Boa noite a todos... estou desenvolvendo um projeto de irrigação com fertirrigação, preciso de ajuda na parte da fertirrigação (aplicação de fertilizante via agua) onde tenho um recipiente menor com o fertilizante, e nele quero colocar um sensor de nivel na qual via android eu seleciono por exemplo 300 ml  e ele tera que liberar 300 ml para um recipiente maior, onde será misturado na agua, quando liberar os 300 ml irá fechar uma valvula solenoide, alguem pode me ajudar na parte do sensor? 

Exibições: 3931

Responder esta

Respostas a este tópico

Isso é para hobby ou serviço para empresa?

Trabalho de TCC... mas como meu pai é agricultor quero criar algo pra deixar funcionando e não somente um protótipo...

Não sei se ajuda, mas já pensou em pegar um sensor de nível de combustível automotivo e usar?
Se for liquido, você pode usar tbm um hidrometro, e medir o volume que passar.

vou pesquisar esta possibilidade marcelo... mas será que da para ser programado com o arduino?

sim o produto é liquido

Josemar David.

Você poderia fazer isso sem usar sensor de volume ,desde de que você calibre a quantidade do fluxo de substancia liquida que sai da valvula em determinado tempo (exemplo:20 segundos cronometrados).Então,com o resultado você poderá programar o tempo necessário para atingir o volume desejado.

Gostei da idéia Almir... o problema é que mesmo assim vou precisar medir quanto ainda tem no recipiente, porque a idéia é mostrar na tela do smartphone quanto tem no recipiente, ai se a pessoa decidir aplicar 150ml ele despejasse só os 150 ml e mostrasse quanto restou no recipiente. precisarei montar tambem no recipiente maior (cerca de 200 litros) um outro sensor simples, sem informar quanto tem ou quanto saiu, mas que apartir de quando baixar um certo nivel ele abra uma valvula solenoide e encha de agua este recipiente maior até outro nivel x. 

Voces sabem me dizer se eu utilizar um sensor ultrasonico na parte superior do recipiente e realizar a medida pela distancia funciona? será que ele consegue "enchergar" a agua subindo ou descendo?

obrigado

sim, funciona, e é fácil de implementar, já existem vários códigos de exemplo.

Você precisará filtrar, cronometrando o retorno do sinal dentro de um tempo esperado, evitar reflexões.

Obrigado kraftwerk pela resposta... andei pesquisando sobre o assunto e vi em outros sites que usaram o ultrasonico para medir o volume de uma caixa dagua, mas devido a umidade nao durou uma semana e ficou "cego". será que tem como proteje-lo desta umidade? se eu coloca-lo do lado de fora e utilizar um material transparente na frente dele, será que irá conseguir enchergar a agua?

obrigado pela ajuda pessoal

Olá Josemar,

Os sensores ultra sônicos emitem uma onda mecânica (sonora) e medem o tempo de retorno da onda (eco), se você colocar qualquer anteparo na frente do sensor, o mesmo irá medir somente a distância do sensor ao anteparo, seja ele transparente ou não.

Para aplicações em ambientes úmidos é preciso um sensor com grau de proteção IP67. 

A Maxbotix tem uma linha de sensores ultrasônicos com este grau de proteção. link

Abraços.

Obrigado pela ajuda... vou verificar estes ai... mas pelo que deu uma olhada tem um custo bem elevado... vou pensar aqui qual a melhor opção... talvez eu use os mais comuns mesmo e faço pequenos furos na tampa do percipiente para sair a umidade..

Valew

Josemar, outra ideia, seria como utilizada nos pipetadores automáticos, que têm um ampola (imagine uma seringa grande) controlada por um motor de passo. o motor puxa a ampola da seringa  Vc poderia com uma calibração, conversar no. de passos para cm3/ml.

Se não tiver como tirar do líquido, pode controlar o volume de ar que entra.

Outra coisa, se não encontrar ou achar caro o sensor de nível de combustível de carro , acho que dá para fazer com uma haste com algo que boie na ponta, ligada em um potenciômetro.

abç

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço