Olá, gostaria de saber se alguém já conseguiu gravar o bootloader no ATmega 328P-PU com a conversora TTL PL2303, porque eu comprei 2 chip virgem e uma conversora, mas não estou conseguindo gravar, nos tutoriais que encontrei por ai, os caras usam a placa do próprio arduino Uno ou Duemilanove pra fazer a gravação e usam a IDE do Arduino mesmo, e observei na IDE que existem algumas opção que não entendi direito pra que server, tipo USBasp e as outras do menu da IDE, não sei se estou selecionando a opção correta, se alguém puder me ajudar eu agradeço. Segue a foto da conversora TTL, o CI dela é o PL2303.

Exibições: 2824

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Adaptadores USB-to-TTL não podem ser utilizados para gravar bootloader nos chips AVR.

O jeito é mesmo utilizar um outro Arduino ou então comprar (ou montar) um USBasp. Até existem outras formas, mas pelo preço baixissimo do USBasp, compensa comprar um.

Página do projeto USBasp: http://www.fischl.de/usbasp/

Eu tenho desses: LINK REMOVIDO POR VIOLAÇÕES AOS TERMOS DE SERVIÇO

Inclusive comprei desse mesmo vendedor. Também há no mercadolivre e creio que deva ter na loja do labdegaragem também.

Abraços.

Vlew pela dica, e pelo que andei pesquisando, é mais barato montar (seguindo o esquema do link que vc passou) pq o ATmega88 achei por aqui por R$10,00 e o resto dos componentes tenho tudo em casa, do que comprar, mas vou ver, de repente acabo comprando um UNO e usando ele também pra isso.

Daniel, só para ter certeza que está virgem, vc sá tentou ligar ele numa protoboard e verificar se não tem um blink dentro dele? Se um pelo menos tiver o bootloader, vc poderá gravar nos outros.

Agradeço pela explicação!!!! E Ricardo, eu liguei ele na protoboard, mas não sei como verificar o blink, se puder me explicar, o vendedor que eu comprei os Atmega me disse que eles eram virgens, ai fui direto pra tenta gravar o bootloader.

Para testar se não está com o Blink, no minimo vc pode conectar o atmega com os VCC´s, GNDs, com o  cristal,

e um led com resistor no pino 19 do atmega (equivalente ao pino 13 do arduino), se o led piscar, o atmega pode já estar com o  bootloader do arduino 

Boa sorte

No meu blog eu coloquei vários posts sobre a programação do ATmega. Se você tiver um PC com porta paralela, você pode tentar montar este aqui que usa só 3 resistores:

http://dqsoft.blogspot.com.br/2011/07/avr-programador-dapa.html

Se você tiver um PC com porta serial RS232, pode tentar este aqui:

http://dqsoft.blogspot.com.br/2011/08/avr-programador-ponyser.html

Nos dois casos você vai usar direto o avrdude.

Não se esqueça que além do bootloader será preciso gravar os fuses.

o que são fuses?

Ok. Entendi o que são os fuses. Agora vou tentar construir uma USBasp e pra poder configurar corretamente meu AVR. VLEW

Vc vai gostar. E depois, pode reutiliza-lo para varias outras coisas. Boa sorte!

Daniel,

Eu montei um gravador parecido com o USBasp (o USBTiny).

Você terá um pequeno problema de ovo x galinha: para montar o USBasp você vai precisar gravar o firmware no ATmega88, daí a minha sugestão dos gravadores que conectam na paralela e na serial.

DQ

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço