Olá, pessoal.  Estou buscando ideias para a montagem de um rotor de azimute e elevação para operação via satélites.  Em princípio, estou buscando informações sobre motores de passo. Preciso saber sobre a força exercida pelo vento, se o rotor é capaz de "segurar" o torque do vento em momentos axiais.  Para elevação, poderia usar tanto um rotor, quanto um braço hidráulico.  O que este último me parece ser mais interessante.  Espero poder desenvolver com o Arduino.

Quem puder contribuir com a ideia, agradeço.

Exibições: 2638

Respostas a este tópico

Olá  Leandro

A melhor solução na minha opinão, em se tratando de antenas direcionais para VHF e UHF, é vc utilizar o rotor para azimute baseado em coroa e rosca sem fim, e um atuador linear para a elevação tipo o de macaco eletrico.

aqui tem algumas dicas sobre servomotores http://labdegaragem.com/forum/topics/montar-um-girocam?xg_source=ac...

abços

Entendo.  Porém a idéia é simples.  Preciso de precisão.  Isso consigo com o motor de passo.  É muito crítico "acertar" o satélite.  Por isso, preciso iniciar na rotação com precisão.  Depois, com o sistema hidráulico para a elevação.  Lembrando que o sistema de antenas,m sofrerão a ação dos ventos, o que criará uma força que tentará girar o motor de um lado para outro.  Por isso o sistema tem que ser auto-travante.

VHF e UHF , não necessitam de tanta precisão 8 bits bits é suficiente.

coroa e rosca sim-fim são auto travantes.

De uma olhada por aqui

http://www.dxzone.com/catalog/Antennas/

Olá. Já vi na net uma idéia que utiliza um sistema mecânico de elevar vidros de carros. O mecanismo tem uma meia-lua dentada. Dá uma busca. Se eu achar de novo eu posto aqui.

Ola Nilton

Muito boa esta idéia!  ja fiz um comentário aqui no LDG sobre estes motores mas neste caso tb é muto oportuno pois é um caso típico de posicionamento,exatamente para onde estes motores são perfeitos.

o link é este

http://labdegaragem.com/forum/topics/motor-dc-de-vidro-eletrico-mab...

e a potência é suficiente para a aplicação do Leandro.

Valeu pelas docas, pessoal.  Tenho que desenvolver o software que irá se comunicar com um PIC.  Espero microcontrolar todo o sistema a partir de um software.

Obrigado.

Compartilha com a gente a experiencia depois. Valeu.

Ola Leandro

Como mais uma dica, um software para rastreamento de satélites bastante intuitivo e que fez muito sucesso entre os radioamadores na decada de 90 foi o FODTRACK(LINK),  usa a porta paralela dos antigos PCs um conversor D\A, amplificador op, potenciometros como encoder e reles para exitar os motores de elevação e azimute de uma olhada na pagina do Ludens, valerá a pena !

abços

Valeu a dica.  Atualmente, o software que tenho usado é o orbitron, que além de rastrear, faz cálculos para as possíveis rotas e horários de passagem.  Além disso, ainda possui controle de rotor e também tem informações sobre cada satélite selecionado.  Pode ser carregado uma TLE onde você escolhe o tipo de satélite a ser rastreado: Weather, GEO, Amateur, Military, etc.  Nas informações dos satélites, tem dadod de uplink e downlink.  Muito bom.,

Olá Leandro

Vc tem o protocolo dos comandos do Orbitron para o rotor ?

Estou tentando com o produtor do programa.

Olá Leandro, estava pesquisando justamente sobre rotores de az-el e achei seu post, conseguiu mais algum avanço? abraços.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço