Utilização do opto-acoplador 4N25, alguém já obteve sucesso?

Olá pessoal,

Fiz uns testes utilizando o opto-acoplador 4N25 entre o Arduino e um drive equivalente ao BigEasydrive, mas não obtive sucesso ainda.

As ligações que utilizei está no anexo.

Se algum colega tiver uma solução para essa ligação entre arduino e drive e desejar compartilhar, ficarei agradecido.

Milton Vilela

Exibições: 3640

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Milton,

Quais os valores para R1 e R2?

Olá Jonatas,

Os valores que utilizei foram:

R1 = 330Ω e R2 = 10kΩ

Agradeço pela sua atenção,

MIlton Vilela

Caro Milton,

sem maiores detalhes fica difícil te ajudar. Além de ter que dimensionar corretamente os resistores, como o Jonatas já apontou, a baixa velocidade de operação pode ser uma outra limitação do 4N25 . Se for para transmissão de dados, é melhor usar os da família 6N135 ou 136 para 1 Mb/s ou 6N137 para 10 Mb/s.

Abraço.

Henrique

consulte sempre um engenheiro eletrônico

Olá Henrique,

Eu fiquei com dúvidas quanto à velocidade limite do 4N25 e com base na sua informação, vou comprar o 6N136 para testar.

Essa foi uma boa observação.

Até +,

Milton Vilela

Retire todos os resistores e faz uma tentativa.
Assim funciona.

Olá Almir,

Vou testar sem os resistores também, entretanto, como preciso que a velocidade seja alta, vou testar o 6N136 sugerido pelo Henrique.

Até +,

Milton Vilela

Caro Milton, 

qualquer que seja o acoplador, o melhor mesmo é utilizar os parâmetros do manual para calcular os valores de resistência, etc. Dá um espiada na tabela abaixo:

Os parâmetros que nos interessam são Vf e If. Você pode notar que Vf típico é de 1,3V para If = 50 mA. Ou seja, no circuito que você nos mostrou, If = Vinput - 1,3V/R1 => R1 = Vinpu - 1,3/If.

Se If = 50 mA e Vinput = 5V => 74 Ohm.

Se utilizar 10 mA para If, R1 aprox. = 370 Ohm, o que é próximo ao valor que você utilizou, nessas condições. Você precisa recalcular se suas condições forem diferentes.

Obs: Como o 4N25 é de tecnologia um pouco antiga, como regra geral, utiliza-se uma corrente de LED de 20 mA para que ele funcione corretamente.

Se você consultar o manual, a corrente máxima no transistor de saída em uso contínuo é de 50 mA. O resistor que você está utilizando está de bom tamanho.

Atenção! Quaisquer que seja a corrente utilizada, é necessário que o outro lado, o que gera Vinput possa fornecer essa corrente sem riscos. Nunca utilize o acoplador sem resistor, pois pode pifar uma porta do seu processador, ou de outro componente que você estiver utilizando. Se não pifar, pois alguns têm proteção contra sobre corrente, pode estressar o componente e diminuir sua vida útil. Sò pode utilizar, se o processador tiver portas próprias para isso!

Abraço!

Henrique

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço