Alguém já conseguiu disparar um triac com arduino? fazer um dimmer por exemplo!

Exibições: 15497

Responder esta

Respostas a este tópico

 

Olá ! Julio

 

Existem dois tipos de drives opticos (isoladores) para Triacs os com detectores de passagem pelo zero e os sem detector. Para o caso de projeto de um dimmer é melhor os sem.

Vc pode projetar  um dimmer com potenciometro usando um diac ou uma pequena lâmpada neon, neste caso sua unica preocupação será com uma constante RC.

Para o caso de utilização de microcontroladores existe a necessidade de sincronizar o processamento com o 60HZ da rede elétrica afim de que possa controlar com precisão o momento dentro do ciclo da senóde  de ligar  o TRIAC.

abços

 

Joe Nova

A grande diferença entre um dimmer analogico feito com potenciometro, diac e triac, e um dimmer digital feito com microcontrolador, 4n25, moc e triac esta basicamente no modo de controle, no analogico voce so consegue controlar 50% da carga, ou seja, voce pode disparar o triac do inicio ate o meio da senoide aonde temos a tensao de pico, se nao dispararmos ate nesse ponto ele nao sera mais disparado, ja o digital se quisermos disparar o triac com a senoide quase acabando, podemos fazer isso facilmente.

Tem também este projeto aqui.

http://www.elektronika.ba/617/ir-light-dimmer-v1/

Só cuidado com a gravação desses pic.

Precisa tomar cuidado para não perder a calibração deles.

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-pic-12f675/802315

A vida as vezes pode ser bastante complicada. Não bastasse eu ter confundido os terminais do TRIAC, fiz as devidas correções na placa de CI padrão, e o troço não funcionou. Revisa todas as conexões, tudo ok, tira o MOC pra testar na protoboard, e o bichinho estava estragado. Não tá fácil pra ninguém.

Então. Quando for tratar com "bichinhos manhosos", antes de monta-los direto no circuito tem que testa-los um-a-um (como é feito nas "empresas sérias" que existem por aí...), uma vez tendo um circuito capaz de testa-los facilmente se houver dúvidas sobre estarem ou não funcionando: Teste!

Comprei um drive de motor de passos outro dia, testei-o (já veio com o motor montado, só faltava por no Vcc e GND). Funcionou bonitinho. Numa segunda tentativa ele "parou"...

Fui a cidade e já comprei 2 "suspeitos" de cada tipo: TIP 122, regulador de tensão...o LM339, não comprei porque tava "caro"..."Eeeeeeeeeeeeehhhh....vai que"...como diz a propaganda...

Desmonta todos os TIPs 122...testa no multímetro: Nada! Estavam bons.

Desmonta o Regulador de 5V....Monta um circuitinho para testar o regulador (capacitor na entrada e na saída), Solda o regulador nuns pinos e põe na proto...liga "a força" ....péééééééiiiiiiiiiiimmmm....nada...estragado.

Monta os reguladores comprados...liga a força..."bão"...

"Toca" a soldar os TIPs e o regulador...

Testa o drive...Jóia!!!!

Dá trabalho...mas vale a pena.

Boa sorte.

Olá  Amigos

Meu pai diria para o Luis.o urubu é preto para todo mundo..rsrsrsrs

Minha mãe costuma dizer, que a alegria no nascimento compensa a dor do parto.

E ai só nos resta concordar com o Euclides, VALE A PENA !

abços

Olá tudo bem?

Tenho uma duvida, eu consigo fazer um Dimmer com MOC3021 + BTA12-600 porem sem o tal do zero-crossing?

Meu problema é portas disponível no Mega para tal função.

Fiz uns testes de acordo com a imagem que o amigo Joe Nova postou aqui nas repostas, porem, sem resultado, só esta fazendo a função On/Off e não dimerizando.

Se alguem puder dar uma luz agradeço!

Abraços

Tiago. O mega não tem portas suficientes para isso????

São 6 portas para interrupção de pinos...

Não dá?

Euclides, tudo bem?

Agradeço o retorno rápido!

Então, o projeto que estou rodando aqui já esta no gargalo de portas, e não gostaria de ter que usar outro arduino (slave) para esse controle.

Na verdade preciso controlar 10 Dimmers, e só tenho essas 10 portas PWM liberadas para uso no meu projeto. E as outras portas digitais/analógicas já estão em uso.

Por isso minha pergunta, se teria como fazer sem esses pedidos de interrupção. (Inclusive já estou usando 4 nesse projeto).

Abraços

Na realidade dá prá fazer sim, somente com uma interrupção. A interrupção é para marcar o zero, então só precisa de uma. O código para gerenciar dez dimmers simultaneamente terá que ser implementada dentro da função zero, mas não tem muita dificuldade, não.

No meu blog tem uma série de posts sobre TRIACS, controle de potência etc: http://automatobr.blogspot.com.br/2013/05/controle-de-potencia-em-c...

"Guru" Mauro, muito bom... 

Vou ler seus artigos, com certeza deverá resolver meu impasse aqui...

Agradeço a ajuda desde já!

Abraços

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço