Olá galera, tô pensando seriamente em montar uma "capsula robô" na qual seria enviada ao espaço. Muito simples, um arduino, um shield de GPS, uma camera pra filmar o voo e paraquedas. Alguém aí tem idéias a sugerir, ou quer participar do projeto mais diretamente?

Exibições: 5624

Responder esta

Respostas a este tópico

Vi uma vez, naquele programa do DISCOVERY CHANNEL, chamado Ciencia em Casa, em que eles fizeram varios foguetes com açucar, e tinha uma potencia impressionanente.

Não lembro muito bem os materiais, mas era bem simples e não gastava quase nada.

Era Açucar refinado e nitrato de potássio eu acho, sei que os combustiveis sólidos são 100 vezes mais eficientes.

será que vc me consegue um link? video ou algo do tipo desse programa, não estou encontrando

Bem vamos a algumas ideia, 

Sobre rádio frequência -  Vc sabe q pra ter um transmissor dessa distancia vai uma certa potencia, ou seja isso ia ter q ter alimentação, pois vc precisa muita potencia e ambos os lados. TX RX Foguete e Base, imagino q pra 200 KM vc vai precisar de uns 50W de potencia o que ira precisar de uma fonte de + - 100W Como ia gerar essa energia ? Sobre a frequência ou montar ele nao é muito complexo. imagino q a melhor frequência pra isso é em UHF.

Sobre o foguete - Ja pensou em usar Hidrogênio ? Parece loucura? deixa explicar.

Tenho um gerador de hidrogênio instalado no meu carro faz uns 2 anos e funcionando muito bem.

Vamos ver o pq falo em hidrogênio, com + - 1 litro de aguá consigo tirar uns 1000 litros de Gas HHO (2X Hidrogênio  1X Oxigênio ) o hidrogênio se não me engano ele é mais leve q o hélio pode usar ele pra subir com o balão, depois q ele ta la encima esse mesmo HHO ja é um super combustível com oxigênio   Sei que pra gerar 50 litro de HHO precisa de + - 60W ou seja a mesma potencia usada para o transmissor.

Apenas uma ideia talvez seja útil ? Precisa amadurecer muito ainda !

Acho que não seria necessária tanta potência de transmissão. Pra vc ter uma ideia, pra NASA se comunicar com o robô Curiosity em marte, eles usas um TX de 10W...em UHF...meu maior problema é que eu transmitir em qualquer frequência preciso de aprovação da Anatel, tenho de fazer a prova de radioamador...ela é bem fácil...só eu tenho de ficar limitado 2 anos numa categoria que num posso usar muita potência e nem usar satelites...Quando ao hidrogênio estou vendo a possibilidade...

Danilo,

Só de Curioso...

Se vc Usar mais Watts que sua categoria permite... em uma frequência que não atrapalhe... ou em uma areá isolada...

Niguem vai saber né?... rsss

kkkkkkkk não...mas a graça é todo mundo ver e ouvir em tempo real...então eu jogo na internet por streaming

Tem o detalhe te direcionalidade de sinal, com 100W de consumo (50W de potencia de transmissão) vc nao precisa direcionar antena alguma. Agora se conseguir sintonizar uma antena direcional (20W de consumo) 10w de Transmissão é o suficiente.

Sobre o fato de registro pra usar RF vc tem alguns problemas.

Vc só ganha autorização pra usar em um ponto fixo em terra, e acho q não em frequência de UHF apenas em faixa do cidadão AM/FM,e com potencia limitada de alguns W ao menos (no tempo de guarana com rolha) erra assim talvez mudou.

Outro fato, vc só pode usar transmissor com selo de homologação ou seja custo um pouco elevado.

Eu ia de Pirata mesmo, Afinal vai ser um curto tempo isso ?

Obrigado por lembrar Egnaldo...Da ultima vez que fiz a prova na Labre aqui em são paulo, a coisa continua igual...se não pode vencê-los, junte-se a ele...entrarei em contato com a Labre e verei se tem algum radioamador com classe C e D que esteja interessado no projeto, na verdade acho que vai chover...Radioamadores amam desafios

Olá, sou novo aqui e me registrei empolgado pelo seu projeto!

Eu tenho despertado muito interesse no Espaço modelismo e até na Eng. Aeroespacial, na verdade, mais nos sistemas Elétricos/Eletrônicos embarcados nos foguetes.  

Quando vi seu post me lembrei de dois videos que vi a um tempo:

http://www.youtube.com/watch?v=TlTk483zGq8

http://www.youtube.com/watch?v=p4V-SRWG4SM

O Apogeu deste foguete ficou em torno de 80km, levando uma câmera GoPro em ambiente de microgravidade. As imagens são impressionantes!

Olá Paulo, seja bem vindo ao Lab, aqui respiramos ciência...é gratificante saber que esse projeto tem despertado tanto interesse. Aqui podemos fazer barulho rs...Os dois videos são realmente excelentes, na realidade já tinha visto os dois, inclusive tenho a planta de um dos foguetes, imagino que sejam os mesmos...e já consegui graças ao amigo Almir a planta de muitos outros foguetes...estou muito empolgado, mas este projeto é a longo prazo...me mande um email, assim podemos tratar mais diretamente...danilo.ap1992@hotmail.com

Oba! já te mandei um e-mail, abraços!

Site de Projeto sobre foguetes para hobistas.

http://www.yacamim.net/

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço