Bom dia estava desmontando umas sucatas aqui e encontrei 3 PIC16C57-XT/P e deu vontade de aprender a usar esses bichinhos em alguma coisa afinal o mundo tem que ser mais do que so o arduino kkkkkkkk...

Ae tenho algumas duvidas...

1º posso eu mesmo confeccionar uma placa de desenvolvimento e testes semelhante a como é feito com o Proto Arduino? (se sim poderia passar algum diagrama simples que funcione legal? na net não achei muita coisa pra esse pic)

2º Como aprender a programar eu prefiro se for em C (ja estou meio acostumado devido a IDE do arduino) alguém pode me indicar um bom livro ou site?

3º  E é verdade que todos PIC16 são compatíveis so mudando os recursos internos e a programação e circuitos que uso pra um posso usar pra outro? 

Exibições: 658

Responder esta

Respostas a este tópico

Cara,

uso esse manolo aqui:

http://www.hackinglab.org/pinguino/

Sim é possivel progrmar em C, um dos melhores livros que conheço e uso como biblioteca é o :

http://www.editoraerica.com.br/detalhes.asp?cod=9352

Tem a comunidade aqui no Lab. o pessoal é bacana e ajuda quando possível.

Se o pic não estiver protegido é possivel alterar o mesmo, como ocorre no arduino.

valew pelas dicas....

estava vendo q o pinguino é para o PIC18F2550 I/SP sera que posso usar o PIC16C57???

 

ou é melhor eu adquirir um 18F2550 I/SP pra começar mesmo?

O PIC eh um dos microcontroladores com maior literatura (inclusive em portugues) disponivel. Tem compiladores, esquemas, etc, tudo pra download por aih.. (Nao tenho dados, mas os top3 certamente sao PIC, derivados do 8051 e arduino).
A pricipio dentro de uma familia de microcontroladores eh sempre assim : 1, 2 e 3 = verdadeiro. Vc so perde codigo qdo troca de familia. (as vezes pode precisar de pequenas adaptacoes) So perde placa se trocar de encapsulamento.
Todo microcontrolador, a principio, pode ser programado em C. Alguns foram criados com comandos para atender os compiladores C (ARMs). Mas nem todos tem bons compiladores gratuitos.
No fundo gratuidade nao existe. O q acontece eh que alguns cobram mais caro um pouco pra compensar o a distribuicao gratuita da ferramenta. Para pequena quantidade eh um otimo negocio.
Eduardo.
Manolo,

Esqueci de falar isso o pinguino usa o PIC18F2550 I/SP pois o mesmo possui entrada USB, no caso do seu PIC pode substituir por um conector serial que vai funcionar

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço