Pessoal, há dias estou procurando na internet a solução do meu problema de forma solitária... mas como não estou conseguindo resolver, recorro ao conhecimento coletivo!!! Bonito heim!!! 

Adquiri 2 Nanos para um projeto e estou tentando instalá-los no Windows 7 e o mesmo erro ocorre em 2 máquina diferente com os 2 nanos.

Ao conectar o nano na usb, o windows responde que um novo driver está sendo localizado, além de achá-lo ele instala com sucesso, e ao rodar tentar subir um setup e loop vazios, ele dá erro de sync!

avrdude: stk500_getsync(): not in sync: resp=0x00

Vejam imagem 001 desse fluxo padrão.

Logo percebi que os drivers que usei pro UNO e pro MEGA não serviriam pro NANO, fui a web e baixei os drivers indicados e reinstalei pelo Gerenciador de Dispositivos e ao apontar para a pasta que contem esses novos drivers, o windows atualizou e disse "O melhor software de driver para o dispositivo já está instalado". Que bom né.. pois é... voltei pra IDE do Arduino e tomei o cuidado de checar se eu havia escolhido no menu Ferramentas > Placa > Arduino Nano w/ ATmega328.

Capturei as telas e coloquei nas imagens anexas.

Aparentemente tudo certo, mas porque o erro continua? Tentei em 2 Nanos diferentes... em 2 máquinas diferentes com o windows7... o que esqueci de verificar ou fazer?

Exibições: 10304

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Erros de português!!! Afffff... nem vou citá-los... por favor ignorem! Santa ansiedade! 

Bom dia Eduardo estou com o mesmo problema , caso consiga uma soluçao me avisa clovis_tico@hotmail.com
Tenha um bom dia

Bom dia Clovis, tentou algo a mais? 

Sei que a minha pergunta vai ser meio idiota, mas... A porta serial selecionada na IDE ta correta?

Pergunto isso pq pra cada arduino instalado, uma porta é criada, e uma vez fiquei dando cabeçada por um bom tempo e era isso... Tava selecionado a porta de outro nano.

Apesar que vc testou em pcs diferentes...

Fellipe... obrigado, mas ja observei isso!!! Infelizmente não é isso!...

Eu tinha um NANO e todas vez que eu tentava fazer o upload de um programa com alguma interface conectada no RX/TX da placa do arduino (por exemplo com a Ethernet Shied conectada) acontecia isso!!

A minha solução foi comprar um novo arduino!!

Apos eu comprar o novo Arduino isso nunca mais aconteceu!!

Abraços

Putz... comprei 2 e apresentam o mesmo problema?!?!? Aí é pra fud.. ferrar né!! kkk

amigo,
cada coisa que a gente escuta , eu sei o que ta passando, tem um problema e houve cada "conselho" Ridículo, quero acreditar que as pessoas tem boa intenção e não só  zoar o seu post.
tem gente que manda voce ver se Ligou na tomada, se o cabo nao ta rompido, coisas que garanto que ja deve ter feito pelo menos umas 10x antes de recorrer ao FORUM.
tenho o mesmo problema que voce, ja fiz funcionar uma vez mas nao esta se repetindo agora, se eu voltar a achar a solucao te falo, se voce achar aí me manda tbm, me chama por aqui.
valeu

Está ai o problema, você não pode ter nada conectado aos pinos RX/TX do Arduino enquanto tenta fazer upload de um sketch, o software gravador (Avrdude), não consegue sincronizar com o hardware. Lembre-se, é como usar a serial de um computador, se a porta estiver sendo usado por uma programa, você não consegue abrir outra conexão pela mesma serial. 

Verifique se você não está usando os pinos de RX/TX do Arduino, se tiver alguma conexão nestes pinos, quando você enviar seu sketch para a placa, o software gravador não irá conseguir sincronizar com o Arduino. 

Bom dia Luís... bem... eu liguei o computador, conetei o Nano e abri a IDE do Arduino... deveria ter funcionado certo? Ou tem algo que devo verificar na placa?

Conecte o Arduino no cabo USB, vá em Gerenciador de Dispositivos do Windows, e veja em Portas (COM e LPT), se aparece o Arduino conectado. 
Caso esteja lá, verifique as configurações da porta, deve estar o seguinte:
9600 bps

8 bits

Paridade nenhum

bits de parada 1

Depois abra a IDE do Arduino e veja se está com a mesma velocidade.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço