Projeto de Iniciação cientifica, onde o objetivo é desenvolver um estação metrologista de baixo custo e e fácil montagem.

Os Sensores que estão sendo utilizados:

1 - LDR // Sensor de Luz
1 - LM35 // Sensor de temperatura do Solo.
1 - Bmp085 // Sensor de pressão e Temperatura.
1 - DHT11 // Sensor de Umidade e Temperatura.
1 - Arduino 2009
1 - Display 16x2
1 - Escudo com RTC e SD-Card

Obs: O projeto ainda não esta concluído esta faltando um sistema de comunicação entre os outros módulos via Zigbee e a conexão com o PC.

https://www.youtube.com/watch?v=drl0RjsLRvA

 

Porem estou com um duvida, Não sei qual a melhor forma de realizar a comunicação entre 2 Arduínos onde um é o mestre ("Ok ja esta resolvido 70%") que processa todos os dados e o segundo é apenas um termina onde realizar a leitura da porta serial e exibe a informações no display. Semelhante a um Hyper terminal Remoto apena Leitura.

Pensei em criar um String para empacotar os dados no meste e enviar ao terminal via TX/RX e na outra extremidade desempacotar os dados. 

Estou me organizado aqui e já disponibilizo o código,

Até

Exibições: 18018

Responder esta

Respostas a este tópico

agora nao estou em casa , mas quando chegar eu rodo o meu aplicativo Scada no Pachube e mando o link...o unico problema q vi é que os dados não se atualizam(pelo menos prá mim) no pachube.Contudo existe um addon para fazer o navegador firefox se atualizar sozinho dai os dados tb se atualizam.Eu tenho um tutorial bem detalhado e posso te mandar.Realmente...agente só acha uma coisa fácil depois que tá funcionando.No inicio lutei um pouquinho , mas no final dá tudo certo.

Ai se com um sistema dedicado a melhor opção é com o ethernet shield e Arduino.O pachube.com
facilita essa integração.

Olá, Ernane

Até aí, tudo bem! O problema é vc substitur uma Ethernet shield por um PC para rodar o ScadaBr. Será que não podemos fazer algo parecido usando outra placa diferente do Arduino, isto é, que suporte um Linux e um ScadaBr ?

Ailton

Sim é claro, isso só faz sentido se for necessário também um sistema supervisório junto com a exibição na net.Inclusive acho que seria relativamente simples dispor dentro do ambiente do ScadaBR, a apresentação gráfica do pachube.com.Isso evitaria que o usuario precisasse acessar o site.Mas se a idéia é não usar um pc e sim coletar os dados com um microcontrolador o Arduino ainda é a opção mais simples dado que o pachube.com facilita essa integração.De qualquer forma, não é impossível a implementação com qualquer outro micro,ou com outro sistema operacional.

Olá

Eu venho pensando em desenvolver uma outra estação usando a configuração mostrada em http://www.sensorsmag.com/sensors-mag/1-wire-addressable-digital-in...

Acredito que este tipo de solução é bem mais simples. A nível de software usar-se-á praticamente umas três bibliotecas (já prontas) - SPI, One-Wire e a Dallas. Outro aspecto é que os chips utilizados são relativamentes baratos. O desafio é que são smd exigindo muita habilidade do montador.

Qual a opinião de vcs?

Ailton

 

Eu gosto de desafios. Vamos lá.

Olá Ailton,

Se os chips não forem BGA é possível montar em casa mesmo usando métodos como transferência térmica ou silkscreen para produzir as placas. E usar ferramentas simples para a soldagem.

Na internet pode-se encontrar vários tutoriais e video aulas ensinando como montar as placas e como soldar componentes SMD com ferros de solda comuns e fluxo de solda líquida.

É um pouco trabalhoso, mas com cuidado e um pouco de experiência, é possível fazer montagens com SMD em casa. 

Eu já fiz montagens usando ATmega328 na versão TQFP, FT232RL entre outros, se precisarem de ajuda estou ai para orientar no quer for possível...

Abraços.

Abraços.

Olá, Sidney, Daniel

 

Então, vamos em frente. Assim possibilita outras possibilidades, inclusive um sensor de radiação solar, sensor de nível, um medidor de direção de vento com AS5040 10Bit 360º Programmable Magnetic Rotary Encoder, entre outros...

http://www.howmuchsnow.com/solar/

http://howmuchsnow.com/waterlevel/

Ailton

Ailton, boa noite! Show de bola esse projeto para medir nivel... estava a procura de um.. esse é extremamente simples!!!! Valeu!!!

Boa noite, Pessoal.

Segue as nova atualizações, já tirei o projeto do proto board estou testando a comunicação Zigbee.

Para medir o nível de chuva esto pensando e armazenar por um período e utilizar o projeto do link, com referencia.


Water Level Sensor with Arduino Ethernet - by brelovich

O meu Sensor de pressão chegou esta semana já estou montano o hardware.

Até

Boa dia

A minha ideia inicial era montar uma estação meteorológica utilizando uma placa  tipo Arduino Wi Fi para fazer a transferência dos dados direto para internet.

Eu já venho enviando informações para o Cosm ( https://cosm.com/feeds/1393) usando uma  Ethernet shield com alguns sensores, ligado diretamente no roteador da GVT.

Para utilizar uma placa Wi Fi eu teria que adaptar todo meu sketch para esta placa, além disso, essa placa tem um preço bem salgado.

Comprei então, um roteador TL-WR702N por US$ 22.30, configurei como AP Client, em seguida conectei na Ethernet shield, funcionou de PRIMEIRA sem nenhum problema, não foi necessário alteração de sketch.

Agora eu posso colocar a minha estação a 35 metros da minha casa enviando os dados automaticamente para o COSM. Posso até aumentar essa distância utilizando um roteador de maior potência tipo - WIN 240N com 500 mW -  com uma antena direcional do tipo Yagi.

Infelizmente eu não testei ainda essa última opção! Pretendo fazer em breve.

A minha conclusão é que é mais vantagem utilizar um roteador configurado como client devido ao custo em relação as placas WiFi e a estabilidade da biblioteca para Arduino Ethernet - Wiz5100.

Ailton

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço