Pessoal , nessa semana eu conheci o Raspberry Pi.

E fiquei fascinado. Esse ano eu comprei um Arduino, mas não me motivei tanto pois algumas aplicações que gostaria de fazer seriam muito complexas e trabalhosas.

Imagine gravar em um cartão SD com o Arduino - criar rotinas, etc. Usar video e audio? Acho que o Arduino não suporta isso.

O Raspberry Pi é um mini PC, que roda Linux dedicado para fins educativos. Foi criado por um grupo de pesquisadores juntamente com a Universidade de Cambridge.

O que é super legal - ele é barato, simples de usar! Pode ser conectado à um teclado e um mouse.

Suporta video através de um cabo HDMI - isto é , a tela do PC pode ser mostrada em um monitor ou em uma TV LCD ou LED em alta resolução.

A linguagem recomendada é o Python por ser fácil de aprender. E é bem versátil.

A placa modelo B tem interface de rede 100Mb/s. O sistema operacional fica gravado em um cartão de memória SD de 2 ou  4GB. Hoje no site do RPi tem várias versões de Linux para download e tem alguns pesquisadores que estão adaptando o Android para rodar nele! Muito legal!

Na interface USB (dois ports) pode-se usar um Pen Drive, um HD externo, uma interface Bluetooth, uma interface wireless para teclado e mouse, isto é, tudo que serve em um PC. E o fantástico que tudo já esta disponível e bem barato!

Link oficial: http://www.raspberrypi.org/

Fiquei tão interessado que já comprei a minha placa RPi modelo B. O custo nos EUA é de aproximadamente USD 35,00, Mas paguei R$ 170,00, um absurdo - o já conhecido custo Brasil.

Link da Farnel : http://www.farnellnewark.com.br/sbcraspberrypimodelb512mbcore,produ...

Assim que eu receber a placa e puder trabalhar com ela, postarei meus comentários.

Estou entrando de férias e voltarei somente dia 06/jan.

Abraços

Gustavo Murta (Belo Horizonte)

Exibições: 24475

Responder esta

Respostas a este tópico

Tenho pesquisado muito na Internet para conhecer o Raspberry Pi .

Encontrei essa revista MagPi que o download é gratis : (consegui o download de 8 revistas)

http://www.themagpi.com/

O site da Adafruit learning system tem várias lições:(inclusive de Arduino) salve em PDF.

http://learn.adafruit.com/

Essa revista tem uns tutoriais:

http://www.computeractive.co.uk/tag/raspberry-pi

Emulando um Raspberry Pi em um PC com Windows:

http://www.computeractive.co.uk/ca/download-review/2193699/download...

Diagrama (esquemático) do Raspberry Pi :

http://www.raspberrypi.org/wp-content/uploads/2012/04/Raspberry-Pi-...

Tutoriais no Youtube:

http://www.youtube.com/user/RaspberryPiTutorials

Fotos no Flickr:

http://www.flickr.com/search/?q=raspberry%20pi

Abraços

Gustavo Murta (Belo Horizonte)

Galera , o site para download grátis da Revista Magpi mudou !

Já existem 36 volumes para baixar. Recomendo !

https://www.raspberrypi.org/magpi/

https://www.raspberrypi.org/magpi/issues/

Esse Blog do Sergio Prado é muito bom e detalhado.

Vale à pena ler.

http://sergioprado.org/raspberry-pi/

"A idéia apare­ceu em 2006, quando alguns ami­gos do Lab­o­ratório de Com­putação da Uni­ver­si­dade de Cam­bridge se jun­taram para criar um com­puta­dor barato para ser usado como fer­ra­menta de ensino. A idéia era um com­puta­dor extrema­mente acessível e que ini­ci­asse dire­ta­mente em um ambi­ente de pro­gra­mação. Em 2008 eles cri­aram a Rasp­berry Pi Foun­da­tion para trans­for­mar este pro­jeto em real­i­dade. Depois de 3 anos e alguns pro­tóti­pos nasceu a Rasp­berry Pi.

Os dois mod­e­los tem 256MB de RAM (o modelo B ja tem 512Mb), mon­tado através da téc­nica PoP (Package-on-Package), uma inter­face de cartão SD/MMC e um bar­ra­mento de 26 pinos com acesso à 8 GPIOs, UARTSPII2CI2S e JTAG.

O SoC usado na placa é o BCM2835 da Broad­com. É um ARM11 que roda à 700Mhz, com suporte à ponto flu­tu­ante e uma GPU capaz de decod­i­ficar vídeos em 1080p! "

Tem esse Wiki também:

http://elinux.org/RaspberryPiBoard

Abraços

Gustavo Murta (Belo Horizonte)

Conectores e conexões do Raspberry Pi :

Conector Mini USB: é usado somente para alimentação do RPi. A alimentação pode ser feita usando um carregador de celular com 5V e 700mA (no mínimo). Não use alimentação de uma porta USB de PC ou outro equipamento, pois poderá queima-la. Esse port não tem pinos de dados, portanto não pode ser usado como USB interface.

Conectores USB (dois ports no modelo B) : interface USB (100mA) - pode usar teclado USB , mouse USB, interface WIFI, interface Bluetooth, Pen drive, HD externo. Mas não use equipamentos que consomem muita corrente, pois a fornecida é baixa ( o RPi tem fusiveis de 140mA) .

conector  cartão de memória SD : suporta cartões de 2GB até 32GB. Ele é usado para armazenar o sistema operacional Linux. O boot só pode ser através do SD pois o RPi não tem BIOS.

Conector de Rede Ethernet RJ45: ligue o cabo de rede padrão - 10/100 Mb/s - não suporta 1Gb/s.Usado para acessar internet ou outro computador. Pode acessar rede também através de um adaptador WIFI USB, se não deseja usar esse conector.

Conector HDMI : conecte-o à um monitor de PC ou TV LCD ou LED com definição até de FULL HD 1920x1080 ! O conector HDMI  transmite audio também. Meu monitor de PC não tem HDMI, mas comprei um adaptador DVI-HDMI. Espero que funcione bem.

Conector RCA Video:  saida video out com resolução 640x480 - PAL ou NTSC.

Conector Audio : saida estéreo de audio - 3,5mm. Para conectar amplificadores ou fones de ouvido.

DSI (S2) - Display serial interface : ainda não disponível para uso - será usado para conexão direta com monitores.(Flat panel display)

CSI-2 (S5) - Camera Serial Interface: ainda não disponível para uso - será usado para conexão com cameras - suporta captura de imagens de 40 Megapixels e videos de 1080p 30fps.

Gustavo Murta (Belo Horizonte).

E mais detalhadamente o Conector GPIO Header:

É o conector que o Garagista vai querer mais usar - é uma interface de entrada e saida de I/O.

Definições sobre o uso do GPIO:

http://elinux.org/RPi_Low-level_peripherals

Funções dos pinos do GPIO:

http://elinux.org/RPi_BCM2835_GPIOs

Pinout do GPIO:

http://www.panu.it/raspberry/

Controlando o GPIO via browser:

http://www.raspberrypi.org/phpBB3/viewtopic.php?f=44&t=15257

Placa externa:

http://www.thebox.myzen.co.uk/Raspberry/Buffer_Board.html

Gustavo Murta (Belo Horizonte)

Eu estou com um model B antigo(de 256 mb de ram) faz um tempinho, tive pouco tempo pra brincar com ele, mas ja instalei uma webcam, VNC pra acesso desktop remoto, Apache2, PHP 5, Mysql, phpmyadmin, WebIOpi...

Falta pouca coisa pra "terminar" o que pretendo com ele. Conseguir um modo de controlar via browser externo(pelo apache) o protocolo I2C pra conversar com um arduino(o arduino é melhor pra leitura de sensores e controle PWM de motores, e eu ja tenho muita "vivencia" com ele), e fazer streaming da wabcam(com audio) por http tambem...

Enfim, usar o raspberry como cerebro principal de aplicação robotica remota, e o Arduino como "escravo" especifico pra controle de motor e leitura de sensores.

Fabuloso esse kra... 

Não é meu estilo.. Prefiro os pequenos como 8051f340 e Arduino, pelo menos por enquanto.. Pq normalmente a coisa termina em placa e esses dá pra soldar tranquilo. Alem de que já tenho alguma bagagem.

Mas nesse assunto gostaria de contribuir lembrando dos concorrentes:

www.gumstix.com <- Fiz um projeto com ele, não foi mais "pra frente" pq seria movido a bateria de celular e esse kra consome um absurdo! O processador ferve ! Pode ser que agora tenham resolvido, não sei, fazem 5 anos que mexi com ele.

LINK REMOVIDO POR DESCUMPRIMENTO DOS TERMOS DE USO

Esses Google TV são mto mais que isso. comprei 1 chegou a 15 dias.. Faz o mesmo que um celuar android - Celular + um monte de coisa como webcam. Vc entra na playstore e baixa apps como o Skype e sai usando. Mto legal. Acho que esse kra promete mto pela alta produção (que derruba o preço) e pela oferta de linguagens e aplicativos.

Entao Eduardo, olha a minha "cria":
1)sendo controlado por um colega remotamente: http://www.youtube.com/watch?v=R60CZlSCWyc
2)sendo controlado a partir do meu escritorio: http://www.youtube.com/watch?v=rUSnQGpNmdU
(a interface web esta mais bonita agora, depois eu vou postar no blog todo o esquema e os source codes do projeto)

Mas veja a complexidade de fazer isso só com arduino:
O ethernet shield ligado no arduino. O arduino precisa receber, no meu caso, via http, os comandos... Interpreta-los, e enviar os PWMs e HIGH/LOW pros pinos especificos do controlador de motores(ou no caso mais avançado que fiz, via i2c pra outro arduino que controla o driver dos motores, mas é outra historia)... E enquanto faz isso, nao consigo enviar comandos novos, ou seja, vai dando travadinhas de vez em quando.

Fora a interface web que hospedo num servidor externo, que ja tentei por no proprio arduino, mas é MUITA coisa pro pobre atmega manipular, deixa tudo muito lento, muito "travadinho".
E mais, a camera... as vezes uso uma camera wi-fi (que sao caras) super consumidorea de corrente (2A a 5v), ou ponho um celular com android e um aplicativo de streaming da camera...

Agora, veja como a "complexidade" diminui com um processador de aplicaçoes como o raspberry: a interface e o programa "cerebro" podem ficar nele mesmo, ja que "sobra" processamento e memoria pra isso. A camera podera ser uma webcam comum no proprio raspberry, pelos meus calculos, raspberry e camera "gastarao" menos de 1.2A a 5v. A comunicaçao com um arduino podera ser via firmdata(to pesquisando) ou i2c, pra ler sensores e controlar os drivers dos motores, como ja comentei.

E o custo, bem... Um raspberry custa, legalizado no Brasil, 170 reais... (35 dolares la fora). 170 reais é menos do que cobram por um Arduino mega aqui, entao o custo nao chega a subir tanto, alias, até economiza, por conta de uma webcam custar troco de pinga, se comparado a uma camera wi-fi dedicada.

Óbvio que o Raspberry tem um uso geral muito mais amplo que "cerebro de robo", é literalmente um PC, mas eu achei que a aplicaçao dele num projeto desses vai facilitar bastante.

Eh... Meus projetos é que andam mto simples... Pq o Raspberry realmente mata a pau... E em custo beneficio é de fato mais barato.

Para meu uso profissional ainda fico com o 8051F340 em função do preço, caracteristicas, minhas necessidades e facilidade de soldar:

LINK REMOVIDO POR DESCUMPRIR OS TERMOS DE USO

Mas o px projeto provavelmente vai usar um AVR:

LINK REMOVIDO POR DESCUMPRIR OS TERMOS DE USO

Especialmente pela fartura de bibliotecas.

Resumindo: Nota 10 o Raspberry. Seu projeto tb. 

Meus projetos é que são meio chatos e preciso gastar no maximo uns R$20 em processamento...  E a placa tem que fazer de qq jeito.. Não dá pra escapar.

Wagner o seu projeto esta ficando muito bom!

Lembrei-me daqueles robots que a policia americana usa para desarmar bombas ou então desbravar um ambiente em perigo. A transmissão de video é feita via WIFI ou Bluetooth?

Bom trabalho - se precisar de alguma ajuda conte com a gente.

Abraços

Gustavo Murta

atualmente a camera é independente, é uma camera wifi dedicada.

Wagner, vi seu projeto e ele é muito bom!

Vou te fazer algumas perguntas:

O stream da câmera pelo raspi não deu certo? (ficou lento/baixa qualidade?)

Qual bateria você está usando?

Abraços!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço