Modulo Para Controle de até 15 Lampadas Utilizando Protocolo MODBUS

Olá, galera

Tô trabalhando num projetinho utilizando o Arduino e que consiste em um módulo capaz de controlar 15 relés de 10A a 125/250V. O Módulo foi projetado para automação residencial e comunica-se via RS485 com o protocolo MODBUS capaza de se comunicar com o famoso ScadaBR. O módulo já possui sua "enclosure" em forma de CLP feita em plástico.

Claro que tal módulo não foi feito apenas para o controle de iluminação; poderá ser utilizado para controlar persianas, bombas de aquário, motores... 

Alguém se interessaria por tal projeto? Estou pensando em abrir uma empresa onde moro para comercializar e instalar tais módulos, assim como outros módulos para automação residencial que ando desenvolvendo utilizando Arduino, mas já que este é um projeto utilizando uma plataforma open-source, queria disponibilizá-lo para vocês. Dependendo do feedback da galera aqui do fórum, penso em abrir um site ou algo assim pra compartilhar o projeto com a galera...  

Exibições: 3025

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi, estou comecando agora as minhas experiencias com o arduino e modbus para controlar a minha habitacao, ja tenho as ideias mais ou menos orgnizadas sobre o que quero que cada modulo faca mas esbarrei no modbus master pois nao queria ter um pc sempre ligado a fazer a gestao da rede voce utiliza o scadabd como master ou tem outra solucao?

Cara, também tenho essa idéia de não usar PC pra implementar um mestre. Tem biblioteca pra isso na net.Tô usando ela no momento. https://code.google.com/p/simple-modbus/

Oi, a minha ideia era colocar cada escravo a controlar 5 digital out 4 digital in 2 analog in e 1 analog out .

O arduino como master funciona como o scada ? recebe os comandos dos escravos e envia para a serial ?

Desculpa as minhas questoes mas neste momento so tenho disponivel um arduino e nao consigo testar

Sim, um master funciona gerenciando a rede. Teoricamente você poderia ler e escrever em escravos com o mestre. Ele funcionaria mais ou menos como o cérebro de tudo e os escravos respondem aos seus comandos, exatamente como no ScadaBR.

Oi Isaac,

vi agora seu post, cara e bem interessante esse projeto que vc está fazendo ou já tem feito, caso tenha problema de comunicação com a rede ethernet, queira implementar modbus ip, etc e analise de banco de dados estou as ordens, sou um entusiasta do scadabr e sei do seu potencial, com relação ao fato de  repente não ter um computador ligado o tempo todo com scadabr, acho um pouco sem sentido, pois toda rede precisa de um servidor, claro falando em uma rede cliente servidor, e no caso todos os escravos são clientes solicitando informações do mestre, claro que o mestre não precisa ficar o tempo dando fazendo poling nos escravos e enviando mensagens de controle, basta que o arduino ou outro microcontrolador tenha a capacidade de trabalhar em stand alone, mas que em certos casos envie e receba dados do mestre, com relação a questão de controle de rede pode ser que venha a ter alguns problemas que devem ser analisadas caso vc tenha problema na comunicação entre os escravos e o mestre e necessariamente uma hora ou outra vc tenha que analisar a rede para descobrir o problema, além disso pode-se usar uma solução descentralizada no caso sem necessariamente o scadabr ou até com varios scadabr falando entre si e controlando redes de perifericos, mas ai vai da sua habildade e desenvolver uma linha dessas. no meu caso prefiro ter um servidor centralizado com scadabr e utilizar varios tipos de redes e topologias conforme a situação necessaria.

isaac, queria saber quanto a estes modulos que vc fez tenho todo interesse em testa-los e conhecer e entender da linha de instalação, pois hoje trabalho com scdabr somente numa linha mais de TI.

O módulo em si comunica-se com o ScadaBR via RS485, Adriano. Como o módulo em questão e os demais módulos estão sendo projetados para trabalhar em uma rede MODBUS RS485 dentro de uma residencia, a utilização de um PC como servidor nem sempre é necessária e as vezes impraticável, pois acarreta um custo maior ao cliente e ainda tem a desvantagem do seu funcionamento ser interrompido em caso de uma queda de energia a não ser que o usuário/cliente reabra o software ScadaBR no pc de controle (Não sei se tô falando asneira sobre ter que reabrir o software, pois notei que o ScadaBR volta a funcionar quando o PC sai do modo de espera. Não estou muito familiarizado com o ScadaBR). Claro que a utilização do ScadaBR para o controle do módulo e de toda a rede RS485 é possível, mas depende da aplicação e do cliente/usuário. 

Estou desenvolvendo uma linha completa de módulos capazes de se comunicar através da rede MODBUS RS485 que vão desde módulos de sensores até um módulo capaz de dimmerizar lampadas incandecentes. Meu objetivo é abrir uma empresa baseada nesses módulos onde farei instalação personalizada de tais módulos na casa de clientes para automatizar o sistema elétrico da residencia. Mas, como sei que a galera aquí anda muito interessada em automação, estou vendo a possibilidade de abrir um site ou blog onde eu possa disponibilizar tais módulos pro pessoal intusiasta em automação. 

Oi Isaac eu gostava de ver mais em pormenor esses modulos se decidir criar o blog deixa aqui o link quem sabe se ate podiam aparecer novas ideias para novos modulos.

então como seria o controle dos diversos módulos, quem organizaria a rede, o modbus trababalha com mestre escravo, quem seria o mestre??? como funcionaria esta rede??conheço a rede de transmissão fisica RS485 e a rede modbus muito bem.Desculpe a curisidade.

Sem um computador pra servir como o mestre, poderia-se colocar um dos nós como sendo o mestre e este ficaria responsável pelo gerenciamento do acesso ao barramento rs485, assim como decidir que ações tomar de acordo com os valores lidos de escravos com sensores e etc.

Amigo caso queira montar um sistema que nao precise o supervisorio conectado 24h, voce pode desenvolver um sistema de log armazenando dados em um sdcard, quando o supervisorio conectar nele os dados sao baixados do cartao e o mesmo fica limpo, com scadarb não sei se voce pode fazer isso, mais se desenvolver um supervisorio em delphi, vocce terá plenas condiçoes de efetuar isso facilmente.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço