Arduino com firmware AccellStepper controlando um Driver de Motor de Passo com L297 e transistores TIP 122. 

Falta colocar os resistores para os sensores do chopper pra testar como fica, mas já está com assim pra tocar um plotter ou uma pequena CNC. 

Basicamente é o mesmo que a CNC3AX só que sem os MOSFETS e toda aquela parafernália que o cara colocou no esquema. 

Depois que concluir os testes eu faço o esquema no EAGLE e posto aqui no fórum, alias esta semana venho me divertindo com EAGLE e MULTISIM 12. O EAGLE melhorou muito desde a última vez que brinquei com ele, e o MULTISIM é um programa incrível, um preço também incrível :-( .

Exibições: 22535

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite Luís,

O seu relatório está bem detalhado e é um incentivo pra gente também ser persistente nessas montagens mecânicas.

Você tem o valor da resistência das bobinas do motor que está utilizando nos testes?

Achei muito mais prático regular a corrente aplicada nas bobinas pelo alimentação do próprio drive, pois não considero a tensão Vref muito confiável, mesmo porque varia conforme a velocidade do motor.

Qual a melhor maneira que você encontrou para medir essa corrente.

Até +

A resistência das bobinas é de 5,5 Ohms.

Para calcular o valor da tensão em Vref, estou seguindo está fórmula.

Vsense = Imot * Rsense

Estou usando esse valores, considerando que o motor tem 750mA por fase e a tensão é de 12V, e os resistores Rsense são de 0.33 Ohms.

Corrente do motor 750 mA / fase (Corrente do motor por fase)

Fonte do Motor: 12V

Rsense: 0.33 Ohm (este é o valor dos resistores dos sensores)


0.75A * 0,33R = 0,25 V (tensão em Vref)

Mas durante o funcionamento do driver ele dá picos de corrente maiores que o 750 mA, em baixa velocidade os picos chegam em 1,8A em velocidades altas ficam em média 200mA. 

Olá Luís,

Realizei também alguns testes e montei uma tabela com a corrente consumida, medida na alimentação do drive. A corrente máxima ajustei para 200mA com o motor parado.

Os testes levaram em consideração variações de F100 até F500 divididos em cinco faixas, sendo steps/volta = 500 e Feed rate (mm/min) = 500.

Para os valores marcados em amarelo o motor não girou.

Para os demais valores marcados em azul o motor girou (sem carga).

Tensão aplicada no motor = 9V

Características do motor utilizado:

Motor Type 16PY-Q207-O3

Tabela:

Muito legal seu estudo e prova que quanto menor a velocidade, maior é a corrente circulando no motor. 

Pessoal, essa madeira "MDF" ela é muito difícil de ser serrada? Eu vejo que em CNC´s e outros projetos ela é muito usada dai me veio a dúvida. Eu queria comprar mas como não tenho serra eletrica, ela seria serrada na mão mesmo.  

Marcos. Não é dificil de ser serrada. Mas o ideal é fazer com máquinas com uma certa precisão, pois entre as guias a precisão tem que ser muito boa, e o conjunto conta...

Hmm, sim isso é verdade. Vou pesquisar mais dessa madeira para o próximo "corpo" da minha CNC. Só mais uma pergunta, para uma CNC simples, qual a espessura da madeira você recomendaria?

Abraços. 

Eu estive vendo aqui em minha cidade e quando for montar a minha vou usar MDF de 30mm. e reforçar nos cantos e ver como evitar movimentos de flexão na montagem se possível nervurando tudo. Ao final quero usar alg(uma)s camada(s) de verniz para que o MDF não absorva humidade (o maior inimigo do MDF), segundo algumas pessoas que "já passaram por esta fase".

Não tinha pensado nessa parte da humidade. Valeu por lembrar. 30mm é fácil de serrar, não é tão grosso. 

No futuro eu quero fazer uma de acrílico, mas isso bem lá para frente, por enquanto vou ficar no MDF mesmo. Vou pesquisar aqui perto da minha casa tem umas lojas de materiais e construção, acredito que se pesquisar consigo algo bom neles.

Valeu pela ajuda, Euclides. Abraços. 

30mm facil de serrar? To aqui com a minha de 18mm ou 19mm n me recordo, mas da um trabalho pra serrar, kkkkkkkkkkkkkk...

Serrar na máquina...ou com um "serrote" de marmanjo.

Eu aconselho a serrar em máquina, já que "no braço" nunca fica perfeito e muito menos em 90 graus.

Como não estou com pressa, tem uma empresa aqui na cidade que corta a laser, minha proposta pro cara é fazer um protótipo e quando for fazer para vender ele "ganharia o corte". No protótipo ele "morrerá" com "sua parte" no investimento...

Mas as 3 máquinas dele estão esperando o técnico vir lá dos "Estadosunidos" porque no Brasil não tem manutenção (sei lá que "marca" é essa...) e por isso não deu pra "ver essa parte ainda".

Vamu que vamos...

EUHEHUE Perto do que eu já tive que serrar aqui, cara, é como serrar gelatina. Tinha um pedaço de madeira de uma cama velha que eu usei no primeiro projeto (Já abandonado) minha nossa, aquilo assustava, o negócio parecia ferro, sei lá. 

EUHEHUEHUE. Realmente, serrar na mão a não ser que você seja algum mestre-serralheiro-supremo, você nunca vai conseguir serrar corretamente, ou ao menos perto disso.

Eu fico pensando nessas pessoas que trabalhavam com madeira no passado, como eles conseguiam tanta precisão. Chega a ser assustador hehe. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço