Ola a todos!

Estou pensando em cortar as placas de fenolie e fibra com a furadeira (Black & Decker)com disco deserra circular de 110 mm e 80 dentes(dessas que corta madeira) e usar o suporte Kerbus(3 em 1).

Alguem pode me dizer se fica bom?

Exibições: 6413

Responder esta

Respostas a este tópico

cara eu uso uma microretifica com disco

Uso uma Dremel com disco de corte simples para fenolite. Acho que pode dar certo sim, mas cuidado com o pó da fibra de vidro, pode prejudicar sua saúde, então use máscara ou coisa do tipo. Uma dica seria cortar na direção onde o disco gira cortando para baixo, isso facilita e evita melhor a quebra do disco.

Se não tiver micro-retifica junte dinheiro e compre uma assim que possível use um metal resistente e com ponta (prego de inox afiado por exemplo) e risque a placa até atingir pelo menos 50% da profundidade dela. Depois com um "calço" (quina de mesa) dobre a mesma.

Basicamente: Um cortador de placa

Agradeço a todos pelo retorno.

Eu tenho uma Dremmel sim,mas gostaria de cortar com ela com algum tipo de suporte para um corte mais perfeito e reto,sem rebarbas(talvez precise passar uma lixa,para dar um acabemento melhor).

O metodo do cortador de placa(com riscador ja fiz,da bons resultados,mas somente para fenolite).

Cortar fibra,sim eu sei que o pó é terrivel para a saude,sim.

Ja tenho alguma experiencia na confeção de placas de circuito impresso,mas estou a procura de um metodo eficiente para o o corte das mesmas.

O disco de resina para as retificas tem que girar a altas rotações(28.000rpm),mas sera que fica um corte perfeito?Sem a necessidade de dar acabemento?

Vi um video em que a pessoa mostra o corte de fenolite com uma guilhotina de papel comum( dessas de facão) e me pareceu que o corte ficou perfeito,será????

Bom,de qualquer maneira valeu pelos comentarios,mas eu so vou ter as respostas as minhas perguntas experimentando na pratica as varias ideias e teorias. 

Essa da guilhotina ja usei... funciona para a placa, mas o pedaco que vc esta tirando fica destruido. Se vc prende desprender uma placa da outra esquece...

Acho que a dremel com um suporte como o que vc comentou (nao conhecia) seria ideal. 

Ou mesmo a furadeira mas nao com esse disco de chapa que parece um serrote... Teria que ser um disco melhor. Quem sabe vc consegue adaptar um da dremel saw max. Aih pode ser so que falte velocidade. Se faltar so se vc comprar a sawmax de uma vez e bolar um suporte...

Nas empresas de fabricacao de placa normalmente eh usada uma fresa, seria como a dremel presa por cima em alta RPM com uma fresa apropriada.

O fabricante mais comum de fresas para nao metais eh a  www.onsrud.com para fibra de vidro, especialmente, temo que as de metal nao sejam boas.

Outra, sera que vc prendendo sua dremel embaixo da mesa com a fresa saindo por um furo + alguns apoios para conseguir o corte reto (esquadrejadeira) nao fica bom tb ? 

Ainda, se for cortar com o disco que parece um esmeril use oculos de protecao ! Aqui ja explodiu um, voa caco pra todo lado ! Mto perigoso ! 

Certo,Eduardo entendi sobre o corte com guilhotina que fica quebrada a parte do retalho que sobra do corte,ok?Mas não tem rebarba?o corte fica bem retinho?

Olha o site que tem o suporte que eu quero comprar:

http://www.kerbus.com.br/

Ele serve tanto para furadeiras eletricas como para retificas(com o grampo adequado)

Eutenho uma Dremmel com suporte vertical,e poderia até tentar improvisar uma fresa,para cortar a pci na vertical,isto é tentar adaptar um conjunto deslizante perto do mandril da retifica e assim poder tentar cortar como fresa(corte de rasgo)

Lembro que a guilhotina dava um bom resultado na maioria dos casos. Era otima para placas de fibra mais finas que o normal (usava uma de 0,8). Para fenolite as vezes trincava um pouco.

O desafio com fenolite eh segurar ela no lugar. A tendencia eh se deslocar.

Mas acho que nao fica tao profissional quanto um corte em alta velocidade como da dremel seja que modelo for ou mesmo de uma makita.

A guilhotina que usava era desse tipo:


Acho que vc esta no caminho certo. Esse suporte seja com a furadeira ou com a dremel deve cortar bem. So fiquei "com medo" desse disco de metal estampado... Ele nao parece ser capaz de fazer um corte com acabamento. Os discos que cortam e deixam um resultado garantido ou sao de material abrasivo (como os de diamante) ou com dentes de widea.

E se for usar desse tipo de serra, que seja na furadeira ou uma comprada especificamente para maquina de alta velocidade (tem para makita). O perigo é mto grande ! A serra tem RPM maximo. Se vc passar dele pode acontecer dos dentes descolarem e voarem, especialmente se estiverem desbalanceados.

Resumindo:

Eu nunca testei esse suporte com furadeira, acho que ninguem aqui testou (eu nem conhecia), mas deve funcionar sim. Caso nao fique bom provavelmente com a dremel fica. Pra ter ctz so testando mesmo.

E aquela ferramenta pra corte de piso (esqueci o nome)? Pra prototipo eu vou de retifica com disco de corte e depois lixa para tirar rebarba.

Não seria a serra manual para esquadrias?

Eu tenho e serra bem fenolite,mas da um trabalhão,kkkkk

Marca Ferrari...

Um desses: o Menor

fica bom o corte?retinho,sem rebarbas?

Eduardo,quando voce cortava as placas voce aquecias elas?

Eu ouvi que antes do corte de laminados tem que esquentar as pci,ai náo tem erro.

Obs.palavras do bruno da PCISMART

Ele disse que funciona até com fibra

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço