Projeto - Autonomia de equipamento em automoveis

Bom dia Lab,
tenho um projeto onde o dispositivo ficara rodando 24h dentro de um carro (uma Fiorino, mas especificamente), como n entendo mto de carros fiquei com a seguinte duvida.

Meu dispositivo vai ter um consumo total maximo de 90w, enquanto o carro estiver em funcionamento (andando) o consumo na bateria é recarregada pelo proprio dimmer (acho que o nome é esse), até ai td bem, meu problema é num final de semana, onde o veiculo ficaria parado até segunda-feira.
Com esse consumo, a bateria aguentaria passar o final de semana? Caso nao, quais seriam as alternativas.

Obrigado

Exibições: 1047

Responder esta

Respostas a este tópico

Veja qual é a bateria, por exemplo: 12Ah

Uma lampada de farol de carro normal tem 55W. Daí vc já imagina...

90W em 12V dariam 7,5A. Isso vai consumir 7,5Ah

Se vc tiver por ex uma bateria de 55 e seu carro dá partida se ela estiver com metade vc poderia gastar 27.

Vc pode deixar ligado por 3 horas e meia.

Achei mto pouco, deve ter algum erro aih.. Vc tem um amperimetro pra medir direito o consumo do seu aparelho ? 

Para segurar essa corrente toda só ligando o seu aparelho na tomada mesmo (fonte externa).

CARA 7,5A É COISA DE MAIS MANO, DEVE ESTAR ERRADO MESMO

É porai sim, a carga sera de 7.5 Ah em 10 horas serão 75 amperes, vai drenar toda a carga da bateria, é quase igual esquecer o farol ligado.

ou vc compra outra bateria de maior capacidade ou faca uma otimização dessa carga, tipo uma pequena automação pra ela nao ficar ligada o tempo todo ou algo do tipo.

e muito cuidado quando fizer alguma intervenção na eletrica do automovel pq vc pode queimar algum componente ou ate incenciar o veiculo.

Obrigado pelo retorno pessoal.

Esclarecendo, esses valores sao os valores somados das potencias indicadas pelos proprios fabricantes, pois um consome 42w outro 10w etc. Porem consegui otimizar isso utilizando um raspberry (5v / 1,5A = 7,5w)e nao deve passar de 40w somado aos outros dispositivos.

Como esta em fase de definicao, nao sei se vai haver a necesidade dele ficar ligado no fim do expediente, esse é um detalhe que temos que definir, mas como o seguro morreu de velho......

PS: esse calculo realmete nao vai ser 100% certo, pois mistura dispositivos de 12v com 5v (pretendo usar um regulador 7805 apenas para a conversao dos 5v, sera que resolve?)

completando....
gostaria de saber se eu usar uma fonte de 12v 2a com um regulador baixador de 5v (7805) daria algum problema ou precisaria de algum componente eletronico a mais para isso.

Seguindo a mesma situacao de cima so que com uma bateria de carro 12v por 45Ah, daria para fazer a conversao com apenas um regulador 7805?

Abs

aproveitando o post precisava saber em media quantos mA consome uma webcam (nao sei se desvirtua mto a amperagem considerando uma que grave com pouca qualidade com uma com qualidade HD)

O 7805 é pouco eficiente se vc quer baixo consumo.

Ele baixa a tensão mas a corrente fica a mesma. A diferença de tensao (12-5) fica sobre ele, vira calor. 

Por isso vc tem o limite de 500mA ou 1A (depende da versão) mas tb tem o limite de temperatura. Se não colocar um dissipador ele esquenta muito.

A solução melhor seria um regulador chaveado, por ex com LM2576 vc compra uma plaquinha montada no mercadolivre por ex. 

Ou poderia usar um adaptador de acendedor de cigarro pra USB desses de carregar celular. Já vi pra até 2A.

Pense seriamente em adotar uma bateria auxiliar, se a corrente for tudo isso mesmo.

Melhorei o projeto e hj ele deve consumir no maximo 10W, considerando uma bateria de carro (12v por 45Ah) teria 540Wh, correto? Ou seja, poderia ter aproximadamente 50 h de uso (com o veiculo desligado) sem "arriar a bateria", estou correto no meu calculo?  540wh:10w= 54h - 4(respaldo)= 50 h

Paralelo a isso, alguem saberia se seria mais interesssante eu usar direto a bateria do carro ou entao usar uma bateria selada a parte com carregador? Alguem tem um proejto para indicar de como se faz um carregador para bateria?

Abs

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço