A algum tempo quero fazer um desse, mas ta me custando alguns neuronios, tanto na parte do programa quanto na parte de elétrica, andei pesquisando na internet porém não encontrei um projeto esclarecedor, únicos layouts que encontrei foram simples exemplos explicativos de uma ponte de diodos para retificação e igbts para fazer o chaveamento.

Gostaria de saber se alguém já se aventurou em construir um desses.

Estarei iniciando o projeto logo e postarei aqui sobre resultados.

Exibições: 63765

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Claudio

Muito interessante este circuito, como o Juceli ja o observou trata-se de um retificador controlado, muito util para uma infinidade de aplicações.

abços

Olá Claudio

Encontrei um artigo do nosso mestre Newton C. Braga que trata dos ultimos avanços tecnológicos nessa area, achei que enriquece nossa discussão  o link é este

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/automacao-predial/2830-mec...

fala do controle vetorial de motores trifásicos  especificadamente do AN3476, da Freescale,  que é digno de nota e de recomendação aos interessados no assunto

Washing Machine Three-PhaseAC-Induction Direct Vector Control

Destaque para algoritimo de controle, e as ferramentas da Freescale para os projetos de tais inversores.

Como o colega já observou, este assunto dá muito pano prá manga !

abraços

Se a ideia for controlar motores assíncronos de gaiola ou síncronos, tem que usar a topologia de inversor e não retificadores controlado. O circuito tem esse "jeitao"

http://www.mecatronicaatual.com.br/files/image/figura_1_inversor_fr...

Na saída junto ao motor, que ser colocado um filtro LC, para atenuar as harmônicas.

Olá Jucelei


é exatamente esta topologia que estou procurando, pretendo controlar um motor trifásico de 1/2 HP a partir de uma rede monofásica 220VAC. Referindo-se ao circuito apresentado por vc para mim basta retirar um par de diodos em anti paralelo e projetar o controlador.

Porém minha intenção é controlar o motor como quem controla um motor de passo de 120º, em cada passo o motor deve entregar a potencia nominal em seu eixo, vc já fez isso ou sabe de alguem que já tentou ?

Abços

O pouco que pesquisei e discuti sobre inversores,é que ele segue uma tabela de  máxima tensão x frequência desde que a corrente nao ultrapasse a nominal do motor, se a corrente ultrapassar a nominal, o limitador de tensão é um hibrido entre a tabela de tensão  e a corrente. Um projeto desse deve dar pano pra manga, precisa de hardware muito bem elaborado, Tem microcontroladores específicos para esse tipo de aplicação, da uma olhada no datasheet do dspic30f3011, ele tem hardware para controle de motores trifásicos.

Ok !


Muito boa dica ! Estou começando pelos ANs 887 e 984, depois vou até o site da IRF, para ver os drives IGBT. Acredito que um controle para faze-lo girar apenas 120º por passo não seja muito complexo, vou pesquisar se encontrar uma soluçao viavel posto aqui.

abços

Olá, tem também a AN967 e AN899!

Boa sorte.

Olá Marcos

Boa dicas tb, no AN 967 tem até um código exemplo para os PIC 18FXX31, que além de PWM especifico para tratamento de 3 fases, tem até um encoder incremental em hardware, basta só conectar os sensores e configurar os registradores que não são poucos..rsrsrs

Já a 899 trata especificamente da familia PIC 18FXX31, e enfatiza os PWMs de 14 bits.

Exelente !

Valeu

Olá Amigos

Dando continuidade a nossa pesquisa encontrei alguns esquemas na net , que acredito ser do interesse do grupo

Para o excitador (drive) encontrei o 16UP60A, módulo completo e o melhor tem em estoque na Farnell,

O controlador pode ser um pic 18Fxx31 conforme indicado pelo Marcos, Ou um DSP como sugeriu o Jucelei, ou até mesmo um Arduíno, certamente que dentro de limitações mas, porque não ?

Um outro esquema que me chamou a atenção por ir direto ao encontro da minha necessidade

O circuito que produz a sequencia de 6 pulsos  que  geram  a sequencia de fases formados é  pelo 555 e 74175N

Acredito ser possível substituir por um simples microcontrolador tb, e assim as funcionalidades de que preciso, o controle de movimento bidirecional em passos de 120°. Embora as formas de onda abaixo não sejam do AN 895 da IRF acredito serem semelhates e util para esclarecer uma duvida que tenho a qual acretido que alguém aqui do grupo possa me ajutar

Observando a figura abaixo vemos que para cada ciclo mecânico necessitamos de 12 mudanças de estado na saida do controlador. A pegunta é se gerada apenas a sequencia 1,2,3,4, o motor se deslocara 120° em um sentido e a sequencias 4,3,2,1 no outro sentido ?

Alguem pode me ajudar ?

Abraços a todos.

Não seria os pulsos 123456, pra inverter a rotação é só mudar para 125645. Não ira conseguir ter controle de posição com motor assíncrono.

No AN-985 tem um errinho na saída da fase C, mais tudo bem. Para inverter a rotação no 985, acredito que seja só mudar a configuração dos pinos do 74175N.

Olá Jucelei 

Agradeço pela ajuda, e não querendo abusar ..mas fazendo mais uma pergunta, qual seria o menor movimento que consigo controlar num eixo de um motor  tri-fasico sincrono usando a técnica descrita no AN - 985 da IRF, seria 30º ? Considerando uma carga mecânica no eixo de valor nominal correspondente a capacidade do motor.

Abços

Opa.

Com motor síncrono se consegue  dar esses passos de 30° elétricos mas em assíncronos é quase que impossível, já que não se consegue travar o eixo. Mas afinal, seu motor é 

síncrono ou assíncrono?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço