Arduino perde programação após desligado da energia

Caríssimos colegas do LdG,

Meu Arduino UNO R3 tem apresentando um comportamento intrigante: ele simplesmente perde sua programação após corte da energia.

Já testei tanto com alimentação externa quanto pela USB o problema é o mesmo, funciona normalmente após receber uploads dos sketchs compilados, mas se desligar-lo... Não retorna ao estado programado, ficando parado piscando seu led 3 vezes seguidas rapidamente seguido de uma pausa, intermitente.

Li em páginas estrangeiras que estas três piscadas rápidas são do bootloader.

Com garaginos e ATMEGA na protoboard funciona normalmente, então é algo entre a placa do arduino e o processador.

Alguma sugestão de oque pode ser ?

Obrigado!

Exibições: 4290

Responder esta

Respostas a este tópico

Regrava o bootloader, para ele refazer os FUZES

Boa Marcelo, vou tentar e retorno oque aconteceu  Em breve terá um vídeo aqui mostrando o fato (está em uploading no youtube agora).
Valeu!

Oh camarada. Creio que esse chip possa estar ou com defeito de fabrica ou seu limite de ciclos de gravação foi atingido.

Talvez esteja falando besteira, mas Se não me engano assim como memorias EEPROM tem ciclos de vida para gravação, os Atmegas tbm tem essa situação. A questão é que é um ciclo bem grande. Praticamente dá pra brincar de gravar e regravar o Arduíno que dificilmente esse limite estoura.

Nesse caso acho que não é um problema seu, mas sim de fabrica mesmo. Duas possibilidades me veem a mente:

1. defeito de fabrica

2. se perderam na montagem e colocaram um chip com ciclos de gravação estourado. (vai q na montagem eles não têm vários chips desses para teste e tal).

Já li em algum lado que o limite são 3000 ciclos de regravação.

Está no DataSheet do ATMEGA328:

– Write/Erase Cycles: 10,000 Flash/100,000 EEPROM

Experimente retirar o ATMEGA328 do soquete e colocar novamente. Se tiver outro ATMEGA substitua. 

Amigo, vc conseguir resolver este problema? Estou com tres arduinos nanos apresentando a mesma coisa. Ele grava normalmente mas quando desliga ele perde a memória.

Você usa muito o seu Arduino, já fez muito upload nele?

Como foi observado pelo Luis Bulek, existe um limite de escritas (uploads) na memória do Atmega.

Nada, acabaram de chegar. A principio são novos!

Fiz o primeiro upload e ja apresentou o problema.

Então, já vi esse problema acontecer, mas foi na memória eeprom, era escrito um dado nela, logo depois a placa era desligada, quando o programa lia a posição da eeprom ele retornava um valor diferente, mas sempre o mesmo (havia ficado fixo), no meu caso foi só trocar a posição de eeprom, mas observando  o limite de escritas, que o problema foi resolvido.

E como foi que eu consegui danificar a posição de memória, simples, apenas coloquei a função de escrita no eeprom, dentro de um loop.

O vendedor era confiável?

Pois ele poderia ter te vendido um arduino usado, como se fosse novo.

Entendi o seu caso.

Bem o a principio é novo sim (made in china) veio todo embalado, nenhum problema aparente que remeta a ser usado.

O estranho que são tres, fiz o teste com tres e estao apresentando o mesmo problema. Estou na duvida se o problema pode estar sendo causado na hora da upload, pois verifiquei que minha ide esta usando como programador o "ArduinoISP". Mas ja testei as outras opcoes de programador e nada, problema continua.

A escolha do programador só é necessária quando você usa um gravador externo, no modo "normal" de gravação do sketch é usado o bootloader (o próprio chip se programa).

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço