Boa tarde.

Bom, estou tentando executar um código de áudio, só que o mesmo fica muito grande e consome toda a memória do Arduino Mega 2560 que uso. Como faço para conseguir mais memória, já que preciso muito para terminar o algoritmo?

Exibições: 750

Responder esta

Respostas a este tópico

deve dar pra fazer por um módulo SD

ou mesmo ligar o cartao SD direto no arduino

Existem 3 tipo de memorias no microcontrolador:

A)Ram usada para guardar os dados da execução;
B)EEprom usado para guardar dados gravados;
C)Flash memoria para o programa;

Caso seja B:
Use memoria externa.(cartão ou Cis de memoria EEPROM)

Caso seja C ou A:
Use um outro microcontrolador (mais fácil).

Certo. Muito obrigado pessoal.

José,

O melhor jeito de mexer com mp3 no Arduino de maneira a ficar muito bom é usar o shield de mp3 que vende cá no lab: http://www.labdegaragem.org/loja/index.php/mp3-player-shield-1.html.

Ele vem com um soquete SD para vc gravar os sons a serem reproduzidos, então é só gravar no sd e mandar tocar de dentro do seu programa Arduino. Ele tem inclusive uma lib na net que toca o arquivo em background, ou seja, o seu Arduino pode fazer outra coisa enquanto toca o mp3. Já usei em um projeto, fica muito bom.

[],

Mauro

Bom Mauro eu utilizo a Shield mp3 e conheço muito, porém, encontramos constantes problemas, na execução do áudio, que tendem sempre a voltar e aparecer de maneiras diferentes. Problemas esses que encontramos tanto na Shield, quanto do próprio software do arduino.  Se eu conseguisse trabalhar com áudios codificados sem problemas com o tamanho do código seria bem mais simples, e resolvia melhor meu problema, sem dar erros constantemente. Porém como não faço projeto sozinho, tentaremos a solução para execução do audio nas duas partes, sendo este para falar preço de produtos, da melhor forma cabível. Muito obrigado pela dica.

Bom, a minha experiência é totalmente oposta, funcionou muito bem nos meus projetos. A lib que eu uso: SFEMP3Shield.h.

Certo. A shield mp3 é excelente, tenho conhecimento de muitos projetos que dão certo. A nossa em particular dá problema, pois esta já tem um certo tempo de uso, dando problema no encaixe do cartão, apresentando falha na leitura do mesmo, além de outros, mas, conseguimos consertar sempre. Já pensamos em comprar outra, porém, não o vamos já que estamos prestes a terminar a parte do áudio. 

A memoria interna dele foi dimensionada para caber programas... Qdo vc inclui dados como audio ela vai rapido mesmo..

Vc poderia usar uma pastilha com mais memoria, mas acho que nao tem...

Ou colocar memoria externa, como um cartao SD ou eeprom serial.

Ainda, seu arquivo ja esta o menor possivel ? As vezes por ex vc pode diminuir o sample rate do audio, numero de bits, stereo pra mono, sei lá...

Tá certo. Vou tentar muito obrigado.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço