Fala pessoal,

preciso de uma ajuda tenho uma janela parecida com a imagem abaixo:

Pretendo abrir somente a parte de dentro ou seja a de vidro, então preciso de um motor com força o bastante para abrir o mesmo.

Vou usar um fuso para fazer o movimento de abrir, só falta achar um motor. Estou pensando em usar um de12v com 600rpm, será que dá?

Como poderia calcular o torque necessário?

Exibições: 4689

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá

Sua pergunta e de muito interesse por aqui, é uma pena que não esteja incluida no contexto deste tópico

http://labdegaragem.com/forum/topics/ajuda-para-escolha-de-motor

Porem, como no topico citado  tudo começa pelo calculo da energia que sera necessária. E para vc calcula-la sera necessário coletar os seguintes dados :

 1 - Qual a força necessária ?

 2 - Qual o tempo de abertura/fechamento ?

 3 - Qual o deslocamento (tamanho da abertura) ?

Abços

Outra coisa:O peso da parte que você quer puxar, para que possamos calcular a força de atrito.

Willian

Para tentar responder as perguntas do Joe, eu faria assim:

Pega uma roldana de boa qualidade, barbante e uma lata. Encha de areia essa lata, digamos 200 gramas.

Fixe a roldana, amarre o barbante na janela e  amarre a lata.

Quando você soltar a lata, o peso dela deverá arrastar a janela.

Anote o peso, meça o tempo e a distância percorrida.

Com esse dados você consegue responder o que o Joe precisa para fazer os cálculos, eu não estou com os cálculo de cabeça agora para te responder.

Se isso for muito complicado, e olhando para a foto de sua janela, ela parece deslizar bem leve, eu penso que qualquer motor de 12V x 1A + caixa de redução já dê um bom resultado

A dificuldade de responder sua pergunta se deve a qual tempo que você deseja abrir/fechar janela. Quanto mais rápido, mais potente tem que ser o motor.

Boa Kraft !

Embora o acionamento mecanico escolhido pelo Willian não seja o mais adequado para esta aplicação, creio que o melhor seria a gremalheira e o pinhão, como o de portão de correr.

A questão valeria a pena ser deselvolvida mais pelo ponto de vista didatico pois os fusos tem muitas outras aplicações interessantes, como um CNC por exemplo !

Vc tem razão não é facil a resposta desta pergunta sem os dados na mão, gostei da idéia do seu dinamometro.

abços

Fala pessoal,

Estou levantando os dados tive uns problemas essa semana e fiquei sem tempo. Mas curti a ideia para chegar ao peso, pois tava dificil conseguir essa informação.

E Joe no meu caso a gremalheira e o pinhão não se aplica para a minha ideia, por isso não estou usando e acabei optando por um fuso.

Olá William

Supondo o fuso o melhor para vc, vamos as considerações, os fusos como todo sistema mecânico baseado em rosca sem fim não tem lá os melhores redimentos, exceto o fuso de esferas, fusos  normalmente utilizam guias como na imagem abaixo copiada do paper THE SMART MOTION CHEAT SHEET (link) pois um leve desvio na força axial pode travar o mecanismo, Já a cremalheira e o pinhão são mais tolerantes a desvios da força axial.

O valor do torque é TL

Abços

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço