Galera to com um exemplar do z8400 aki, mas como ele é mto antigo e sou meio novato em microprocessadores, nao consegui intender bem o datasheet nem achei bons artigos sobre ele/p>

entao resolvi recorrer a vcs aki do lab, sera que algm tem algum projeto ou algo que possa me mandar para eu começar a iniciar meus estudos com o z8400? tem algo q eu possa fazer para que ele interja com o arduino??

Exibições: 280

Responder esta

Respostas a este tópico

O Z80 foi o primeiro processador que conheci, programava em assembler no MSX, foi mto bom.

No entanto para os dias de hj não seria uma boa começar com ele, eu acho.

Começaria com os Arduino (Atmega), PIC ou 8051. 

A grande vantagem dos 2 primeiros é justamente a falha da familia Z80: informação.

O Z80 foi um ótimo processador, gerou toda uma geração de jogos do tipo ARCADE, alem do MSX. Mas teve sua época e as documentações não tem o conceito de "software livre" como no caso do outros 3 que citei (mais o Arduino).

Enfim, recomendo vc comprar um Arduino UNO para começar. Se a questão maior for o valor vc pode optar por um do tipo Garagino.

Salvo o z8400 ter alguma vantagem que desconheço sobre o z80.

poiseh cara eu tenho 2 arduino aqui e sei programar relativamente bem os dois, só que achei um z8400 intacto no meio de uma sucata e queria dar um destino bacana pra ele

O que mata é que o Z80 executa programas em eprom ou RAM dinamica externas.. Ele não tem memoria flash. 

Justamente a memoria flash interna foi o grande degrau tecnológico que permitiu a evolução rápida da programação.

Vc teria que fazer uma mega montagem e programar Eprom... Até existem flashs paralelas compatíves, mas... Não teria porque fazer isso. O "poder de processamento" dele é inferior ao de um UNO.

 

mas será que eu não poderia usar ele como acessório do arduino?? so pra aprender ou utilizar a flash do arduino nele; sei la gerando instruções de acordo com programa em c, em 10mhz??

Acho difícil achar alguma coisa para uso dele, já olhou no google, tem nada para esse Z8400

bemmm complicado, tentei dar uma estudada na arquitetura, mas como não sei mta de engenharia de computação ficou complicado, mas oq me deixe esperançoso é que ele já foi vastamente utilizado e é mto histórico, por exemplo, msx, atari e varias otras coisas utilizaram ele.

Bom, é assim, o motivo porque temos tantos equipamentos com microchips hoje, é justamente porque melhoraram, no sentido de facilidade de implementar projetos com os "novos" microprocessadores, até aqueles "sensores de presença", usam hoje um ATTINY25, esses processadores eram muito complicados para se desenvolver.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço