Ajude um leigo a dar o primeiro passo em seu projeto de Introdução à Engenharia.

Boa noite garagistas!

Sou completamente leigo em eletrônica, porém tenho que fazer um projeto de IE que utiliza. O meu projeto é fazer uma máquina para dobrar camisas automatizada. Pesquisando um pouco na internet descobri o Arduino, e pesquisando mais um pouco descobri o site de vcs. Queria uma ajuda sobre quais conteúdos preciso ver pra poder fazer esse projeto. Não é nada mirabolante, pretendo usar dois motores (não sei se serão de passo ou DC) e um conjunto de engrenagens e "braços". Depois passo um esboço do que eu quero que seja o projeto. Meu professor não esta ajudando em nada e nao quer ajudar. então qualquer ajuda é bem vinda. Desculpe por estar postando aqui, mas acho que é por aqui que pergunto sobre esse assunto.

Abs, e boa noite.

Exibições: 841

Responder esta

Respostas a este tópico

Cara, o pessoal daqui é fera e muito gente boa, mas eles não gostam de dar tudo mastigado (ninguém gosta).

Portanto, seja um pouco mais específico com as "dúvidas" que trás.

Mas vamos recomeçar...primeiramente: o hobby com arduino requer gosto pela coisa, tanto por eletrônica, quanto por desenvolvimento de projetos "palpáveis"...então se a intenção é apenas executar um projeto para fazer um trabalho de faculdade, talvez seja mais fácil conversar com o professor para mudar o trabalho, pois com isso você economiza muito tempo e dinheiro. Mas também proponho que antes, você estude um pouco mais a idéia por trás do arduino, você vai acabar se apaixonando e vai assumir o hobby, e ao mesmo tempo trará dúvidas mais específicas pro pessoal aqui.

E segundamente ....se você quer saber se o seu projeto é viável, sim, basicamente todos são. Porém, outra pergunta deve ser feita: Quanto pretende gastar?


Meu primeiro conselho é: traga um desenho pro pessoal do que vc pretende e quais materiais deseja utilizar...a partir disso o pessoal pode lhe sugerir motores que serão úteis, etc...

Espero ter ajudado, e seja bem vindo ao hobby!

vlw cara, estou estudando um pouco sobre arduino e ponte H, vou esboçar oque a máquina tem q fazer e posto pro pessoal. Gostei da ideia do arduino gosto desse negocio de criar, montar, desmontar, as coisas. pretendo criar varias coisas meu professor de computaçao ja me mostroou varias coisas legais que ele fez. estou tomando gosto pela coisa, mas vai ser só como hobby mesmo pq minha área é civil.

Vlw pelo toque.

Franco, uma dica, fazer um TCC sem estar bem de acordo com o professor, pode ser desgastante e ter um resultado ruim para um dos dois.

Minha dica seria, como o Thiago falou, ou fazer por hobbie, ou convencer o cara que vc está no caminho certo e que pode ser legal.

Trabalhar alinhado com o torna o trabalho melhor e mais bem avaliado depois, lembre-se da tese do coelho:

http://www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/apg/coelho.html

Abç

Boa sorte.

Vlw pela dica, mas não é tcc, é um trabalho de introduçao a engenharia. só que o professor é maior arrogante vc vai tirar uma duvida com ele sobr motores e ele te manda pesquisar na internet. ele é desses professores que acha que nao tem q tirar duvida o aluno tem que tem que se virar sozinho. Mas valeu pelo texto nunca tinha lido.

Nos Estados Unidos é assim que funciona. Será que estão errados?

Eu não pude fazer curso superior, mas tenho muito contato com alunos em vias de entregar TCC, sabe o que eu acho?

Eles bebem muita cerveja, jogam muito futebol, se divertem bastante...

Pode não ser este o seu caso. Mas vai um conselho: Corra atrás, estude muito, pesquise muito, leia muito, pergunte muito, faça visitas, participe de um grupo de hackers, ache oficinas que prestem serviços diferenciados, combine estudar com os colegas, ache redes sociais ligadas ao que vc. quer fazer...

E boa sorte.

Concordo que o aluno que tem que correr atras ( na frente), mas a função do professor é tirar suas dúvidas, o cara é tão arrogante que até as minhas dúvidas ele manda eu pesquisar na internet. Fala sério, acredito que ele tinha que pelo menos me encaminhar pra um certo lado. Tipo falar assim acredito que a melhor forma de você começar o seu trabalho é pesquisando sobre arduino e motores. Mas nem isso o cara fala.

Aí sim. Concordo com você. Tem coisas que são tão básicas, que se o cara não indicar o caminho...fica difícil.

Procure por quem presta serviços de acrílicos (fornecimento, corte, acabamento, placas, sinalizadores...se vc. não tem prática com usinagem mecânica e nem pretende aprender).

Depois procure por motores de passo (e tambem por drivers) pois vais precisar, e terá que ser razoavelmente fortes (menos pela carga, mas mais pela precisão do serviço).

Procure por controle e programação de circuitos usando Arduino.

Boa sorte.

Vlw é disso que eu preciso que só me diga o caminho das pedras. o resto eu pesquiso.

Amigo como aluno de engenharia eletrica posso te afirmar que para teu professor estar sendo arrogante contigo é pq no MINIMO ele nao esta vendo interesse da tua parte, o engenheiro precisa correr atrás, faco das palavras do Euclides as minhas palavras, leia muito, estude muito, uma das primeiras habilidades que voce devera desenvolver no curso de engenharia seja ela qual for, é de ser autodidata, a capacidade de aprender sozinho é o que diferencia voce na profissao que escolheu.

ah cara... Seu projeto é muito complexo, então talvez seja bom você mudar, pqe provavelmente vai ter que mandar usinar peças e tudo mais. Pra sair bom o projeto vc vai  gastar uns 4 meses ralando muito!

Não intendo nada, mas acho que não é tão complexo assim, vc conhece Máquina de dobrar camisas que é feita de papelão? Eu só quero que o motor faça as abas laterais e a inferior dobrarem sozinhas. Sei que é uma coisa complicada de se fazer, mas acho que é possível. Você acha que realmente vou precisar usinar peças? Vou fazer as abas de acrilico que não vai pesar muito, pelo oque estou vendo e um professor meu de programação ja andou me explicando a parte de programação não vai ser dificil. O que realmente esta pesando é a parte mecanica, pois não estou conseguindo visualizar como que o mesmo motor vai conseguir primeira mecher uma aba e voltar ela pro estado zero e depois mecher outra aba sem alterar o estado da outra. Mas se vc realmente acha que é inviavel por favor me diga que dai só faço a parte teórica do trabalho, pq nao tem como mudar. Vlw pela atenção, nunca estive em um forum que as pessoas se manifesta-sem ta rapidamente e sempre dando criticas construtivas.

Franco, se for dessa forma da pra fazer, pqe as partes são retas, então pode ser feito em acrílico. Essa parte do motor é bem simples, é só usar um motor normal. Eu faria assim: verifico quanto tempo o motor demora pra mover o acrílico até onde eu quero, então eu coloco esse tempo no arduino e falo pra ele mover por t = x, o motor 1, depois t = x2 o motor 2. Não posso te dizer se é a melhor forma, mas é um jeito. Você vai precisar comprar transistores ou uma ponte H que vende aqui no site, pois a corrente do arduino é muito baixa para motores.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço