Alguém conhece o scadabr e sabe como usa-lo, caso conheça por favor entre em contato pois preciso de algumas informações.

Uma delas é o protocolo modbus pois queria saber como comunicar um sensor,atuador,etc como o supervisor por meio de um microcontrolador ou coisa paracida, me parece que para poder acionar ou receber informações o supervisorio precisa de um clp (que é caro) ou por um microcontrolador?

se alguém tiver informações sobre como usar e implementar ou pelo menos mostrar o caminho das pedras já agradeço.

adriano

Exibições: 97568

Responder esta

Respostas a este tópico

Adriano,

Não entendi o que postou. Ele fala sobre a visualização do scadabr?

Poderia traduzir o que ele disse?

novidades...

minha TTL funcionou, seguem fotos

Muito obrigado ao Sidney que ajudou desde o inicio, e no finalzinho lembrou que meu conversor mesmo diferente dos demais, tambem poderia ter os A e B trocados.

E ao Adriano que tambem me ajudou.

 

Muito obrigado de coraçao a todos.

 

 

 

Anexos

Gostaria tambem de agradecer ao Marcos  pela disponibilizaçao do circuito, e tambem por ter me dito que poderia confiar no esquema, que estava certo, realmente estava.

O problema era com o driver do conversor USB.

Obrigado Marcos

.

 

Olá Sergio. O que de fato estava ocorrendo e que estava impedindo sua placa de funcionar? Sua intenção é usar o Scada para supervisão via web ou tambem em sistema desktop (planta localizada)?

Muito obrigado Adriano...

Vamos pra luta...

Kra sera que eles não tem um material melhor como criar a sua propria interface?

E outra coisa preciso de uma ajuda...

Nas placas que fiz para interfacear os sensores termopares possuem um recurso legal que é um led que acende caso alguma coisa acontecer ao sensor. Gostaria de estar acompanhando o estado do led pelo ScadaBR tentei varias coias mais nenhuma deu certo ate agora... 

Sera que alguém tem uma dica...

Fabiano, bom dia

Vc nao poderia "pegar" o pino de saida do  led (OUT)  e  "injetar" num pino (IN)?

Quando o led "acender" o  pino de entrada lê.

Nao daria certo?

Bom dia senhores,

Estou me deparando com um problema de disco cheio a uns tres dias, fiz uma limpeza geral ontem, transferi um monte de coisas pra dvd, e hoje... de novo disco cheio.

Fui verificar e descobri que tem dois arquivos, gravados na pasta log do scadaBR, mango.trxt  de 33.223.424 KB isso mesmo 33,3 Gb e outro  stdout_20120918.txt de tamanho 33.223.348 KB, ou seja dois arquivos praticmente iguais totalizando mais de 66Gb.

Alguem sabe o porque disso, seria porque deixei o tomcat ligado? Acabei de desliga-lo e vou acompanhar, nem deletei os arquivos, depois vou ver o que eles teem, agora nem consegui abri-los por causa do tamanho, vou deixar até a tarde e depois vou dar um jeito de abri-los.

Abç

Sérgio

Sergio,

isso aconteceu muito antigamente, principalmente por dois motivos:

1) algum datasource está com a taxa de atualização muito rápida (por exemplo 100 milissegundos) e portanto está gerando milhões de dados

2) um bug na porta serial pode gerar um "bombardeio" de eventos.

após verificar se tem algum datapoint com taxa muito rápida, pode parar o tomcat, e apagar os dois arquivos, porque são apenas logs.

depois ligue o tomcat e deixe rodar apenas "poucos segundos" e pare novamente.

esses logs vão ser criados novamente, daí como vão estar bem menores, talvez vc consiga abrir. veja qual tipo de erro está dando e poste (talvez lá no www.scadabr.org.br pois é uma dúvida bem específica do software mesmo)

abraço

eu tentei e não deu certo aqui comigo não...

devo ter feito algo errado

Alo Fabiano,


Vc tem contato lá com o forum do scadabr?

já leu esse documento:

https://sites.google.com/a/certi.org.br/certi_scadabr/home/minicurs...

veja ele com carinho, principalmente os videos do youtube.

outro material é o próprio manual do scadabr (PDF)

estamos sempre evoluindo na documentação, infelizmente não tem como passar "todas" as dicas em poucos posts.

Se tiveres interesses nos cursos, com certeza é uma chance de discutir dúvidas em detalhes, além de apoiar o projeto em si.

por exemplo apenas para dar um início, vc pode usar o "gif binário" que vem com as representações gráficas... após escolher o datapoint, no estado "zero" escolhe um gif parado, no estado "um" coloca um led aceso (ou piscante)

no que pudermos ajudar... estamos aí

abraço

Alo,

surgiu uma enxurrada de perguntas aqui :-)

1) instalador

o instalador do Windows usa o NSIS da nullsoft. Instalar o NSIS, buscar a pasta do script no SVN do sourceforge/scadabr, ESTUDAR BEM o NSIS e modificar conforme necessário. Para aplicações mais simples, vai bastar trocar a pasta webapps, as figuras de abertura, textos de licença etc.

2) representações gráficas.

num mundo cada vez mais "web" a gente realmente estimula que se use as representações que já vem com o próprio software. pra quem não sabe, está rolando um beta da 1.0 por aí, que tem "tela cheia". Essa versão é disponibilizada a quem já tem predisposição de testar softwares em regime beta, e basta solicitar por email.

a solução que o Fabiano está propondo é um caminho OK para ter algo mais "fechado" para o usuário final.

3) acesso remoto...

é tudo web mesmo... o que roda no teu micro, vai rodar em outros. mas aí entramos em ooooooutro tópico, que é infra-estrutura de TI: "IP fixo vs. DynDNS", firewall, permissões. Se vc conseguir de algum jeito fazer "http://seu-ip-aqui:8080/ScadaBR", voilá :-)

mas isso não é exatamente o scadabr, é aprender infra de TI mesmo. Quem tiver perguntas mais específicas pode postar.

falou...

Alo Fabiano,

tens experiencia com acesso a webservices no VB?

posta com mais detalhes até onde foi, que tipo de erro aconteceu. vc disse que nao está conseguindo mas não sabemos até onde vc foi.

primeiro de tudo, abra o teu próprio ScadaBR no cliente de testes, fica nesse endereço

http://localhost:8080/ClienteJavaWeb

explore bem a interface, faça browsetags, depois readdata, para dominar bem os parâmetros utilizados.

depois importa o WSDL no teu visual studio e começa a brincadeira. os códigos estão mesmo na página que vc acessou, pode ter mínimas alterações, mas sem uma idéia de até onde vc foi e mensagens de erro que tenham aparecido, ficamos sem saber como ajudar.

uma dica que eu adianto é sempre fazer o browsetags primeiro, daí "habilita" os outros métodos da API.

valeu

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço