Projeto: Alimentador Automático para Cães com Arduino

 Boa noite, sou novo no Laboratorio e também no Arduino e na Eletrónica. Passo-me a apresentar, chamo-me Rui e sou do norte de Portugal.

 Quando ouvi falar no Arduino decidi pesquisar e fiquei muito interessado em aprender a trabalhar com ele, tenho pesquisando bastante e começo a perceber o básico.

 O que me fez iniciar este tópico foi a necessidade de alimentar dois "lobos" que tenho cá em casa, por vezes tenho dificuldades em o fazer, porque passo pouco tempo em casa.

O que quero fazer é um sistema que despeje uma quantidade controlada de comida, 2 vezes por dia de forma automática.

 Sei que é possível fazer isso com o Arduino e com a ajuda de alguns periféricos como motores, etc.

 O que eu também precisava era da vossa ajuda, já vi que isto é uma comunidade cheia de experts em Electrónica e Arduino e que gostam de ajudar e compartilhar os seus conhecimentos.

 Quanto ao projeto que tenho em mente, fiz uma espécie de desenho que mostra de forma geral o que tenho pensado:

 Espero que seja fácil de entender. Neste momento já encomendei algum material que acho que vou necessitar mas queria a vossa a opinião para ver o que falta:

Material Encomendado:

- Arduino Uno R3
- Breadboard 830 Points
- Jumpers
- Resistors
- 2x Potenciometro 10k OHM
- RTC DS 1307 (real time clock)
- LCD 1602
- LED's

- L298N DC Stepper Motor Dual H Bridge Drive Controller (enganei-me a comprar esta ponte, não sei se esta faz o mesmo que a L293D)

Material que tenho em Casa:

- Motores (tenho drives cd's velhas penso que consigo aproveitar alguma coisa)*
- Alimentação 9V para Arduino
- Material para o Esqueleto do Projeto (depósito, tubos, ...)

* Não sei bem que tipo de motor deva usar, o meu objectivo é fazer rodar de forma controlada a peça que empurra a comida até atingir a quantidade desejada. Para medir a quantidade desejada estava a pensar controlar por alto ou seja se o cão tem de comer 300gr ver o numero de voltas que o motor precisa para chegar a essa quantidade.

Agradeço já a todos os membros que se mostrarem dispostos a me ajudarem.

Obrigado

Exibições: 66015

Responder esta

Respostas a este tópico

Lembrando que nesse esquema a máxima tensão que tem sobre o motor é de aproximadamente 4V se acionado com sinal de 5V.

Uma estrutura mais simples, robusta.  Imagine, uma chapa circular, com furo no centro para eixo do motor. E na borda desta chapa, um furo circular. Acima desta chapa, um cano transparente de diâmetro apropriado que se adiciona a ração.

Dai, basta o motor girar para esquerda, que usa a ração do tubo a esquerda.... para direita a mesma a ração da direita.

Quando girar, o furo circular alinha com o tubo,deixando a ração cair. Se quiser, controle de dosagem preciso, basta repetir em "niveis", andares...  e obvío fazer intertravamento.

Desde já obrigado pela ideia, será que consegue fazer um esquema para perceber melhor

cara muito simples eu acho de fazer uma coisa dessa e ainda com um ar de reciclado...

ideia...

ai da pra fazer uma tampa em ciima faz um recorte sem retirar a tampa completa so um pedacinho mesmo e coloca uma travinha e talz....

Anexos

Ideia muito util mas como eu estava a pensar colocar um LCD e uns botoes como Interface, preciso de uma estrutra mais completa, mas como ideia base está muito simples.

da tranquilamente pra colocar isso tudo direto no garrafão de agua EMBUTIDO no proprio...

Pessoal, quero colaborar tb. Uma grande dificuldade deste tipo de comedouro é a quantidade dada.

Se o sistema for muito simples, a quantidade dada vai variar bastante. Esses sistemas de portinholas simples, quando o galão está cheio  a quantidade é maior, no mesmo tempo de abertura.

Outra coisa, portas tipo guilhotinas ou portas tipo dobradiças, as partículas podem prender prender na porta e mantê-la aberta... 

Até agora, aquelas peças de borracha do dosador de cereal parece mais apropriada (e mais cara tb).

A ideia mais precisa e de confecção Jedi Level 130%, é a tal da rosca dosadora (essa é meu sonho, mas me falta técnica para tal). Uma mola pode ser colocada tb para valer como rosca, mas precisa sorte de encontrar na medida que se quer.

 

uma alternativa que tenho pensado, é uma lata de refrigerante girando com um furo na lateral, quando o furo está para cima, a lata enche e quando gira para baixo esvazia no prato. (acho difícil explicar)

Boa esta discussão! 

Boa sorte!

Muito obrigado pela ajuda, muito boa essa sua ideia assim consegue controlar a quantidade de comida, só há uma coisa que não estou a conseguir imaginar, que é quando a lata vira a comida que esta no deposito não cai?

Ou seja, quando a parte aberta da lata está virada para cima ela enche, quando o motor gira para a lata virar a comida o que acontece a comida que esta no deposito?

O eixo da lata é colocada no fundo do recipiente. portanto a abertura ora está para cima (dentro do recipiente, ora para baixo fora do recipiente, e caindo no prato.

quase isso:

http://www.youtube.com/watch?v=Ao-ukJJ_cyA

Ahh eu estava a perceber a situação de outra forma, não estava a imaginar a lata na horizontal. 

Mas é facil programar o motor a parar nas coordenadas corretas para que a lata encha sem problemas e despeje o conteúdo com facilidade? 

Sim, como o giro é basicamente 180º, voce pode usar um servo motor

Bom dia Rui,

Ótima ideia. Porém, você deve ponderar alguns pontos antes da construção. Ração para cães não é um alimento completamente seco, pois é adicionado óleo. Com o tempo essa gordura começa a ficar presa nas paredes dos reservatórios e dos canos de alimentação, então o sistema de abertura do fornecimento não pode ser muito frágil. Imagine farelo da ração+gordura+componentes eletrônicos.

Um segundo ponto que, minha opinião, deve ser mais estudado é o uso dos drivers de cd, pois a ração vai exercer um resistência considerável para sair, então o motor utilizado não pode ser muito fraco. Digo isso, pois percebi que alguns colegas estão imaginando a ração como bolinhas perfeitas e lisinhas, o que não é o caso. Dependendo do seu reservatório, serão 10 a 20Kg de ração exercendo pressão sobre o sistema de saída. Se houver quebra desse sistema os animais ficaram sem alimento ou haverá desperdício. Eu usaria um motor de passo e deixaria os drivers de cd de lado. Um tipo de alimentador muito utilizado para animais é o de rosca sem fim. Fácil de usar também.

Espero ter ajudado, mas se precisar é só avisar.

Leonardo Dutra

Zootecnista :) 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço