Fala pessoal,
Eu estou postando + um vídeo sobre meu projeto de “Transmissão de energia sem fio”.
Melhorei um pouco os indutores, mas continuo com a mesma frequência de 25KHz.
Ainda falta o projeto do oscilador, para que eu possa tirar meu gerador de funções do sistema, acredito que no próximo vídeo eu já o tenha feito.

Obs. Estou documentando todo o projeto para que possa compartilhá-lo.

Até ++

Exibições: 11204

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de Paulo Roberto Varejao de Andrade em 2 agosto 2016 às 2:00

É legal este projeto. É o mesmo princípio do transformador. 2 indutores isolados tranferem energia de uma lado para o outro através de indução eletromagnética L1 produz uma força contra eletromotriz em L2. Neste caso seria um transformador ideal e teórico com relação 1:1.

Comentário de Marcelo Henrique Moraes em 6 outubro 2015 às 18:58

Aumentar a frequência é uma boa, principalmente para mosfet que opera melhor com frequências acima de 50kHz, mas cuidado, se aumentar a frequência vai ter que adaptar o capacitor. Capacitores de poliéster não trabalham muito bem com frequências altas, capacitores de oxido de tântalo ou cerâmica se sairão melhor para o tank.

Caso queira continuar utilizando uma frequência de 25kHz, cogite em utilizar um IGBT para reduzir perdas, o que seria um desperdício se a potencia for baixa.

Um núcleo toroidal para o transmissor vai ser uma boa se a área de transmissão for limitada, você pode controlar a saturação com um circuito bootstrap e uma pequena variação da frequência do gerador, o que é fácil com um gerador microcontrolado.

É interessante ter um feedback do equipamento alimentado, assim você pode desenvolver um algoritmo para que o transmissor funcione com máxima potência apenas quando tiver alguma coisa para se alimentar, o que aumentaria a comodidade e arrancaria mais uns "Que legal" da plateia.

Comentário de Lucas Barreto em 30 outubro 2014 às 9:42

Muito Legal Mauricio, me amarrei, achei q seu projeto foi uns do top do avançado, muito inteligente, vc já compartilhou, teria como me passar o link?

Valeu, boa sorte nos seus projetos!!! 

Comentário de Bruno Rodrigues em 19 maio 2014 às 20:03

tem como me passar o circuito

brunorodrigues29@hotmail.com

Comentário de DouglasRoberto em 6 maio 2014 às 13:12
Eu ja consegui enviar uma pequena quantidade de energia para um telefone durante 16 segundos
Comentário de Lineuve em 9 maio 2013 às 13:15

Mauricio, o que voce esta aprendendo são os principios basico que foram desenvolvidos por Nicolas Tesla. Sugiro voce pesquisar sobre o bobina (gerador) de Tesla. Ele pode auxiliar o desenvolvimento do seu projeto para transmissao de energia sem fio. Construa um e vera o poder desse projeto adormecido.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bobina_de_Tesla

Comentário de Marcos Antonio Santos de Oliveir em 2 fevereiro 2013 às 8:07

Que legal esse projeto

Comentário de Otoniel Arruda em 2 novembro 2012 às 20:43

Eu Tenho na empresa maquinas de alta frequêcia para solda em pvc, seria interessante você dar uma olhada nos sistema dessas máquinas, pois a minha acende lampadas Florecentes de 40w só de chegar perto.

Comentário de Cleber Moretti em 14 setembro 2012 às 18:24

Muito massa este projeto!

Comentário de Desiree Santos em 12 julho 2012 às 2:22

Mauricio  Q isso, MASSA !!!  O que podemos fazer para t ajudar no projeto ?

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço