Pessoal boa noite,

alguém já teve ou tem alguma experiencia com conexão OBDII com Arduino?

Coletar informações de diversos sensores de determinado veiculo que tenha essa conexão transformando em informações úteis.

Por exemplo OBDuino.

Car Black Box.

https://www.youtube.com/watch?v=aFT2RwZgjSw

Exibições: 26003

Responder esta

Respostas a este tópico

Mais um link bacana... Arduino Turbo

Eu peguei alguns dados desse link, mas depois achei o esquema da centralina, ai ficou bem mais fácil!

Pelo que eu entendi, nesse link o cara não puxou as informações do OBD.  Ele foi buscar direto dos sensores.  Isso tem a vantagem de não depender do delay de processamento do ECU do carro (que prioriza o funcionamento do mesmo), mas em compensação, é muito complicado de instalar em um carro e impossível de transportar de um carro para outro.

Bom dia amigo, a muito tempo tenho tentando montar um scanner para motor zetec 16v 1.8 1998, mas esbarro no protocolo, alguem sabe alguma coisa sobre?

Eu fiz assim para minha própria leitura. Até pq não tenho intenção de colocar em outro carro.

Sensor de temperatura, RPM, Tensão, Corrente,Combustível,Partida pelo aux. do controle,RTc +Lcd 16x2.

Wellington,

Entendi.  Você não usou a porta OBD2 do carro.

Augusto,

Vamos continuar quebrando a cabeça.

Abs,

Renato Brant

Boa Noite Garagistas...

Estive meio ausente do mundo esses dias estava de férias rsrsrs, mas agora voltando vou me empenhar

a progredir nesse projeto,Como o wellington araujo da silva disse ler os sensores independente é uma alternativa 

mais "Simples",Até mesmo comecei a fazer dessa maneira mas vou continuar tentando pela OBDII,

Isso ai renatobrant vamos sim...

 

Abraços.

Tenho muita vontade de implementar um circuito inteligente em meu carro também, porém ao invés de usar sensores externos e fazer conexões diretas nos sensores do carro, eu preferiria usar a porta OBDII. Será que não existe uma solução simplificada, pronta e que seja comercializada aqui no Brasil que leia direto da porta OBDII e exiba os dados de alguma forma, de preferência em um display LCD? O carro é um Siena Fire 2007 e pude localizar o que parece ser uma porta OBDII na caixa de fusíveis.


Grato

Bem Augusto,

Eu usei por um tempo o centrafuse... até que decidi criar meu próprio FrontEnd.

tenho um GM prisma rodando com uma aplicação feita em delphi que se comunica com obdii via arduino (usei uma plaquinha da sparkfun que tem um chip  ELM327, hj em dia eles não vendem mais separados mas tem um car kit - https://www.sparkfun.com/products/10769 nele vc manda os comandos ELM que tem facim na net - e o carro retorna um vetor de bytes  que você joga na formula de acordo com o parâmetro) além disso eu fiz o controle do som por android, controle dos vidros elétricos e trava elétrica... estou estudando uma trava para a bomba de gasolina e reconhecimento da impressão digital...

 

comprei também uns sensores de distância a prova de água no ebay e fiz meu próprio sistema de estacionamento com camera de ré e sensores... algumas coisas ainda bugam.. mas o projeto tá bem bom já!!!

Boa Tarde Carlos,

Parabens pelo projeto e pelas dicas,meu projeto anda meio parado pois o carro esta na oficina rsrsr.Assim que voltar estarei dando andamento.

Bem galera, sou da época que se falava em CarPc, aliás, tive um desses com CentralFuse (citado pelo colega), gps usb e tudo.

Sobre os carros terem OBDII depois de 90, essa Norma Técnica existe nos EUA desde 96, na europa desde 99. No Brasil "Non'ecsiste". Apenas a VW, Através de imposição da Bosch (que queria manter produtos mundiais) mantem esse protocolo desde 1997. Alguns carros de outras montadoras (FIAT, PUG, GM, Renault, ...) tem sim ECUs que usam ) OBD2 como protocilo CAN de diagnóstico, principalmente nos carros globais, como é o caso do Stilo da FIAT. Antes de iniciar um projeto desses, verifique se o seu carro usa protocolo proprietário ou o OBD2. Senão, vc vai ter que voltar a 1994, quando os Scanners liam diretamente dos sensores.

Pra quem gosta de automotiva, recomendo pesquisar sobre MegaSquirt. Uma "atmegaSquirt" seria uma boa,não?! rsrs :D

Boa Tarde Jonatas,

Me lembro do carpc rsrs Estou dando uma pesquisada nesse MegaSquirt é muito interessante mesmo..

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço