Corrente máxima suportada pelo Arduino UNO e MEGA2560 somando as portas

Pessoal, estou com uma dúvida referente a corrente máxima que o arduino consegue suportar. Pelas documentação/datasheet que pesquisei, a recomendação é 40mA por porta: DC Current per I/O Pin 40 mA

1) Primeira questão, o Arduino UNO (ATMEGA328P) possui 14 pinos de I/O digital ou seja, numa situação em todas as portas utilizando o máximo recomendado 40*14 = 560mA, pelo que pesquisei a USB somente consegue suportar até 500mA, então dessa forma ficaria instável e normalmente a porta USB dos computadores possuem uma proteção para evitar sobrecarga e desativa a porta. Estou correto? E se eu utilizar uma fonte com 1A, o ATMEGA328P consegue gerenciar isso tranquilo ou terei problema?

2) E se formos pensar no Arduino MEGA2560 (ATMEGA2560) ele possui 54 pinos I/O digitais, porém com os mesmo 40mA ou seja, 54*40 = 2,160mA ou seja, jamais iria funcionar na USB. Agora a grande pergunta e se eu tiver uma fonte que suporte até 3A? O ATMEGA2560 vai conseguir gerenciar? Existe um limite? Qual?

Exibições: 32738

Responder esta

Respostas a este tópico

Se você tentar puxar mais de 200mA direto dos pinos do microcontrolador, dê adeus ao seu chip. Mesmo que cada porta possa fornecer até 40mA, a soma de todos os pinos não deve ultrapassar 200mA. E esse valor ainda é na melhor das hipóteses. Trabalhando próximo desse limite você pode enfrentar problemas de aquecimento e perda de estabilidade. Se você precisa de mais corrente seria bom considerar o uso de drivers.

Primeiramente obrigado pela resposta, de onde você tirou essa informação não encontrei na doc do arduino nem no datasheet do ATMEGA328. Isso tanto para o ATMEGA328 quanto para o ATMEGA2560? Um outro detalhe que esqueci de mencionar, ainda temos que somar o quanto o VCC e o GND estão consumindo, correto?

Os 40mA é incorreto, os pinos dos ATMEGA são divididos em "PORTS", mas no sentido de conjunto de pinos, cada conjunto de 7 pinos (PORT A, PORT B, PORT C) tem suporte para 100mA.

Although each I/O port can sink more than the test conditions (20 mA at VCC = 5V, 10 mA at VCC = 3V) under steady state
conditions (non-transient), the following must be observed:
ATmega48PA/88PA/168PA/328P

De uma lida no NOTES das Características Elétricas.

http://www.atmel.com/Images/doc8161.pdf#page=313

Tá bom, melhor pegar o tradutor do google e traduzir tudo isso aí... vou fazer isso e postar no LDG.

Além do citado pelo Maurício, tem o regulador de tensão (no caso da fonte externa), geralmente limitado a 500mA/1A (isso fritando ovo já).

Correto, mas esse regulador é para USB ou para a fonte externa também? Afinal 500mA ou 1A? Não ficou claro a sua resposta.

usa um uln2008 facil de encontrar e barato. dependendo da aplicação pode ser interessante.

Obrigado pela dica, mas a ideia é que estou elaborando um projeto com vários relê e sensores por isso estou realizando os cálculos para evitar imprevistos.

Se vai acionar relê, já é precisa de um Transistor ou dependendo da quantidade um ULN2008.

O ideal é não usar a alimentação do UNO (5V) somente, pois ele não tem dissipador, e não aguenta muito.

Beleza Marcelo, era essa questão que eu estava avaliando é um PCB com 8 rele e vai ter mais alguns sensores. Fiz alguns testes e ligando os 8 rele mais VCC+GND tudo no arduino estava puxando 480mA, por isso minha preocupação. Já estou alterando o projeto cotando uma alimentação externa para os reles. E obrigado pelo retorno apontando exatamente no datasheet as informações, não havia encontrado anteriormente.

Meus relês são 5V, imagem em anexo, nessa situação estou verificando a possibilidade de ligar um transformador AC->DC 5V 2A exclusivo para os relês e logicamente cada relê nos pinos do arduino, alguém vê algum problema nessa ligação? Preciso de algo entre o transformador e o PCB de relê?

Anexos

E alguem tem alguma informação sobre como funciona as correntes portas desse aqui?

http://www.elecfreaks.com/wiki/index.php?title=Freaduino_Mega2560

Anexos

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço