Olá pessoal,

Esse é o meu primeiro tópico aqui.  

Encontrei o Labdegarangem tentando tirar dúvidas para montar um sistema com Arduino.  O sistema que eu quero montar é o seguinte:

No sistema atual, uma bomba liga ou desliga, através de uma chave, mas eu quero implementar um sistema que limite o seu tempo de uso.  Esse sistema vai detectar, através de um sensor de corrente, quando a bomba está ligada.  O Arduino vai começar a contar o tempo e depois de 2 horas, ele vai cortar a alimentação da bomba por 10 minutos, religando novamente, após esse tempo, se necessário.  A minha ideia é, depois de montar um prototipo com Arduino, fazer uma placa com tudo isso integrado.  Assim, o que eu preciso agora:

- Alguem tem um projeto de uma fonte 220VAV - 5VDC para esse projeto?  Essa fonte precisa ter um custo baixo, ser pequena e fácil de montar.

- Como que eu poderia detectar se a bomba está ligada ou não, neste projeto?  Pensei em medir a corrente, mas se alguem tiver outra sugestão, fiquem a vontade para opinar.

- Existe um relay, acionado por 5V, que suporte essa potência?  Acho que seria uns 40A.

Bom.  O projeto é esse.  Os meus conhecimentos de eletronica não são avançados, mas eu acredito que não exista nenhum "mistério" nesse sistema, não é mesmo?

Obrigado,

Ricardo

Exibições: 4547

Responder esta

Respostas a este tópico

Para detectar a corrente, eu acabei de ler um tópico interessante sobre isso aqui: http://labdegaragem.com/forum/topics/ajuda-com-fonte-sem-transformador

Ele usa um acoplador optico que deixa o seu arduino isolado do 220V.

Legal! 

Uma questão já está resolvida.

Valeu

Renato,

Neste meu projeto, não é possível usar esse seu circuito, pois iria "fritar" o PS2501, não é mesmo?

Alguem tem uma solução para esse meu projeto?

Como a corrente que eu vou medir, é alta, e não é necessária precisão na medição (só preciso saber se está passando corrente ou não), será que eu não posso enrolar um fio na alimentação desse equipamento de 7000W, pois por indução, ele vai gerar uma tensão nesse fio enrolado?

Ricardo

Tem razão.  Iria fritar o PS2501.  Nem precisa ver o datasheet dele.  Só pelo tamanho, já dá para ver que ele não aguenta potência.

Quanto a enrolar o fio para medir a corrente, eu tenho um horimetro na moto que marca o tempo que a moto fica ligada.  Ele "sabe" que a moto está ligada através de um fio enrolado no cabo da vela.  Tá certo que a corrente é muito maior, mas pode ser que funcione.

Se eu tiver tempo, vou testar em um chuveiro elétrico que eu tenho aqui.

ideia ótima! 

tbm tenho os mesmos questionamentos para um outro projeto..

kkkkkkkkkk

André,

Conseguiu alguma coisa para medir a corrente?

Qual é o seu projeto?

Uma idéia para a fonte de 220VAC para 5VDC seria um desses carregadores de celular com saída usb. São bivolts e de baixo custo.

Para um motor dessa potência você vai precisar de um contator . O arduino pode acionar um relé ou um transistor e este acionaria o contator.

Outra alternativa para o acionamento do motor seria um relé de estado sólido. Acredito que estes podem ser chaveados diretamente pelo arduino.

Luiz,

Uma fonte de carregador de celular é perfeito para um prototico, mas a minha idéia é montar uma placa com tudo integrado.

Alguem tem o diagrama de uma fonte dessas?

Eu estive estudando duas opções de fonte.  Uma com transformador, e a outra sem:

A opção de cima, é só eu trocar o CI 7809 pelo 7805 para ter 5V na saida.

A segunda opção tem uma capacidade limitada (200mA), então eu acho que será insuficiente.

O que vocês acham?

Minha opinião: faz a de cima.

 

 

Olá

 

A fonte composta pelo IC LNK 304 é isolada ??? se não é extremamente perigosa !!!

 

abços

Legal, vou dar uma estudada.  Valeu!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço