Projeto de Iniciação cientifica, onde o objetivo é desenvolver um estação metrologista de baixo custo e e fácil montagem.

Os Sensores que estão sendo utilizados:

1 - LDR // Sensor de Luz
1 - LM35 // Sensor de temperatura do Solo.
1 - Bmp085 // Sensor de pressão e Temperatura.
1 - DHT11 // Sensor de Umidade e Temperatura.
1 - Arduino 2009
1 - Display 16x2
1 - Escudo com RTC e SD-Card

Obs: O projeto ainda não esta concluído esta faltando um sistema de comunicação entre os outros módulos via Zigbee e a conexão com o PC.

https://www.youtube.com/watch?v=drl0RjsLRvA

 

Porem estou com um duvida, Não sei qual a melhor forma de realizar a comunicação entre 2 Arduínos onde um é o mestre ("Ok ja esta resolvido 70%") que processa todos os dados e o segundo é apenas um termina onde realizar a leitura da porta serial e exibe a informações no display. Semelhante a um Hyper terminal Remoto apena Leitura.

Pensei em criar um String para empacotar os dados no meste e enviar ao terminal via TX/RX e na outra extremidade desempacotar os dados. 

Estou me organizado aqui e já disponibilizo o código,

Até

Exibições: 18018

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite, Leonardo

É possível sim, fazer as duas coisas, entretanto o SD card é mais simples. Basta vc comprar um shield com essa finalidade. Para o pen drive, vc vai precisar de um Arduino ADK ou um VNC1L-1A.

Ailton

Olá  Rodrigo e Sidney ,

O meu TCC é um Sistema de Rastreamento Solar de um eixo, vou coletar os dados ( Tensão painel fixo,  tensão do painel móvel, corrente, entre outros) e enviar para o meu sd card. Estava pensando em utilizar um protocolo, poderiam me ajudar com o protocolo Modbus?  Obrigado!

Joaldo,

é claro que podemos ajudar. Quanto ao protocolo modbus, depois de muita dedicação do grupo conseguimos resolver a maior parte dos problemas. Vamos iniciar os testes de desempenho agora. Podemos ajudar no que for possível. Queremos trazer algo de novo para o projeto e pode contar com nosso apoio.

Rodrigo,

estamos juntos contigo. No que precisar pode falar. O trabalho é interessante. Nossa plataforma, mesmo que doméstica, foi criada para "brincarmos" para desenvolver algo legal.

Meu grande amigo Adriano e eu estamos preparando o video para postar e obtermos a consideração de vocês. Infelizmente meu micro teve uma queda e atrasou os trabalhos. Mas aguardem.

Boa tarde, estou desenvolvendo um controle de temperatura com o arduino e scadabr com lm35 como sensor, porém me deparei com alguns problemas. Consegui realizar a leitura do valor de temperatura do lm35 no scadabr, porém somente o valor inteiro (37ºC), gostaria de utilizar um valor com no mínimo uma casa decimal (37,5ºC). No scadabr estou usando o data point como registrador holding e tipo de dado inteiro de 2 bytes sem sinal. Tentei todos os outros tipos de registradores sem sucesso. No arduino se visualizar o valor do sensor via o monitor serial, ele aparece com duas casas como quero. Tens alguma dica?

a variável que guarda a temperatura é um inteiro? "int" ? porque vc não usa um float? Estamos pensando em fazer um encontro virtual para esclarecer essas duvidas do scadabr e colocar todo mundo para trabalhar avançado. O que acha?

Dá uma olha na programação, acho que o erro está no int regs[MB_REGS]; que deveria ser float regs[MB_REGS]; como me disseste, porém não consigo verificar nem dar upload pois não aceita o código. Sobre o encontro, apoio com certeza.

Anexos

Podemos sim,

se a questão é ter um supervisório para coletar e tratar os dados e o protocolo Modbus, já ta na mão, toda a informação necessária se encontra aqui Ldg

http://labdegaragem.com/forum/topics/scadabr

http://labdegaragem.com/video/tutorial-scadabr-parte1

esses links tem toda informação que vc precisa

Lucas, boa noite.

Qual a lista de componentes para o seu projeto, os sensores foram listados. Mas nao encontrei a lista de componentes.

Qual o schema para ligar esses componentes ?

Boas Lucas, podes disponibilizar-me o código? 

Agradecido.

Está ai um excelente projeto.

Tudo Bem , Aproveito para pedir desculpas a todos os envolvidos pois estou um pouco ausente no LDG. para atualizar o material.

Vou Separar to o material e Posta para todos, eu só vou verificar umas alterações que implementei em breve posto o material na integra.

Com esquema, Lista de material, codigo_fonte, ensaios, e resultados.

Abraço.

Opa to no aguardo...ja ate tenho todos componentes,,,,tem previsão?

Abraços

E eu estou na sua cola Fedman,

e já to preparado para colocar o Scadabr para pegar os dados também.

Vamos animar pessoal. Temos muitas possibilidades.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço