Troca de experiecia em fabricação de circuito impresso

Ola a todos.

Minha primeira postagem aqui nesse forum,e gostaria de saber se estou no lugar certo para a troca de experiencias nas varias ténicas de fabricação de circuitos impressos

Exibições: 13116

Responder esta

Respostas a este tópico

Matheus,

Eu nunca usei  transparências ou enegrecedor de toner quando usava o método de transferência térmica, apenas fazia a impressão em folhas glossy ou tiradas de revistas (como a VEJA, etc) usando uma impressora Laser com toner de qualidade. Talvez o problema seja o uso do enegrecedor, ou a temperatura do ferro está baixa, ou o tempo ou a pressão do ferro contra a placa devem ser aumentados. É uma questão de tentar até conseguir pegar o jeito.

Boa sorte.

mas.wiechert,o enegrecedor de toner nao é somente para escurecer o fotolito?Pelo que eu sei o metodo por transferencia termica de toner é para ser usado papel glossy(fotografico)ou esses papes encerados de revistas,mas pessoal eu acho que não existe uma receita ideial,os varios metodos de fabricaçao caseira de pci,são muito pessoais,cada um tem que fazer muitas experiencias,pois são muitas as variaveis dificiceis de controlar,mas com muita paciencia e principalmente amor e dedicaçao ao trabalho pode´se chegar a um resultado satisfatorio.

José,

Parece que o Matheus está tentando misturar as técnicas dois métodos, talvez dê certo, não sei.

Mas, o enegrecedor não passa de um solvente em spray, que dissolve os grãos de toner e ajuda tornar mais homogênea a camada impressa. Como eu disse, nunca usei transparência e enegrecedor para fazer a transferência térmica, talvez o enegrecedor afete a estrutura do toner dificultando a transferência pelo ferro, e as transparências comuns não aguentam a temperatura do ferro, começam a derreter. 

Eu diria aos colegas que pesquisem, procurem apostilas e vídeos na internet, e pratiquem em suas garagens, anotando o material usado e as condições de cada teste assim como os resultados (método científico) assim quando atingir o resultado esperado poderão refazer.

Abraço.

olá amigos aproveitando esse assunto, sempre o pessoal do lab muito pro ativo , vc´s sabe algum tutorial (sem ser o do renato) que mostra para a finalização da placa impressa, a parte de cima com as legendas e tambem com a aplicação do verniz bi-componente, pois ja fiz placas com tecnicas de termo transferencia funcionou perfeitamente e tambem a de foto revelação igual a do renato e ficou show, mais gostaria de fabricar algumas peças mais com um acabamento proficional.se alguem tiver algum video ou dica !!!!

abs a todos,

fabio,existemas tintas da fastpcb,easypcb,que são para mascara de solda e mascara de componentes.

colega Wiechert,como voce corta as suas placas?

José,

Usava a Dremel, mas faz muita sujeira (pó) razão pela qual corto com arco de serra e deixo a Dremel pra fazer algum acabamento e para a furação, prefiro usar o arco de serra (tico-tico) do tipo usado por ourives.

Primeiramente quero agradecer ao Wiechert, trabalho muito bom eu sou seu fã, porém como o Fabio falou, alguem conhece algum tutorial para fazer com o método do Wiechert? 

loris procure no google por videos da fastpcb,ou da easypcb.

 

Wiechert,vi um video de um camarada cortando fenolite com ghilhotina de cortar papel???

Será que da um bom acabamento?

Nunca tentei, mas pra fenolite é bem capaz de funcionar. Agora se tratando de placas de fibra de vidro não deve funcionar.

sim esse sistema realmente ira funcionar com fenolite,voce usa qual metodo?

 

Loris veja esses videos,são completos:

Cara não sei, mas esse curso aqui tem bem detalhado, pode te ajudar

Parte1: http://www.youtube.com/watch?v=zS_pje0Fkug

Parte2: http://www.youtube.com/watch?v=luhfcofBPuM

Parte3: http://www.youtube.com/watch?v=jxAGUbCfWbA

Parte4: http://www.youtube.com/watch?v=85cLRvjo1PY   (aqui ele faz o uso da luz negra.

Parte5: http://www.youtube.com/watch?v=m_8YmXqwhpk

Sim, pode seguir esses vídeos, tá muito bem explicado.

Tem mais esses no youtube:

http://www.youtube.com/user/easypcbelectronics/videos

http://www.youtube.com/results?search_query=fastpcb&oq=fastpcb&...

e achei esse muito engraçado... já passei por essa situação e me senti assim... rsrsrsrs

http://www.youtube.com/watch?v=VFW_ay40uXA

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço