Galera,

Reservamos esse tópico para discussão do Projeto ROV, um veículo submarino operado remotamente. Esse projeto está sendo realizado aqui no Espaco Lab de Garagem, e está aberto a quem tiver interesse, mesmo que estiver em cidades mais distantes.

As discussões serão feitas aqui, e os detalhes do projeto estão no wiki do LdG http://www.labdegaragem.com.br/wiki que pode ser acessado por todos. Para editar a página precisa se cadastrar no wiki.

Participem!

Exibições: 7710

Responder esta

Respostas a este tópico

Por projetos como esse, cada dia me torno mais fan do Laboratório de Garagem. Ainda, não estou desenvolvendo minhas bugigangas por falta de tempo e money. Estou numa fase de foco em estudos para concursos..

Mas, vamos ao que interessa: Queria dar um palpite a este projeto. Porque no lugar da hélice não usar a propulsão magneto-hidrodinâmica. O princípio é o mesmo de um motor homopolar como aquele do disco de Faraday, a vantagem que não usa partes móveis, através de um campo magnético ele expulsa a água. Talvez para vcs não seja novidade, mas quando estava estudando um livro de máquinas elétricas vi sobre tal máquina nas notas de rodapé, pesquisei e vi seus usos que incluía navios e submarinos e como estou acompanhando o desenvolvimento do ROV aqui no LabdeG resolvi postá-lo.

Veja só:

http://wikipedia.qwika.com/en2pt/Magnetohydrodynamic_drive

http://www.youtube.com/watch?v=sx7_ADEQSv0&feature=fvwrel

P.S.: Também acho  a solução de vcs com a hélice e os desafios que enfrentaram genial, mas queria participar de alguma forma dando meu palpite para possíveis upgrades.

 

Ola Amigos !

 

Admiro a coragem e as idéias do Bruno neste projeto, gostaria de fazer uma sugestão tb.

Muitas descobertas tem sido feitas a partir dos magnetometros embarcados em naves desde o cinturão de Van Hallen no inicio da era espacial  as recentes descobertaa da influencia da lua de Saturno, Enceladus que jorra agua num dos aneis deste planeta na composição dos anéis.

As valvulas de fluxo magnético ou Flux Gate (LINK), são dispositivos que expressão muito bem a nossa capacidade inventiva como seres humanos. São sensiveis o suficiente para serem utilizados como dispositivos para a determinação da direção (Bússolas Eletrônicas) ou sensiveis detectores de metais ainda hoje utilizados como os mais eficientes detectores de submarinos.

Portanto deixo aqui uma sugestão para um Pay Load  para o ROV, um magnetometro FLUXGATE,

Desenvolvi alguns protótipos para uso próprio, não OPEN HARDWARE, se tiver interesse estamos ai ...rsrsrsrs.

 

Abços

Bom dia Joe

Eu estou testando um magnetômetro de 3 eixos para esse uso, além de um detector de metais de curta distância (Pulse Induction). O magnetômetro também está sendo usado para saber a posição em relação ao norte e possível rotação automática para uma determinada posição.

Outros dispositivos estão sendo testados, câmera de infra vermelho com laser para detecção de distância, acelerômetros para estabilização automática, sensor de pressão para saber a profundidade.

É um projeto bem complexo..... mas estou fazendo o que gosto..... 

 

Bom dia Bruno !

 

Sem dúvida trata-se de um projeto bastante complexo que trará muito conhecimento e tecnologia para os envolvidos e com uma gama enorme de aplicações práticas.

Me enveredei na pesquisa das valvúlas de fluxo magnético porque necessitei de alta resolução 0.01 Graus na medida de direção, os dispositivos integrados  até então não me davam esta resolução, ou devido ao ruído ou a pequena area de captação ou mesmo a baixa taxa de conversão A/D.

Sai em busca  de materiais de alta permeabilidade magnética e encontrei alumas coisas interessantes. Embora grandes (toroide de  3,5 cm de raio) e pesados se comparados aos sensores integrados acabam compensando pela sensitividade.

 

Abraços e boa sorte !

 

 

Olá pessoal,

Gostaria de saber o modelo do sensor de pressão que vcs estão usando. Esta realmente dificil achar algo com o custo/beneficio ? Alguma loja a indicar

Eu também to desenvolvendo um ROV com amigos.

Mas somos iniciantes, rs.

Eu queria saber como escolher o motor e hélices corretas, e se o software de vocês é open-source.

Abraços.

Caique,

então divulga o que vocês já tem que poderemos ajudar a concluir.

Nossa ansiedade é muito grande mas precisamos de mais ajuda.

Bruno bom dia.

Pensei ter visto um email seu com algumas questões há algum tempo, mas quando pensei em responder não o encontrei...

Estaria eu louco ou você realmente me enviou um email????

No aguardo

Carlos

Te enviei sim, vou encaminhar novamente.

Abraços

Este projeto chegou a ser testado ?

Está parado ?

Alguém já pensou se seria possível mergulhar a electrónica em óleo isolante e com um vaso de expansão sem bolhas de ar para atingir profundidades extremas ?

Pessoal boa noite, eu sei que este tópico é bem antigo, mais como estou montando o meu rov resolvi entrar em contato e ver como anda a situação. Estou desenvolvendo o meu supervisório para o rov e tambem já tenho boa parte da eletronica montada. 

Como voces poderão ver na imagem.

Boa noite. 

Muito interessante seu sistema supervisório. Parabéns! 

ROV detectou uma churrasqueira! (brincadeira) 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço