Alguém conhece o scadabr e sabe como usa-lo, caso conheça por favor entre em contato pois preciso de algumas informações.

Uma delas é o protocolo modbus pois queria saber como comunicar um sensor,atuador,etc como o supervisor por meio de um microcontrolador ou coisa paracida, me parece que para poder acionar ou receber informações o supervisorio precisa de um clp (que é caro) ou por um microcontrolador?

se alguém tiver informações sobre como usar e implementar ou pelo menos mostrar o caminho das pedras já agradeço.

adriano

Exibições: 97581

Responder esta

Respostas a este tópico

Hugo, acredito que sim, se não me engano o módulo ZIGBEE pode ser configurado e usado como bridge, se for assim ele fica "transparente" na rede e o protocolo modbus rodaria normalmente, mas seria preciso um estudo para confirmar isso.

Dependendo da aplicação, a escolha do uso de módulos ZIGBEE pode ser vantagosa, embora um nó ZIGBEE seja muito mais caro que um nó na rede RS485. 

Abraço.

 

Valew, Marcos,foi o que eu pencei.

Onde o pessoal ta comprando esses módulos zibbee a um bom preço aqui no Brasil? pode ser os mais baratos mesmo, só vou usar para estudos.

Muito obrigado!

abraço

Mas ai amigos a coisa fica muito melhor? Já li centenas de trabalhos falando sobre o potencia de uma rede de sensores.

Vamos olhar isso Hugo. Já vou comprar o zigbee.

Onde vc vai comprar, Sidney?

Tem um kit aqui mesmo no ldg.

Já comprei aqui e foi super tranquilo e rapido.

Essa comparação do RS485 e do Zigbee me interessou muito.

Aqui no lbg tá uma facada!! srrsr

Olá Sidney,

Eu sempre insisto que em automação, tudo deve ser pensado, para não cair em armadilhas, cada caso é um caso, e uma rede de sensores pode ser feita de muitas maneiras, usando diversas tecnologias e mídias, sendo que cada solução tem seu prós e contras, indicações e contra indicações.

Determinar o que é melhor para uma determinada situação ou aplicação é algo que envolve muitas variáveis que devem ser consideradas, como o custo por nó, distribuição e localização física dos pontos a serem medidos, quantidade de sensores, obstáculos e interferências físicas da instalação,  facilidade de instalação de cada tecnologia,  taxa de transmissão, alcance ou cobertura da rede, quais os protocolos suportados, impedimentos, restrições e facilidades de uma determinada tecnologia, entre outros, não devendo portanto se tomar uma decisão de usar uma determinada tecnologia sem um estudo prévio, para não ter surpresas mais tarde.

Como disse antes a escolha deve ser feito com muito critério.

Abraço.

Marcos,

isso mesmo. Essas variáveis são importantíssimas. A consideração feita pelo uso do Zigbee levantada pelo Hugo foi como uma leitura do meu pensamento. Isso me deixa muito entusiasmado com o projeto.

Mas vamos acompanhar e apoiar o Hugo em sua ideia pois será mais uma carta em nossa manga.

Vamos lá pessoal que estamos progredindo muito.

Pois é, na verdade eu tive essa ideia com CLPs, ao invés de usar as interfaces de entradas e saídas de um clp, usar apenas a porta de comunicação serial conectado a um zigbee por exe, criando assim uma rede de sensores e atuadores sem fio, aproveitando do CLP apenas o seu processamento, programação, compatibilidade com alguns equipamentos(IHM's, por exe) e softwares supervisório.

Será que da pra fazer alguma coisa do tipo?

Claro que dá.

O complexo do trabalho é a interface entre os equipamentos, as linguagens, etc

Vamos trabalhando por aqui, fique sempre nas discussões e vamos progredir na integração entre as várias tecnologias.

oi Pessoal,

recomendo olhar os produtos "Radiuino" da spreadcom.

dá pra criar uma "serial transparente" sem fio, ou montar uma rede de sensores mais barata que o zigbee (usando RF).

estamos trabalhando em algumas frentes com esse equipamento (na mesma linha com modbus, scadabr etc). Funciona e é divertido :-)

grande abraço

Este tópico está muito muito interessante. Com a discussão que está desenvolvendo por aqui, poderia render um tutorial sobre Scadabr aqui no LabG.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço