Pessoal, criei esse tópico pra fazer uma discussão e trocar conhecimentos com todo mundo que conhece - ou não - o RaspberryPi.

Raspberry Pi é um computador do tamanho de um cartão de crédito desenvolvido no Reino Unido pela Fundação Raspberry Pi. Todo o hardware é integrado em uma única placa. O objetivo principal é de estimular o ensino de ciência da computação básica em escolas. A Fundação Raspberry Pi começou a aceitar pedidos do modelo de US$35 a partir de 19 de fevereiro de 2012.

O computador é baseado em um system on a chip (SoC) Broadcom BCM2835, que inclui um processador ARM1176JZF-S de 700 MHz, GPUVideoCore IV, e 256 Megabytes de memória RAM. O projeto não inclui uma memória não-volátil, como um disco rígido, possuindo uma entrada de cartão SD para armazenamento de dados

Escrevi um post um pouco mais detalhado no meu blog sobre o assunto (http://controlaut.wordpress.com/2013/02/04/raspberry-pi/), portanto não vou me aprofundar muito aqui.

Algum de vcs já conhece essa ferramenta? Conhece algum revendedor bom no Brasil? 

Henrique Doria

http://controlaut.wordpress.com/

Exibições: 2028

Responder esta

Respostas a este tópico

Na Farnell tem, no Mercado Livre também.

Peguei uma emprestada com uma amigo durante o Carnaval. A minha ideia é testá-la como Media Server da minha TV. Vamos ver no que dá.

Seria uma boa cursos no youtube como tem do Arduino, mas sobre o Raspbarry.

Dificil ter um curso de raspberry como tem do arduino pelo fato que o raspberry é um computador complexo, nao um microcontrolador.

Basicamente um curso de Linux(debian) ja é o suficiente pra dominar o Raspberry... De resto, controle de GPIO pra quem vai mexer com robotica.

Caros Amigos

    Eu comprei o meu "raspi" em setembro do ano passado e andei estudando ele um pouco.

    Bom como ele utiliza um microprocessador ARM, não é tão simples assim como o Wagner comentou, pois como a arquitetura é diferente o kernel do linux e todos os programas que fazem ele funcionar devem ser compilados para este tipo de arquitetura (cross-compilação).

    Quando comecei estudar o mesmo também fiquei meio perdido assim comecei a procurar e encontrei um blog do "Sergio Prado", vamos dizer que o cara é o papa do linux embarcado no brasil, quem quiser aprender mais sobre o raspberryPi de uma olhada no site dele:

http://sergioprado.org/raspberry-pi/

    Também existe uma publicação mensal em inglês totalmente relacionada ao raspberrypi, muitas informações vale a pena dar uma olhada;

 www.themagpi.com

    Tenho muito interesse nesta área, tanto que em março vou fazer um curso com o próprio Sergio Prado de linux embarcado, assim gostaria de compartilhar conhecimento e desenvolver projetos em equipe.

Quando eu disse que um curso de linux é suficiente, eu disse no âmago da coisa: saber usar gcc e compilar sources que porventura nao tenham pre-compilados no Raspbian. Make installs da vida :P

Nada que quem usa linux "pre-ubuntu" ache complicado, ehehhehe.

Fora a GPIO própria*(e que, engraçado, ja tem pacotes pre compilados pra usar ela no Raspbian), um "curso de raspberry pi" pouco se diferenciaria de um curso de Linux pra usuarios avançados, porque Linux é Linux, rodando em pc x86 ou em torradeiras com microprocessadores :P.

Usuarios comuns só vao ligar um teclado, um mouse e uma TV(ou monitor HDMI) e simplesmente usar o browser, os players de video, etc...

*Essa parte é interessante pra quem quer controlar robos e ler sensores diversos

muito bom esse site http://sergioprado.org/raspberry-pi/

agradeço.

Pessoal, um dos criadores da Fundação RaspberryPi esteve no Brasil durante a Campus Party, e falou sobre a criação desse dispositivo:

Rolou uma palestra na Campus Party tbm, que eu achei super interessante: Construindo Robôs com Java, RaspberryPi e Arduino. Preparei um post pro meu blog sobre isso: http://wp.me/p2ZLZB-aF

eu ja tinha assistido, o cara da palestra é meio doido.. tipo eu. hehehe

Ja to seguindo ele no twitter e esperando as novidades dele sobre o raspberry que ele vai lançar no canal do youtube.

HAHA sim, ele é super xarope. Mas ele é bem legal. Tbm to seguindo ele no twitter. Pelo que eu vi, uma das aplicações mais úteis ao "Raspi" é usá-lo como um servidor mesmo. Em conjunto com algum microcontrolador, parece que é possível fazer coisas grandes.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço