É POSSÍVEL CAPTAR EMISSORAS DE RÁDIO "FM' LOCALIZADAS A GRANDE DISTâNCIA DO RECEPTOR?

    É possível captar emissoras de rádio 'FM' localizadas a até 300 quilometros ao redor do ponto de recepção?

    Existem aparelhos receptores com essa capacidade?Quais são as marcas e fabricantes?

    Todo aparelho de rádio tem entrada(ou saída) para antena externa?

    Senão,quais são os acessórios,componentes,aparelhos ou equipamentos necessários que posso adaptar a essa antena externa e ao receptor para que possa captar rádios 'FM'distantes?   

Exibições: 37203

Responder esta

Respostas a este tópico

Cara, acho q a distancia depende mais da potencia da antena transmissora. A sensibilidade do receptor deve influencia bem menos.

 

Agora 300 km eu acho muito distante pra conseguir ouvir uma radio comercial. Se vc consegue ouvir dessa distancia, possivelmente eh pq existe pelo menos um repetidor de sinal.

    Obrigado pela resposta!!!!

     Comecei a ter essa curiosidade depois que li numa revista de eletrônica,lá pelo ano de 1989, (acho que era 'Antena  Eletronica Popular',nem sei se ainda existe...),que um certo leitor conseguiu captar uma emissora localizada a uns 150 quilometros de onde ele morava.

    Mas,porém,ele disse que usou alguns acessórios,parece que era um tal de 'baloon' e dois 'booster' ligados em linha numa antena externa.

    Aliás,esse tal de 'booster amplificador de ganho de sinal' resolve mesmo pra quê afinal??

    Serve para recepção de rádio 'FM'?   

Franco

O booster é um amplificador de banda larga, que abrange a faixa de TV, tanto VHF quanto UHF e também FM. É o tal amplificador de sinal para a faixa de FM que eu lhe falei anteriormente. Procurei um, ao acaso, e encontrei este http://todaoferta.uol.com.br/comprar/2273-amplificador-booster-conj...

Este amplificador eleva a amplitude do sinal captado. É bom ter uma certa qualidade de sinal captado, livre de ruídos, porque ele amplifica tudo. Uma boa antena instalada em local alto com bom cabo podem resolver.

 

O 'balun' que você citou, é um casador de impedância, normalmente de 300 ohms para 75 ohms, respectivamente de linha balanceada para desbalanceada (BALanced para UNbalanced, do inglês).

Se a sua antena for de 300 ohms de impedância, ligue o balun entre a antena e o cabo de 75 ohms, para que haja a maior transferência de sinal. Isto é de vital importância para a boa recepção.

Abraço

Franco

A transmissão de FM funciona da seguinte forma:

Por exemplo, a Radio CBN aqui em Curitiba, irradia com uma potência de 100kW. O sistema irradiante está disposto de forma a concentrar toda a potência de RF sobre a cidade, somente. Com tanta potência assim, poderíamos estar ouvindo a muitos quilômetros de distância, mas isto não acontece. Depende, é claro das condições topográficas da região.

Saindo de carro de Curitiba, a alguns quilômetros o sinal começa a desvanecer.

Se o sinal transmitido alcançasse outras cidades, teríamos uma grande confusão e batimento de frequências de outras estações transmissoras, tornando impraticável a exploração da faixa destinada ao seu uso (88MHz - 108MHz).

Eu sou radioamador e tenho alguma experiência na faixa de 2 metros (144MHz), que tem comportamento muito próximo da faixa comercial, devido a proximidade de frequência. Com apenas poucos watts de potência, porém com antena direcional tipo Yagi ou quadra cúbica adequada, posso colocar o sinal muito mais longe que a CBN, com os seus 100KW irradiados.

Você pode tentar instalar uma antena externa ao seu receptor para receber estações distantes. Mas, para isto, o sinal deve estar chegando até a sua casa. Por menor que seja, tem que ter sinal de RF presente na sua localidade. Pode ser um sinal tão fraco, que em condições normais o seu receptor não tenha a sensibilidade suficiente para sintonizá-lo.

A antena externa, aliada a um amplificador de sinal para a faixa de FM, o ajudarão bastante.

Outro ponto de vital importância, é a altura da antena. Antena gosta de altura. Quanto mais alta, melhor. Cuidado, porém, com raios em dias de tempestade e proximidade com linhas de alta tensão.

Normalmente, os rádios FM tem uma antena telescópica. Outros tem entrada para a conexão de um rabicho. Você pode retirar o rabicho e ligar a antena externa no local. Normalmente a impedância de entrada é de 75 ohms.

Caso nada disto resolva o seu problema, temos o recurso da internet. Grande parte das emissoras existentes fazem paralelamente ao sinal transmitido por RF, o streaming pela internet. Você pode ouvir a radio pelo seu computador, bastando entrar no site dela.

Abraço e boa sorte

Jorge

    Olá,Jorge! 

    É a mesma resposta que disse antes para Eduardo.

    Mas,voce mora aqui em Curitiba mesmo?!

    É porque tenho outra curiosidade,por exemplo: rádios 'FM' aqui de Curitiba,como a Jovem Pan e a  Transamérica,entre outras,podem ser captadas em  Joinvile e Blumenau, em Santa Catarina?Ou em Ponta Grossa?

    E quem mora lá nessas cidades pode captar as FMs' aqui de Curitiba,por exemplo?      

Depende das condições topográficas e propagação.

Faz muitos anos, eu morava no bairro Cajurú. Eu tinha um toca-fitas da marca Sony. A recepção FM era excepcional. Dentro da garagem fechava e contando apenas com a antena telescópica do fusca, eu conseguia sintonizar a Transamérica (em stéreo), de São Paulo. Às vezes, por conta do desvanecimento, o stéreo desaparecia e o sinal ficava mono e com muito ruído. Tentando sintonizar a mesma emissora com o carro estacionado em outro local, simplesmente não captava nada.

O que ajudava muito na captação do sinal, era ajustar o comprimento da antena de acordo com o comprimento de onda para a frequência sintonizada.

Mais tarde, com outro aparelho instalado no carro, eu não conseguia mais sintonizar a mesma emissora.

 

Pesquisei também uma antena direcional e encontrei esta: http://www.aquario.com.br/?action=produto&id=37

Sugestão: pesquise mais algumas soluções na internet. Vá também nas lojas de eletrônicos, alí na Rua 24 de maio esquina com 7 de setembro e procure por soluções prontas que eles podem estar ofertando.

 

Eu já estive em Blumenau e não consegui captar nenhum estação de Curitiba.

Ola amigo,

Leia este doc sobre propagação.

Propagação de ondas eletromagnéticas e acústicas.

 

Amigo vou responder com base em minha experiência:

Pergunta: É possível captar emissoras de rádio 'FM' localizadas a até 300 quilometros ao redor do ponto de recepção?

Resposta:
Sim. Normalmente o sinal de FM cobre uns 50 a 60 Km, mas com antenas direcionais de alto ganho e se localizadas em local de elevada altitude, é possível captar sinais a grandes distâncias (uns 300km) (Eu ouvia normalmente Rádios de Recife com minha antena em Garanhuns-PE. Tudo depende da topografia.

 

Pergunta: Existe um fenômeno esporádico (e um pouco raro que acontece ao amanhecer ou ao anoitecer) chamado inversão térmica (nesse caso, a altura da antena não é importante) que permite a propagação de sinais acima de 300 Km (eu já captei rádios de Salvador com minha antena em Garanhuns-PE).

 

Pergunta: Existem aparelhos receptores com essa capacidade? Quais são as marcas e fabricantes?

Resposta:
Um receptor de FM para carro de boa marca (Sony, Sharp, Philips ...) é a melhor escolha.

Escolha um cabo coaxial de qualidade pa conectar a antena ao receptor e use conectores.

 

Pergunta: Todo aparelho de rádio tem entrada(ou saída) para antena externa?

Resposta: Não.

 

Pergunta: Senão,quais são os acessórios,componentes,aparelhos ou equipamentos necessários que posso adaptar a essa antena externa e ao receptor para que possa captar rádios 'FM'distantes?

Resposta:
Um rádio para carro.

Uma antena yagi para a faixa de FM (88 a 108 MHz) (pesquise na net).

Link para você construir uma antena Yagi: http://arearf.blogspot.com/2009/01/anetena-yagi-de-88-108-mhz.html (não testei essa, mas gostei do site).

Obs.: Quanto mais alta a antena, maior a sua altitude, mais desobstruida em relação à emissora e quanto melhor a qualidade do receptor (sensibilidade, seletividade), melhores serão os resultados.

 

Abraços

 

Adilson Fernandes

   Muito obrigado pela resposta!!

   Mas,como eu disse antes,pergunto isso por curiosidade,depois de ter lido numa revista de eletronica que um leitor conseguiu  essa experiencia...

   Porém,entendo nada de assuntos técnicos...

   Entretanto,se alguém conseguiu isso,eu gostaria de saber!!!  

Eu por exemplo moro em Trindade-PE aqui tem a radio pop brasil fm,  já aconteceu de eu estar em petrolina e sintonizar pop a 250 quilômetros de distancia, coisa que eu não sei como se explica.  

 

Braz

Bráz, é possível sim. Depende muito da topografia do terreno (perfil).

Eu sou de Ouro Preto/MG, cidade de elevada altitude, consegui captar a 107,1 do Rio de Janeiro em alto e bom som, distante a quase 300Km!!!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço