Pessoal, estou finalizando um pequeno projetinho na área de máquinas elétricas. Estou com uma dúvida em linguagem. Infelizmente não conheço muito C mas estou tentando estudar.

Estou tentando pegar os dados de um motor de 2KW (correntes e tensões) e disponibilizar para usuários que tenham acesso à internet. Teoricamente é uma coisa simples, mas sem muitos conhecimentos em C fica difícil.

Resumindo: O motor está em funcionamento constante e entro em uma página na internet e acompanho as correntes e tensões via as entradas analógicas (não me interessa atuar). A parte de montagem, tá tranquilo. O que pega mesmo é a lógica. Tenho o arduino UNO + Shield Ethernet. Preciso de mais alguma coisa?

Peguei alguns códigos aqui e estou tentando fazer as adaptações, mas dá erro em certas partes. Se alguém puder dar uma luz, agradeceria.

Exibições: 7736

Responder esta

Respostas a este tópico

Você ja está gerando um tensão entre 0 e 5v nas entradas analógicas??
você pretende acessar a página pela rede externa certo??

Provavelmente irá usar o ethernet shield no modo server, com o qual o client conecta e faz o request das entradas analógicas. se quiser me manda uma msg via chat q te ajudo facinho ou então conversamos por aki pra galera poder ajudar e tbm se beneficiar com isso. Bacana seu projeto

É melhor por aqui mesmo. Assim o pessoal que precisa de algo parecido também possa ser ajudado.

Sim, pra falar a verdade o que chega nas entradas é a saída de um transudutor de 4 a 20mA. Colocando um resistor em paralelo de 250 Ohm, me dará uma tensão de 1 a 5V.

Pode ser uma rede local ou internet. O que for mais simples. O Arduino ficará ligado no notebook via ethernet shield. Coletar os dados até me parece simples, acredito que o mais complicado é enviá-lo para um local e ter disponível a consulta dele a qualquer momento.

Luiz, te add como amigo. Olha só. Os dados chegam e aparece na serial. A ideia é jogar eles em uma página em http e esta página não precisa ficar disponível na internet, somente em uma rede interna local. Meu notebook ficará como servidor, se assim for mais fácil.

Vou alterar o IP e o MAC desse camarada. Só acho q está faltando algo, pois o código da uns erros qnd tiro os comentários das partes que envolvem o servidor.

Pode dar uma luz?

 

Segue o código .ino em arquivo.

Anexos

"coletor de dados via http ou PHP"

Acho que você precisa primeiro entender o que são essas duas coisas:

http - Protocolo de Transferência de Hipertexto

php - é uma linguagem interpretada livre

ref: wikipedia 

Vou dar uma estudadinha mais nisto. Infelizmente são ferramentas que não tenho conhecimento, mas vou precisar delas. Obrigado.

As pessoas que acompanham os dados pela página web, fazem-no numa rede local? Só num PC ? ou pela internet?

Se é para monitorizar "online" os valores que descreveu, terá de o fazer utilizando a técnica AJAX.

Se o arduino estiver conectado a um computador, não precisa de qualquer shield.  Pela porta USB(série) essa monitorização é possível!

Tem de criar uma página em html, criar o AJAX (javascript) que de X em X milisegundos  chama uma página feita em PHP onde aí pelo comando FREAD , terá acesso aos dados que constam na porta série e devolver os valores por AJAX para o HTML criado...

Para fazer isso terá de "investigar" para perceber o conceito de cada coisa que descrevi.... se quiser eu dou-lhe o skype e aí poderei fazer uma página de exemplo para melhor entender....

Eles utilizarão na internet. Por exemplo, eu com um celular que tenha internet, gostaria de ver esses dados. Pode ser rede local também, caso seja mais simples. A ideia do trabalho é mostrar a facilidade que se tem de coletar os dados sem precisar estar em contato direto (via cabos). Por exemplo, estarei em uma usina ou em um laboratório e posso coletar os dados dos experimentos sem precisar colocar os instrumentos, pois o sistema de coleta com o arduino já está montado.

Para disponibilizar na rede você pode utilizar serviços como Cosm (https://cosm.com/) ou Thingspeak (https://www.thingspeak.com/)

Supondo que você ja tenha o modulo de aquisição o seu trabalho é só implementar um aplicativo cliente. Ambos serviços tem documentação nas mais diversas linguagens 

Já que o arduino esta ligado a seu computador, voce poderia enviar os dados utilizando a porta usb, e utilizar o computador como servidor (pelo apache por exemplo) e criar um pagina php para aquisiçao dos dados via serial.
Depois disso faça oque o Nelson disse, crie um codigo em javascript para a atualizaçao desses dados.

Isso :)

Beleza...preciso somente de um start de como fazer isso pelo USB...não sei como..vou tentar todos os caminhos possíveis.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço