Registrar uma Patente de Invenção no Brasil não é dar aos gringos um projeto para ser copiado de graça ?

Outro dia conversando com um amigo que desenvolveu um produto (so não posso dizer o que é ainda) e em breve entrara no mercado, nos deparamos com uma questão:

Registrar uma patente no Brasil é relativamente simples e barata, claro se for direto no INPI, se pegar uma empresa de Marcas e Patentes, vai custar uma boa grana para fazer a mesma coisa.

So que esse registro é apenas aqui no Brasil e não tem poder de garantir nada la fora, até pode ser feito uma pesquisa em outros paises e se não existir nada parecido com a sua PI, pode requerer que isso seja feito la tambem, neste caso, so a pesquisa la fora, antes da patente é bem cara e é em Euro, imagine todo o processo ate garantir que seu produto esteja garantido e não possa ser copiado, vai gastar muita grana.

Agora imagina que uma empresa de fundo de quintal la fora decida copiar o seu projeto, o quanto que vai gastar contratando advogados e abrindo processos la so para impedir essa pequena produção que foi copiada do seu projeto que registrou aqui...

O registro completo de uma PI no Brasil demora entre 5 e 7 anos, ela passa por um periodo de sigilo e depois é divulgada para consulta, ou seja, vc pode ver exatamente tudo o que o cara registrou, texto e imagens explicativas do seu funcionamento, ja que ela deve ser o mais detalhado possivel para poder ser registrado, podendo ser facilmente copiado e reproduzido.

Claro que se depois de 5-7 anos for dada a patente a vc pela invenção pode impedir outros de copiarem o seu projeto, mas parece que na pratica isso não é bem assim, como o Eduardo disse : "No Brasil só umas 3 pessoas conseguiram ganhar dinheiro com patente (inventor de um sistema de injeçao por sopro, da caixinha de leite e do Bina)".

Registrando aqui no Brasil, será que realmente vai impedir outros de copiarem a sua invenção ?

Agora quando o registro é divulgado ele é divulgado para qualquer um em qualquer lugar pegar a sua ideia e poder copia-la, ou seja, não estamos dando de graça aos outros la fora um projeto todo especificado para poder ser facilmente copiado ?

Abraços,

Jota

Exibições: 13001

Responder esta

Respostas a este tópico

Ola Jota

Neste caso, supondo que o mouse é de fato um produto bom de vendas, o que se deve fazer é inundar o mercado o mais rápido possível, pois antes se quer do exame técnico da patente ser realizado o produto já vai estar obsoleto.

O importante não é a patente em si, e sim o fato de vc evitar de ter sua criação questionada quando estiver no auge da sua produção.

Protocolar um pedido de registro no INPI não sai caro é algo em torno de  R$ 100,00, valor que certamente vc já gastou com a telesena. Desde que vc elabore o relatório descritivo e vc de entrada.

Não estou defendendo aqui a ineficiência do INPI, e nem querendo dizer que uma patente equivale a escritura de um imovel, diferente disso uma patente tem de ser transformada em produto e este em sucesso de vendas, há um longo caminho ai.

abços

Discordo em parte.

Uma idéia vale mais que toda a produção de qualquer objeto já desenvolvido e vendido pelo homem. Ela é fruto não de um "relâmpago" de momento, ela é fruto de anos e anos de estudos, observações, experiências e muitas outras coisas intangíveis portanto não se pode pegar uma idéia e achar que se trata de fumaça como a de um cigarro e portanto não vale nada, só porque não se pode segurar uma idéias com as mãos.

Para terem uma idéia: Os transistores MOSFETs foram "idealizados" em 1925, e tiveram que esperar mais de 50 anos para que se pudessem ser desenvolvidos tecnicamente (e como um "maldito produto"...se é que é "só" isso deveria ser protegido...um produto...mais uma vez o interesse de quem pode transformar qq. coisa mas só se for em dinheiro...).

Já pensaram se as pessoas que tivessem tido a "idéia" não a tivessem trazido a público, porque não tinham "proteção"???? Não teríamos o produto. E qual foi o "prêmio" por terem tido esta idéia??? O esquecimento, como 99,99999999999 das pessoas que realmente fizeram alguma coisa de bom para todo mundo.

Mas dos "Ronaldinhos", "Pelés", "Messis" e outros "retardados" (sem ofender os deficientes...) se houve todo dia nos noticiários na sessão de esportes...

Os "homens de verdade" são "enterrados em vida"...e os inúteis são ovacionados como verdadeiros heróis nacionais. Triste fim, para quem se julgam os "animais" mais "inteligentes" do universo...

Guardem, escondam, destruam, mas não entreguem a ninguem se não for lhes trazer benefício tambem, mas compartilhem com quem assim proceder da mesma forma com vocês.

...fui "Bíblico" agora...

Euclides quantos Tomas Edson tiveram no mundo? quantos Eisten? cada um fica lembrado por aquilo que marcou a sua época, pelé marcou a sua época e trouxe felicidade e muitas pessoas, 

acho que cada um no seu quadrado, todos fizeram bem a sociedade em suas respectivas profissões,  mas divido a mesma opinião sua de que devemos esconder o jogo, existem empresas hoje só pesquisando idéias boas para injetar dinheiro e fazer mais dinheiro ainda, e o cara que teve a ideia ganha alguns "milzinhjos" e fica por isso mesmo, unica coisa que ganha é a frustração de ver sua ideia decolando em um avião que não é o seu e indo embora no de outro, deploravel isso mais é a realidade

Imagine passar por isso "só" 3 vezes como eu passei. Desacreditei de sociedade por causa dessas histórias. Enquanto vc. está lá desenvolvendo a idéia (que para mim é o mais importante) e pondo em prática para se tornar um produto (que qq. um pode copiar e ganhar dinheiro a vontade, bastando trocar um rebite por um parafuso...) o pessoal dá tapinhas nas costas, paga o almoço...etc...

Mas quando o produto está pronto, bem feito e funciona....pum!!! chute na bunda...

Olá Euclides

Vc muito pródigo em relembrar os princípios nos deixados por Jesus Cristo, que moldaram o mundo ocidental, transformando os valores de impérios barbaros que existiam  a mais de 100.000 anos em uma sociedade capaz de ir a Lua em 2000 anos.

Pois bem  a lei dos homen é assim.  Uma idéia não é de quem a concebeu e sim de quem a registrou. ( Puro e simplista em demasia , na minha opinião)

A materialzação de algo inexistente vem de uma ligação entre o cosmo e uma necessidade material, algo muito dificil de ser entendido e  legislado pelos homens normais (advogados e políticos). Galileu que o diga ! Salve o Papa,  João Paulo II !

Ca´ prá nós, se todos escondesem seus presentes divinos (idéias geniais) será que teriamos chegados a LUA ? Descoberto a penicilina ? E se Jesus tivesse ficado calado ???

Abços , Na Paz !

Olá Joe.

Concordo com o que você pensa sobre este assunto, pela forma como escreveu.

Galileu venceu uma das instituições mais retrógradas que já existiu (basta ver a Inquisição e os abusos contra crianças até hoje perpetrados e sem que a "devida" justiça seja feita...fora o "segredo" que se mantém sobre estas práticas por um monte de degenerados, que sabedores das benesses que a instituição lhes dá, mais a "matéria prima" para suas "necessidades" existir em abundância dentro daquelas paredes...ou vc. acha normal um ser humano "coibir" sua libido? Acha normal alguma instituição "legislar"  (a favor ou contra) sobre a sexualidade de alguem? Isso deveria ser proibido por lei...um dia vai ser, pode esperar. Para mim "Freud explica"...).

Se Von Braun tivesse "escondido" seus foguetes, muitos inocentes não teriam sido queimados em Londres. A penicilina é quem descobriu Luis Pasteur, ele nem estava pesquisando remédios. Se Jesus tivesse se calado, teríamos outros para fazer o que ele fez (A história demonstra que em todo quanto é lugar no mundo naquela mesma época "pipocou" de Profetas...como hoje "pipoca" na televisão...). Outra: Onde houver desespero, sempre haverá uma "profecia" de que alguem/algo os irá salvar...

Nós devemos é acordar para pensar nas instituições, religiões, seitas e "congeneres" que se apoiam nos problemas e necessidades de quem está desesperado com seus problemas e definitivamente criar mecanismos para que um Papa não se sente em um trono de ouro enquanto existirem católicos passando fome na Africa.

Devemos largar de ser hipócritas e "politicamente corretos" se realmente quisermos acabar com os problemas que ainda assolam a raça humana. Prender e punir (exemplarmente) estes "expertos" é um bom começo.

Abraço para vc. tambem.

Joe.

Não dá para perdoar quem sabe ler e escrever e não toma conhecimento das coisas por preguiça ou desinteresse.

Se somos uma sociedade é porque uma maioria escolheu viver sob uma égide (leis e direitos) e se ainda existem quem desobedeça as leis, esses devem ser levados e tratados como as leis preconizam, Aaaaahhhh...não há leis e as leis não atingem certas coisas??? Corrijam-se as leis ou se criem novas.

Se há objetos que as leis não alcancem (aquelas que a moral e os bons costumes deixam claro, mas que as leis não preenchem...) que o julgamento seja feito sob a moral e os bons costumes, por um colegiado de maiores, casados, bons cidadãos e pagadores de impostos e que cujo nome nunca tenham sido manchados, não tenham denuncias contra sí e nem conhecimento , parentesco, amizade ou moradia próximos dos acusados (isso me soou xiita agora...).

Até a próxima.

Olá Euclides

Confitos mortais existem até mesmo entre instituições que prezam por valores não materiais como ciencia e religião.

O foguete inventato pelos chineses, projetado para viagens espaciais pelo russo Konstantin Tisiolkovisk, saturno V contruído pela industria aeronáutica norte americana impulsionada pela invenção de Santos Dumont, e gerenciado pela equipe alemã de Von Braum , levou a humanidade a um salto no passo de Neil Armstrong em 1969 da era cristã. O importante é a soma de conhecimentos que levam a um avanço tecnológico e não uma tecnica isolada.

Os ensinamentos deixados por Jesus em João 15," Amai-vos uns aos outros como eu vos amei" se mostram mais eficientes dos que o da lei de talião 

para a solução de conflitos.

Ou Não ?

Não concordo em vc comparar jesus a profetas endinheirados que polulam pelos seculos e agora pelas TVs, Jesus teve a vida como exemplo e morreu pela sua causa, qual deles que vc conhece faria isso ?

Não me considero politicamente correto, vivo em um pais onde o povo venera politico que rouba merenda escolar de criança faminta , que rouba remédios de velhinhos em posto de saúde, não assisto futebol e e nem novelas na TV.  Enfim não curto nada disso.

Abços Na Paz !

Concordo plenamente com você.

Meus Caros,

muita coisa já foi dita aqui, queria apenas complementar a informação com um aspecto que é favorável para o desenvolvedor brasileiro. Já foi dito que a patente é concedida em determinado país, ou região. Vocês já se deram conta que a direção inversa do que foi levantado aqui também é verdadeira? Sim. Em determinadas situações, podemos tranquilamente copiar as patentes deles, pois aqui são consideradas de domínio público.

Se acaso você viu uma patente estrangeira de uma invenção fantástica e essa não foi patenteada no Brasil e a empresa não fabrica por aqui esse produto num período de até de uns dois anos após o depósito da patente no estrangeiro, você pode copiar e produzir e vender essa invenção por aqui e provavelmente nos países onde essa invenção não foi protegida. 

Por isso, quando se começa um projeto novo, é sempre bom e saudável pesquisar as patentes internacionais no ESPACENET (banco de dados de patentes de muitos países, inclusive do Brasil) e levantar o que seria o estado da arte da coisa. Aí, se interessar, e não houver depósito no Brasil, você pode até copiar a parte que te interessa. O outro lado é garantir que o seu produto não sofra problemas ou até impedido depois de lançado, por utilizar partes já patenteadas.

Por outro lado, o pessoal está redigindo a patente de forma cada vez mais genérica, contando assim o segredo sem contar de fato o que realmente é. É bem diferente das patentes mais antigas onde era especificada a invenção até o mínimo detalhe, mostrando os esquemas elétricos, as medidas dos parafusos, materiais das caixas, etc. Isso, nas patentes novas já era!

Já falei demais!!! Um abraço para todos.

Henrique

consulte sempre um engenheiro eletrônico

Henrique. Isso sim é informação relevante. Os ricos tem mais é que fornecer subsídios para que os pobres pelo menos tenham alguma chance.

É isso ai Henrique, o inverso tambem é verdadeiro, pode pesquisar o que os caras registram la fora e copia-lo aqui sem problemas, ja que a grande maioria das patentes tem alcance apenas no pais onde foi patenteado.

Inclusive pode pegar um projeto todo especificado de la, alterar poucas coisas e dar entrada no INPI daqui, ninguem tem obrigação de fazer uma pesquisa mundial antes de patentear por aqui e como os 2 não são exatamente iguais, deve ser aceito sim.

Acredito que deve ter muita gente fazendo isso...

Voltando ao problema do meu amigo em relação a patentear ou não seu projeto ficticio do mouse de dedo, ainda fica a pergunta :

Realmente a maioria daqui acha que não vale a pena e o melhor é esconder o jogo e vender assim mesmo sem patente ?

E se por acaso, ele lançar o produto e por ventura alguem resolve entrar com o pedido de uma PI depois que ele ja esta vendendo e registra o que seria um projeto bem parecido.

Este mesmo aproveitador, com esse pedido em mãos, pode impedir meu amigo de continuar vendendo o seu mouse de dedo ja que este não foi patenteado por ele e sim por um espertinho que se aproveitou da situação mas que detem pelo menos o pedido da patente e se for aceito depois de 5-7 anos, a patente em si.

Acredito que isso deve acontecer muito na pratica e certamente o INPI esta abarrotado de pedidos para serem analizados, so pelo tempo de demora dessa analise que pode chegar facil aos 7 anos da para ter uma ideia da quantidade de pedido ou da pequena quantidade de pessoas trabalhando nessa analise.

Não é a toa que muitas empresas registram de tudo, é so fazer uma pesquisa por uma palavra comum no site do INPI que vai ver que ja registraram praticamente tudo, ou seja, na pratica, não pode fazer uma coisa simples que pode aparecer um cara qualquer dizendo que isso ja esta patenteado e o impedir de fabricar e comercializar.

Alguem aqui é a favor e ve vantagens de registrar um pedido do produto utopico, mouse de dedo, no INPI, detalhar o projeto, como é exigido pelo INPI, não importando se esta dando ideias para outros daqui e la de fora para fazerem o mesmo ou parecido  ?

Abraços,

Jota

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço