OLÁ PESSOAL, FIZ O EXEMPLO DO TUTORIAL PARA COMUNICAÇÃO COM SCADABR MAS NAO UTILIZEI RS485 NA CAMAMADA FISICA E SIM O MODULO APC220, NÃO DEU CERTO SEGUE PRINT DAS TELAS DE ERROS, WATCH LIST E CONFIG DO DATA SOURCE.

Exibições: 2181

Responder esta

Respostas a este tópico

de acordo com a figura todos os escravos com ID=1,  vc tem que dar uma Id diferente pra cada escravo, com todos iguais,lógico que vai ter conflito. Outro caso, cada escravo deve ter um valor de offset:

escravo 1 offset= 0

escravo 2 offset= 1

e assim sucessivamente.

Na faixa do registro coloque registrador holding

Caso for não use a IDE 1.0 esta IDE não é compativel com o codigo modbus que temos tem que usar a IDE 0.23

Bem faça esses teste e veja o que dá...

Grande abraço

assita esse video que explica o codigo:

http://labdegaragem.com/video/tutorial-scadabr-parte1

Olá ,

 

Sugiro fazer testes com apenas uma "tag" , assim primeiro você certifica sua comunicação.

Use um snifer (Escuta serial) para saber o que o supervisório está mandando para o hardware e vice versa.

ok,

 

Jackson

 

VOU FAZER OS TESTES E POSTO OS RESULTADOS...

ai pessoal fiz os testes que voces me passara e descobri os erros,

1 o offset estavao errados como o adriano havia dito e depois um erro no meu circuito na protoboard terminava de ferrar com tudo, mas em fim funciono perfeito na usb mas com o modulo apc220 nao rola vou testar outras velocidades pra ver se é algo do genero..... obrigado pela atenção ....

Yuri,

qual motivo de vc ter usado o  MODULO APC220? Algo especial?

o pessoal confundi muito modbus com rs485, modbus é um protocolo de programacao (maneira com que os dados sao enviados, seguindo umm datagrama normalizado etc), RS485 pode fazer varios tipos de comunicacao, sua unica vantagem esta no meio fisico em que se permite usar par trancado a uma distancia de ate 1200 metros com uma taxa de velocidade de ate 1.5Mbit/s, em comparacao a profibus usa mesmo meio fisico e pode atingir os 10Mbit/s

 

em uma rede modbus voce tem o baud rate, stop bit, paridade,ID  dispositivo que voce ira ler e escrever, cada dispositivo possui o seu ID, os offset servem para voce especificar o byte,word, boolean, o que voce deseja ler, ou escrever,

 

usando a biblioteca modbus master ja fiz o arduino comunicar com o scadabr tuilizando porta COM(serial) em 2min, é muito simples, é que a maioria das pessoas quer fazer sem ao menos entender o que esta fazendo, sem ler a base do conteudo, se vao trabalhar com modbus, perca 30 min ou 1 hora que seja e leia sobre modbus rtu, modbus tcp, o resultado final é muito bom, é o objetivo, porem saber o que esta sendo feito é melhor ainda pq uma vez aprendido nao se esquece jamais, os anos passam e mudam-se a forma de fazer mais o conceito é o mesmo.

Alex a gente já trababalha com comunicação modbus rtu, já há algum tempo.Mas confesso que os pormenores do modbus não conhecemos tanto..saber como devemos comuicar o modulo apc220 com o scadabr é o ponto de interesse.

tambem tenho interesse nisso, afinal todo dia estamos aprendendo algo.

optei pelo apc220 porque vou coletar os dados em uma sala com rs485 e modbus, sao dados coletados de inversores, mas esses dados serão processados em outra sala mais distante, em um supervisório no scadabr mas ele terá outros dados a serem analisados também em distancias variadas, hai o uso do modbus no meio físico apc220.

ao amigo  Alex Sander de Souza Pereira não entendi sua mensagem, sei que muitas pessoas tem preguiça de ler e tal querem tudo mastigado mas te garanto que não é o caso apesar da dificuldade ate de interpretação da minha parte....

me le leve a mal yuri, sei que não é o seu caso, mais vejo muita gente aqui no site querendo tudo mastigado e nao corrente atras do objetivo maior, o conhecimento. me add ai alex_sander_2011@homail.com.br para trocarmos mais informacoes.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço