Boa noite pessoal.

Gostaria de saber se alguém aqui tem experiência com esses servo motores.

Estava conversando com um amigo sobre como construir um veiculo com movimentos precisos,de cara imaginei usar servo motores.

Mas os servo motores mais comuns so giram entre 0-180 º.

Existe algumas modificações que deixam o servo motor com rotação continua,mas no fim ele se transforma apenas em uma caixa de redução e perde a função de controle deposição do eixo.

Então depois de pesquisar um pouco descobrir os servos motores de 360º,alguém já trabalhou com eles?

Minha ideia era de controlar precisamento os movimentos do veiculo.Como por exemplo: fazer as rodas do veiculo darem 3 voltas para frente(1080º) ou 2 para trás(720º),um das rodas girar 180º para frente e  a outra 180 para traz,coisas desses tipo.

Exibições: 10355

Responder esta

Respostas a este tópico

Será que não é o caso de usar motor de passo ou motor DC com encoder?

Pense nisso...

Ainda de pé amigo?

Seguinte, primeiro, eu te recomendaria o uso de motores de passo, umas vez que são mais baratos e mais seguros do que servos modificados.

Agora, se não estás afim de usar motores, podes comprar servos motores de angulo livre que talvez encontre para vender no ebay (eu já vi), e que parecem ser bacana, agora se não queres comprar os já modificados, podes modificar tu mesmo (dá trabalho), o que não é muito recomendado, te recomendo acessar ao fórum do e-voo.com, lá o pessoal entende muito de servo, principalmente dá área de nautimodelismo (pois são necessários servos modificados).

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=62897

Fica um abraço e espero ter ajudado!

Não sei se na pratica existe diferenca entre servo de rotação continua e os servos motores de 360º.

Ja testei os de rotação continua, que ja vem prontos modificados, e não obtive precisão, por exemplo :

Manda andar para frente por um tempo e depois para tras pelo mesmo tempo e ele não para no mesmo lugar, as vezes o erro é muito grande.

Ele ate tem um trimpot que ajusta a posicão neutra, mas descobri que mesmo assim, ele n~çao anda igual para um lado que para o outro e isso gera uma diferença.

Agora se existe uma forma desse servo de rotação continua de saber exatamente a posição que ele esta, assim como é feito com o de 180 graus, eu não conheco e deve ser o ideal para resolver esse problema.

Resumindo :

Se quer precisão, use motores de passo, mesmo que de mais trabalho de fazer os drivers.

Sei que tem ate sem fim com coroa para aumentar a força e ganhar precisão.

Tem uns servos de 5v com redução dentro que dao 4096 passos por volta, se não quer tanta velocidade e sim precisao, esse é o caminho.

Se quer velocidade, vai ter que optar por um motor DC ou servo mesmo, so que sem muita precisão.

[]´s

Jota

Realmente a melhor opção são motores de passo.Descobrir esses servo-motores 360 a pouco tempo.

Por natureza é mais facil ligar o servo no arduino do que um motor de passo que muitas vezes precisa de driver's.

Se os servo-motores 360 tiverem esse controle de angulação com precisão, serão uma alternativa mais interessante!

Tenho um projeto que necessita um servo que gire de 0º até 270º apenas, mas precisão seria muito importante dentro dessa faixa de graus. Será que a única saída seria usar um motor de passo mesmo ?

Não amigo, você pode usar servos motores sim! Existem servos com qualidade excepcionais com um preço até mesmo mais em conta que motores de passo. Te recomento este site aqui, já comprei muitas coisas e recomendo! http://hobbyking.com/hobbyking/store/__84__189__Servos_Parts-All_Se...

Ok. Ao contrário de outras aplicações acima citadas vou usar o servo sem nenhuma carga (talvez 1 ou 2 gramas, no máximo), então a chance dele "perder passo" será bem pequena já que não vai fazer força alguma. Mas é importante que com todas essas "facilidades" para o servo eu possa confiar no seu deslocamento seguro e confiável (que vai ser de poucos graus ao dia). Vou ver o link indicado. Obrigado.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço