Olá galera. No arduino as portas digitais oferecem 40mA cada uma, ou seja pega os 500mA da porta USB divide e distribui em todas as portas, correto?

Sobre isso tenho algumas dúvidas:

1- Se deixo de alimentar pela porta USB, e alimento com uma fonte de 9v e 1A, as portas digitais vão continuar oferecendo 40mA?

E a maior dúvida:

2- Continuando com a fonte 9v e 1A. A porta de saida de 5v do arduino oferece 40mA ou toda a corrente, ou seja, 1A?

Exibições: 24103

Responder esta

Respostas a este tópico

1-sim

2-Só 40mA por porta,se tentar puxar mais você queima a saída do arduino!.veja:arduino.

Obrigado por responder Américo Lopes, mas vendo esta pagina do site oficial do arduino http://playground.arduino.cc/Learning/WhatAdapter

Diz assim:

Classificação actual: Desde que você provavelmente vai se conectar outras coisas para o Arduino (LEDs, LCDs, servos) você deve obter um adaptador que pode fornecer pelo menos 500mA, ou mesmo 1000 mA (1 ampère). Dessa forma, você pode ter certeza que você tem energia suficiente para fazer com que cada componente da função do circuito de forma confiável.

E observe que ele indica um adaptador de 12v, com essa voltagem normalmente não pode alimentar por fora servos e LCDs senão pelos 5v.

Será que ele está falando da porta 5v ou 3.3v? Será que somente esta porta consegue disponibilizar o tanto de corrente da fonte? Pq este texto me deixou com mais duvidas.

O arduino possui um regulador interno isto permite usar uma faixa variada de tensões de entrada(até 20 v)mas internamente ele vai baixar esses valores para 5v e 3,3 v e portanto valem os limites de corrente já citados...

Estranho eles falarem isso, então nem adianta pegar uma fonte de 12 volts com mais de 500mA, já que ele vai limitar a corrente. Vlw Américo

Olá, pelo que entendi, o arduino controla a voltagem de saída, mas a corrente no seu circuito quem determina é o prórpio componente que você está utilizando, devido a sua resistencia. No seu exemplo, se você tentar ligar uma fonte 12V e 500mA para alimentar um componente que trabalha com 5v e e 200mA  vai funcionar normalmente, mas se você tentar colocar 3 componentes desses no seu arduino a fonte não dará vazão e eles não trabalharão com o total da capacidade, porque somados exigem 600mA .

Voce deve tomar cuidado também se a corrente total exceder 200mA. Se isso ocorrer, seu atmega vai queimar. Para prevenir isso é recomendável não fornecer mais de 150mA pelo microcontrolador.

Obrigado Mauricio por responder, veja minha duvida acima

Dica: to controlando pelo Arduino um motor de 700 W ligado direto na rede elétrica, entao vc ja imaginou que a chance de dar merda é grande.

Pesquise opto-acopladores, se for fazer uma doideira dessas. Se tiver uma sobrecarga na fonte de alimentacao externa, pode queimar tudo, mas o arduino fica intacto porque não tem ligacao elétrica com o resto.

 Obrigado por responder, já pesquisei sobre opto-acopladores, mas n achei como liga-lo para proteger o arduino, tem como me passar um esquema? vlw

O esquema que eu usei é pra ligar na rede elétrica, não sei se vai te servir, mas é este aqui:

https://efloyola.wordpress.com/2011/10/02/controle-triac-com-arduin...

Eu tive que fazer adaptaćões pra funcionar como eu queria, então boa sorte!

Ok, obrigado mesmo.

É o seguinte, independente da fonte usada, o máximo que você poderá fornecer pelo pino de 5V do arduino é 500mA. Da mesma forma, o limite para cada pino é 40mA, e o pino de 3,3V pode fornecer no máximo 50mA. Agora digamos que você queira ligar 10 leds diretamente pelos pinos digitais do Arduino e que cada led é alimentado com 25mA. O Arduino estará fornecendo 250mA, mas o limite de fornecimento total de corrente do microcontrolador é de 200mA, assim seu atmega vai queimar. Mesmo que cada pino forneça uma corrente menor que o limite de 40mA por pino, a soma não deve passar de 200mA. O pino de 5V do arduino vem da saída de um regulador de 5V e esse regulador pode fornecer somente 500mA. O pino de 3,3V também é obtido por outro regulador, porém esse pode fornecer no máximo 50mA. Independente da funte que você use esses limites são absolutos. Se seu projeto necessita de mais corrente, você deverá usar um regulador externo ou se possível conectá-los direto na fonte.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço