Estou tentando fazer uma máquina DrawBot (http://www.marginallyclever.com/) ou Polargraph (http://www.instructables.com/id/Polargraph-Drawing-Machine/?ALLSTEPS), as duas tem o mesmo principio, mas o firmware para Arduino da Drawbot é um interpretador de G-CODE o que é bem

interessante, enquanto o firmware da Polargraph é uma codificação inventada pelo autor da máquina. 

No momento tenho uns velhos motores de impressoras Epson e estou usando um Motor Shield Adafruit para tocar os mesmos. Se gostar da brincadeira, me arriscarei a comprar os motores de passo vendidos na loja do LdG.

Se alguém se aventurou nesta empreitada, deixe aqui suas impressões e vamos trocando umas ideias.

Exibições: 2382

Responder esta

Respostas a este tópico

Esses motores que tem na loja, http://www.labdegaragem.org/loja/index.php/36-motores-afins/motor-d... , são ideias para essa montagem. Baixa tensão 12 V e a corrente não excede os 600 mA. Àqueles motores de impressoras, mais novas, redondos, da Epson ou HP, não são bons para isso, por causa do seu ângulo de passo ser muito longo, 7,5º, o que dá 360 / 7,5 = 48 passos por volta, isto é pouco para uma plotter ou cnc, os motores tem que ter pelo menos 1,8º, ou seja 360 / 1,8 = 200 passos por volta, além disso estes motores trabalham com tensões altas de 24v a 36v. 

Os motores que eu tenho aqui são de 48 passos também, mas vou tentar fazer um desses. Acho que o problema maior vai ser fazer o "case" para o motor de passo. Os motores que você está usando são de 48 passos também? 

Acredito que como experiência até dá para se usar motores de 48 passos, mas na prática para ficar bom mesmo, os motores devem ser de pelo menos 200 passos, o que dá um ângulo de 1,8º por passo.

Valeu pela resposta. Vou então continuar aqui, o case já dei um jeito, agora é montar hehe.

Uma idéia é ligar uma redução nestes motores, as vezes dependendo do tipo de impressora até dá. Quem desenvolver um sistema de redução fácil de montar pode se dar bem, oferendo para quem precise. Uma opção seria achar algum produto "made in China" que tenha redução. Ví em algum lugar na internet, como copiar engrenagens com resinas, acho que dá certo. O difícil é achar 2 engrenagens que tenham reduções assim (4 x 1, 5 x 1, 6.....10....20...x 1) acredito eu que são as mais usadas, para servirem de moldes.

Sei q o barato aih eh usar sucata, mas qq coisa:
Www.motron.com.br tem redutores do tipo brinquedo com motor dc acoplado. De passo nao sei. Mas eles montam.
e
Www.casadascorreias.com.br tem polias e correias sincronizadas. Na empresa usamos as XL que nesse caso significa pequena... Mto boas e baratas. Reducao 10x1 de montagem simples..

Então!!! 48 passos se tornam 480. mais do que dobra a precisão de um motor normal desses de impressora comparando com outro de 200 passos. O problema "é o preço"...devem ser pesadinhos neste quesito.

O mais dificil nem é pagar, elas custam de 6 a 20 reais (pelo menos a que usamos). O mais dificil é pedir. Vc precisa saber o que quer... 

O padrão XL define o espaçamento entre os dentes. Então para cada quantidade de dentes existe um diametro correspondente, que não é multiplo de nada... Ou vc pede pelo diametro (que é um numero quebrado) ou pelo numero de dentes. Sendo que não são fabricadas em todos os numeros de dentes...

Resumindo: Tem que ver exatamente no catálogo o que vc quer e pedir.. se ficar gaguejando no telefone (eles trabalham mais por telefone) o vendedor já fala que não tem... 

Obrigado Arivaldir Gaspar! haha

O cavalete ganhou uma nova cara, uma placa de eucatex, tem 585mm x 700mm, o tamanho não importa, isso dependerá do espaço que você tem disponível. Nas extremidades os dois motores de passo e no centro o Arduino UNO com Adafruit Motor Shield. 

Para prender o motor ao cavalete, usei uma plaquinha de MDF, recortada, fixando o motor à plaquinha, e a mesma ao cavalete. 

Visão lateral da fixação do motor. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço