefas, como acender luzes e abrir cortinas automaticamente na data e hora configurada por ele. O que acham?

Muito obrigado à todos pela atenção. 

Exibições: 1820

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa Tarde amigo, Sou proprietario de uma empresa de TI em MG, e hoje estamos começando a trabalhar com automaçao residelcial e predial, estou com um projeto em andamento que talvez vc queria participar, temos um apartamento de 3 quartos, sala e cozinha.

o nosso projeto vai ser ligar e desligar lampadas remotamente e internamento manual, teremos um tablet preso na parede que vai controlar toda a casa, sensores de IR para ligar e desligar televisao, ar condicionado, som tela do projetor retratio, luminaria dos gessos, controle de intensidade de luz, controle de temperatura do ambiente e estamos testando os sensores de movimento e de gas.

Parte eletrica e eletronica, ate que eu entendo porem programaçao sou um pouco cru, temos um engenheiro mecatronico que é meu amigo, que vai acompanhar o projeto porem ele esta terminando o curso e o tcc esta deixando ele OFF

caso tenha interesse de particiar desse projeto em parceria.

meu email leandro@mcdinformatica.com.br

Para desenvolver algo confiavel para o cliente, é necessario conhecimento amplo em eletronica e programacao, brincar de programar é uma coisa, trabalhar com programacao e viver disso é outra bem diferente, tomem muito cuidado e teste bem o equipamento de voces por meses, ate ano se preciso, pq voces nao tem ideia do que um cliente insatisfeito pode fazer, graças a deus trabalho no ramo industrial e nesse ramo os clientes pagam bem e querem o melhor, cliente residencial quer comprar um fusca 69 e andar de ferrari 2013, tomem cuidado, ate mesmo para nao queimar o produto na arrancada.

Querem confiança? utilizem CLP´s comerciais e uzem o     MY SCADA  excelente supervisorio que compila para iphone, android, pc, em um custo muito bom, lembre-se de uma coisa, aquele cliente que quer tudo pelo mais barato é aquele que mais encomoda.

abraço.

SuperTec Obrigado, pela dica porem a ideia da minha empresa nao seria brincar de programar, porem temos programadores contratados na area de desenvolvimento de sistema e WEB, laboratorio de eletronica, eletricistas pois trabalhamos com montagem de servidores e hoje fazemos automaçao residencial para um publico alvo bem exigentes que sao empresario de varios ramos, e necessitam de segurança e conforto, porem eu uso equipamentos FIBARO, para efetuar esses serviço, como estou construindo um apartamento pensei em desenvolver algo com baixo custo que a minha propria empresa venha a fabrica-los,  algo que possamos desenvolver junto, igual o proprio linux , o arduino, que com varias pessoas se juntando venhamos a fazer a diferencia.

boa tarde leandro, desculpe o aviso mais é que aqui neste site eu vejo bastante amadorismo, exemplo do cara que vai a primeira aula de mma e ja se acha preparado para entrar no ringue hehehe, trabalhei com servidores linux,mikrotik e voip quando gerenciei um provedor internet banda larga, posso dizer que da uma base boa,sou programador mais atuo mais em empresas de grande porte, aqui aonde moro ja vi varios apartamentos automatizados, porém com equipamentos de qualidade e que uma empresa com renome no mercado produza, siemens, rockwell, onrom, nos morremos a empresa fica e o cliente continua tendo o equipamento dele em maos podendo comprar ate no açougue, acho legal a ideia de produzir o proprio equipamento, porém aquele meu alerta é verdadeiro, testem bem, testando e garantindo o equipamento de qualidade o cliente faz a tua propaganda sozinho, porém se começar a travar, encomodar, muito bug, o cliente ja fala qué é uma ..... entendeu, fica a dica mais acho legal a ideia.

Obrigado a vocês pelas respostas.

Sou profissional da área de Ti a mais de 10 anos. E trabalho com sistemas de alta disponibilidade que envolvem dinheiro e muita pressão. Sei bem o que você quer dizer SuperTec.

Quanto aos equipamentos... Voce acha melhor trabalhar com soluções já prontas as invés de contruir uma com arduino e raspberry? Acha ruim integrar o siriproxy por exemplo para um cliente?

O publico que eu queria atingir é classe média para baixo. Não queria pegar projetos gigantescos de automação...

hj existem clp de pequeno porte aonde voce consegue com um custo bem acessivel controlar varias coisas, a pessoa que quer automatizar a casa é uma pessoa de bom poder aquisitivo, se tu for fazer automação pra pobre 100% de encomodacao, o cara ede o mais barato, depois pergunta pq o do vizinho faz isos ou aquilo que o dele nao faz, e dai ja diz que nao vai te pagar, é uma tranqueira,nao é preconceito e a realizade, voce ta querendo desenvolver algo para conforto, se tu desenvolver algo barato que tenha 1% de chance de encomodar o cliente vai te encomodar, agora o cliente que quer conforto com confiabilidade este paga, nao reclama, tu bota do bom e do melhor e ele ainda no final de da mais uma gorja, tenho um amigo que ja fez varios apartamentos todos com clp, nunca se encomodou, ai cresceu o olho e cobrou o mesmo preco porem usou pic, arduino, diz ele pra mim que se soubesse a encomodacao teria metido clp desde o comeco, ele usa o my scada como supervisorio e funciona com qualquer clp do mercado, ele importa um modulo IR dos EUA,

Amigo pense uma coisa, jatinho é para quem?

Automacao é para quem pode, quem nao pode liga no dedo a lampada, usa controle que vem na tv, quem quer luxa paga pelo luxo e pelo servico de quem disponibiliza isso a eles.

Bom, essa é a minha opiniao  e nao significa que estou certo.

SuperTec, agradeço a dica e entedendo o que vc quer disser, tipo tem uma empresa automatizada aqui na minha cidade que nela foi gasto Meio milhao de reais, so que assim é perfeito como vc mesmo disse nao trava, nao da bug, camadas e camadas de segurança. esse empresa a fibaro produz equipamento com qualidade para esse fim, agora nao é todo mundo que gasta meio milhao, é chato so a classe A Super A ter essa tecnologia, temos que trazer isso a todos por isso a ideia de uma plataformo open source, é igual windows e linux o linux levou um tempo para todo mundo aceitar, o android agora imagina 1 milhao de pessoa criando shildes e almentando o codigo pensa onde iriamos parar?!!

Concordo plenamente com voce leandro, mais analiza comigo

uma automacao com arduino, pic, etc, barato, digamos que tu gaste de material(arduino, shield e etc) e mao de obra uns 5000,00 certo, tu vai perde tempo instalando , e se deixar na reta o cliente nega te pagar por qualquer coisinha certo.

o detalhe é que quando o cara quer automatizar e nao quer gastar, o problema fica bem claro, encomodação na certa.

é igual os que querem ajeitar o carro mais nao querem gastar, os mecanicos e funeleiros so se encomodam.

Concorto quem quer LUXo pague pore iSSO

hj noto muita desvalorizacao da mao de obra qualificada, querem tudo a preco de banana, eu quando me chamam para arrumar uma maquina ou reprograma-la cobro R$160.00 a hora de programacao, a empresa precisa paga e pronto, tu faz funciona, e o dono ainda te lava pra jantar na casa dele,  nos da area tecnica temos que valorizar nosso serviço, o cara quer coisa de primeira e nao quer encomodação, entao paga o preço e vai chorar em outro lugar, fazer servico pra empatar e se encomodar fica parado.

Eu acho que somos inteligentes o bastante para saber escolher o cliente e trabalhar com contratos e tudo mais. Quando se trabalha de forma não muito profissional é que você passa por este tipo de adversidade. Meu ponto de vista.

Mas independente disso, pois não foi o motivo de eu abrir este tópico, eu gostaria de saber sobre as opções para arduino/raspberryPi para automatizar sem fio. E ainda ficar uma coisa bem feita.

O detalhe é que com arduino, dificilmente voce fará algo profissional, utilize ARM, desenvolva toda a aplicacao e dai voce terá um produto.

Pessoal to saindo, abraço a todos semana que vem to de volta.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço