Arduino com firmware AccellStepper controlando um Driver de Motor de Passo com L297 e transistores TIP 122. 

Falta colocar os resistores para os sensores do chopper pra testar como fica, mas já está com assim pra tocar um plotter ou uma pequena CNC. 

Basicamente é o mesmo que a CNC3AX só que sem os MOSFETS e toda aquela parafernália que o cara colocou no esquema. 

Depois que concluir os testes eu faço o esquema no EAGLE e posto aqui no fórum, alias esta semana venho me divertindo com EAGLE e MULTISIM 12. O EAGLE melhorou muito desde a última vez que brinquei com ele, e o MULTISIM é um programa incrível, um preço também incrível :-( .

Exibições: 22535

Responder esta

Respostas a este tópico

Já pensou que louco alguém especialista em EAGLE, pegar esse projeto e bolar uma placa de Circuito Impresso face simples, e disponibilizar aqui ? 

Para mim é um processo bastante enfadonho de ficar desenhando placa em programa de CAD, estou fazendo mas é um saco. Se você é bom no EAGLE, sinta-se a vontade em ajudar a todos projetando a placa. 

Testando o driver com Lá Mákina, feita com sucatas de impressoras. 

mas é grande ela hein? qual as dimensões?

vai ficar massa...

Acho que ficará com 40 x 30 cm.

Demais cara. Realmente, faz barulho mesmo ehueuhe mas é muito legal. Parabéns. 

Faz barulho porque a mecânica não tem nada de alemã, não é nada precisa, como citei antes é feita de sucata, com o que se tem em mãos, evitando ao máximo comprar coisas novas e montado sem ferramentas adequadas, de maneira totalmente artesanal. 

Sim sim, igual a que eu estou fazendo aqui, tem desde durepox até cola quente, ai já viu, né? eheuheuhehue, Mas a ideia é essa, pelo menos comigo, ser sucatona, apesar do barulho.

Realmente, falta de ferramenta adequada mata qualquer um. Eu estou serrando na mão as partes de madeira (Ok, isso soa meio preguiçoso da minha parte, porém mesmo que não seja preguiçoso, falta a precisão de quem tem todas as ferramentas e tal).

Excelente Big Bear!!!!

Isto é o que deveria ser mostrado do andamento da Router do LdG, até agora estamos esperando ver as fotos e filmagens do progresso.

Quanto ao apresentado:

1 - A Accell está usando rampa de aceleração?

2 - Pretendo fazer assim minha primeira tambem. Tenho muitas peças de impressoras que comprei no ML, quais foram as impressoras "doadoras de orgãos"? Quais peças?

3 - Gostaria de ver as fotos dos engastes entre as guias e fusos nas laterais de madeira, assim como a conexão mecânica entre as buchas (se vc.estiver usando as do carro de impressão), as guias e o fuso, vc. tem estas fotos? Pode mostra-las?

4 - Como está fazendo os alinhamentos das guias e fuso?

5 - Quais os diâmetros das guias/fusos e qual o passo do fuso?

6 - Como pretende eliminar ou eliminou a folga entre rosca e o fuso?

7 - Qual tipo de madeira está usando?

Muitas dúvidas...muitas dívidas...

E vamo que vamo...

1. Estou usando um firmware para o Arduino chamado grbl (https://github.com/grbl/grbl), é um bom software, escrito em C++ e otimizado para aproveitar bem as características do ATMEGA328. Os caras colocaram no software controle de aceleração, e aceita a maioria dos comandos G-CODE. 

2. Os motores de passo retirei de umas máquinas da Xerox jogadas no lixo. Um belo dia estou eu na frente da casa do sujeito, com uma chave na mão, desmontando aqueles trambolhos enormes da Xerox (não ia levar toda aquela trabalha para casa), retirando motores de passo, guias, engrenagens e correias. Tente imaginar que um dos motores que vendem no LdG por 69 dilmas, eu achei na rua, jogado fora, em perfeito estado. As guias e peças de suporte das cabeças de impressão, vieram de EPSON e HP, não lembro o modelo delas. Nas novas impressoras não existem mais motores de passo. 

3. Tirarei algumas fotos explicando como estou fazendo a montagem das coisas e os problemas que estou encontrando. 

4. Sobre o alinhamento das peças é utilizar esquadro, régua, muita medida e geometria básica. Mesmo sendo artesanal e de sucata, a montagem se não for feita dentro de ajustes corretos, a coisa não funciona. Claro que não consigo a mesma precisão em utilizar materiais de primeira linha e ferramentas adequadas. As guias e o fuso, ficaram presas a base de madeira em MDF de 18 mm, as medidas são feitas em uma delas, alinho os dois suportes de madeira, e faço furos nas duas juntas, isso garante o alinhamento dos mesmos. 

5. O diâmetro das guias tem 9 mm, e aproveito o suporte de tinta das cabeças de impressão que já vem com as buchas certas para estas guias, então a folga é mínima e aceitável. O fuso é de 8 mm, não descobri qual é o passo do fuso, mas acredito que para percorrer 1 mm vai menos de 100 steps do motor. 

6. Não me preocupei com a folga da rosca no fuso, só coloquei uma porca apropriada para a rosca do fuso e vamos ver o que vai dar. 

7. MDF, encontrado na garagem do prédio do meu pai. Por sorte as ripas já estavam cortadas do tamanho que eu precisava e foi só cortar no comprimento que eu queria. 250 mm x 60 mm x 18 mm. 

Como já citei anteriormente, o processo é altamente manual, artesanal sem muita técnica e sem compromisso, a não ser o fato de valer como terapia e hobby e por que não aprender algumas técnicas. Meu grande problema é a mecânica, não entendo nada disso. 

Meu objetivo principal com essa máquina, além de me divertir fazendo ela, é conseguir desenhas diretamente nas placas de PCB, fazer os furos (isso é um saco quando você tem milhares de furos numa placa) e depois somente colocar para corroer. Já vi algumas pessoas fazendo isso com aquelas canetas próprias para escrever em transparência e CD/DVD, não tem muito mistério. O que provavelmente irá ser falho, é na precisão das trilhas, muito dificilmente irei conseguir fazer uma placa para o Arduino, com trilhas tão finas, mas isso não importa, para a maioria dos projetos a caneta resolverá. Segundo objetivo é usar a máquina como plotter. E terceiro, acredito que dê para trabalhar com MDF de 5, 6 mm, PVC, madeira balsa. Mas isso tudo dependerá da precisão que esse birosca irá proporcionar. 

Se você quer fazer uma máquina dessas para serviços pesados de usinagem, esqueça esses pequenos motores, eles não tem torque suficiente para usinar alumínio por exemplo. Mas para usinar alumínio, bronze, etc, você tem que pensar em materiais de qualidade, com uma mecânica refinada, e preços absurdos (paga-se caro pela tecnologia), mas você também não irá querer estragar uma chapa de alumínio ou um tarugo de bronze que você pagou um absurdo pela peça. 

Olá Big.

Faz dias que não apareço...

Como está a montagem da máquina?

Mostra mais vídeos pra gente.

Até a próxima.

Vou fazer um vídeo mais elaborado e fotos de Lá Mákina, nos últimas dias fiz pouca coisa porque a gripe chegou dando coices por aqui e me derrubou na cama. Mas agora já estou bem melhor e mais animado para trabalhar. 

hehehehehe Que legal voltar e ver esse projeto indo em frente. Cara, eu também estou de molho, estava internado e vou ter que ficar ainda uns 15 dias sem "trabalhos pesados". Então serrar madeira, barras roscadas.... nem pensar por enquanto. É triste pois agora que eu engrenei na mecânica dela. É feia, sucateada e barulhenta, mas eu estava indo bem com ela. Quanto a precisão também estava bem legal. Agora é esperar hehe. 

Mas boa sorte cara, vamos que vamos. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço