Boa tarde pessoal do LdG!


Quem tem o conhecimento nesse assunto, poderia me explicar como funciona o controle PWM em corrente alternada? Como posso montar um circuito para controlar isso usando PWM do arduino?

Obrigado!

Exibições: 19794

Responder esta

Respostas a este tópico

Sander e os outros. Isso é fato. O que pode ser usado no lugar do TRIAC é transistor de alta potência e aí vc. "ligaria/desligaria" (PWM) no meio e "durante" a senóide. Deve ter um nome "bonito e pomposo" isso, mas que dá tem que dá.

Boa tarde euclides, esses transistores de potencia que voce mencionou chama-se IGBT, normalmente utilizados em inversores de frequencia, o custo de um IGBT é relativamente alto.

Um detalhe importante é que não se tem beneficio nenhum em fazer um PWM com IGBT encima de uma senoide, não existe logica nisso, para aproveitar bem o IGBT voce faz um inversor, agora se quer algo barato utilize tiristores para  controlar o ANGULO de disparo com base em uma senoide, essa técnica esta bem longe de ser chamada PWM.

Sim. Eu coloquei como possibilidade e não como performance, ainda mais por quase tudo ser calculado para 50/60hz, sem "esses detalhes".

Olá, 

Apenas complementando as informações e colaborando para aumentar o conhecimento dos colegas do grupo:

O IGBT não foi projetado para trabalhar com alimentação em AC como os Triacs.

O IGBT é um transistor bipolar de potência acionado por um mosfet, e como qualquer transistor, necessita ser alimentado em DC.

Nos inversores industriais, existe uma etapa que retifica a senoide AC da entrada e entrega um nível contínuo DC para os IGBTs ligados em um circuito muito semelhante as conhecidas pontes H, e que são chaveados pelo circuito de controle de forma que na saída temos uma onda que lembra uma senoide mas com potência e frequência controlados.

O link abaixo discute sobre as características básicas e uso do IGBT.

http://www.gta.ufrj.br/grad/01_1/igtb/Pagina_IGBT.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/IGBT

Abraço.

Grande Wiechert!!! Eu imaginava que um circuito desses deveria ter alguma similaridade com ponte H. Pois fazer um "pica-senóide" para cima e para baixo (da linha do zero), só poderia ser feito assim.

Isso mesmo Euclides,

O circuito do inversor parece com uma ponte H.

Abraço.

É uma ponte "AGágágá"....HHH...rsrsrsrsrsss...como será os sinais aplicados nos "gates"???

Euclides,

Os sinais e as forma da onda na saída:

A explicação básica está no link:

http://www.gta.ufrj.br/grad/01_1/igtb/Pagina_IGBT.htm

Então deixa ver se eu entendi.

Para fazer o controle do meu motor aumentando a velocidade progressivamente eu devo usar um inversor de frequência?

nao !

oO'

Sim Sidney, o inversor de frequência pode fazer isso, desde que o seu motor seja AC assíncrono, pode ajustar a velocidade da partida (rampa de aceleração), velocidade de marcha, velocidade de desligamento, etc.

Exatamente Wiechert, a grande vantagens dos inversores estao no fato de muitas vezes voce ter disponivel uma tensão mono, como o inversor retifica o AC para DC em seu circuito primario, ele consegue gerar uma replica trifasica da senoide com 120graus de defasagem entre elas aplicando PWM em seus IGBT´s, somando esta tecnica com os filtros de amortização chegamos a uma senoide.

Isso é uma maravilha para lugares "final de rede" aonde se precisa um motor trifasico e o mesmo não possui uma alimentação adequada, ou principalmente quando se precisa controlar sua velocidade, rampa de aceleração e desaceleração, torque no conjugado, corrigir escorregamento no eixo, aplicar frenagem DC,etc.etc

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço