Galera,

Reservamos esse tópico para discussão do Projeto ROV, um veículo submarino operado remotamente. Esse projeto está sendo realizado aqui no Espaco Lab de Garagem, e está aberto a quem tiver interesse, mesmo que estiver em cidades mais distantes.

As discussões serão feitas aqui, e os detalhes do projeto estão no wiki do LdG http://www.labdegaragem.com.br/wiki que pode ser acessado por todos. Para editar a página precisa se cadastrar no wiki.

Participem!

Exibições: 7714

Responder esta

Respostas a este tópico

Oxe, como que eles copiaram tua ideia se os deles ja estão prontos? Ja tem KIT e tudo mais, rsssssssssss...

Aproveita e melhora o deles...

É assim mesmo quando a ideia é lançada ao vento escuta quem tem ouvidos de OUVIR!

Abraço

E, sao 7 bi de pessoas e dificil vc imaginar alguma coisa sozinho, espertos sao aqueles que fazem primeiro. Mais eu achei esse ROV muito legal.

Testei hoje a ideia de isolar os motores brushless, fiz alguns testes mais vou procurar algo melhor pra isolar os motores, pensei em vernis maritimo ou araldite por enguanto isolei com acrilico, esse nao e o motor que eu queria mais e o mais forte que tenho mo momento.

http://img189.imageshack.us/img189/5225/dsc06206aj.jpg

http://img560.imageshack.us/img560/8756/dsc06204uy.jpg

http://img717.imageshack.us/img717/9843/dsc06209b.jpg

http://img51.imageshack.us/img51/5010/dsc06208ch.jpg

Aqui como e possivel ver a um consumo de 310ma, isso pra mim e importante pois pretendo que o rov funcione com baterias.

 

Pessoal, ante ontem vi um episódio no NatGeo.

Eles tentaram construir um ROV para ir até 3km de profundidade.

http://www.natgeo.com.br/br/especiais/experimentos-inusitados/episo...

Não vou falar o resultado para não causar spoiler, mas eles tiveram boas idéias.

[]'s

Nao consequi ver o video com o link que vc passou.

Na verdade eu também não consegui ver pelo site. Eu vi foi na TV O único link que consegui achar sobre a série/episódio foi esse.

Vi aqui que vai reprisar dia 25 de Janeiro as 4 da madrugada.

http://www.natgeo.com.br/br/synopsis/1592-76074

O nome da série em inglês é: HOW HARD CAN IT BE?

O nome do episódio em inglês é: MAN MADE SUB

Não consegui achar o video na internet :( e não tenho equipamento para gravar a reprise.

Ola pessoal,

Me interessei pelo projeto, mas pelo visto esta abandonado.

Queria saber como vocês fizeram para transmitir as imagens da câmera do ROV para o computador.

Via cabo USB da própria câmera?

Eu estou querendo mantar um robo com uma camera acoplada, mas ainda não sei como vou transmitir as imagens.

Gustavo

O ROV não está abandonado, esse projeto eu comecei o desenvolvimento em casa (software e hardware), fiz o software de imagens / controle e a ideia básica do projeto, depois de conhecer o ldg levei o projeto para ser desenvolvido lá. 

No lab tentamos fazer os propulsores (que era o maior problema na época, já que o software e os controles estavam prontos), mas depois de vários testes não obtivemos sucesso.

Depois de voltar o projeto para casa, alterei a ideia do propulsor e estou testando. Os testes estão indo bem e como o empuxo que consigo está alto, o projeto está em revisão para um modelo maior. Essa nova versão poderá operar até uns 200 metros de profundidade e com cabo de 500 metros ou mais. Ainda estou fazendo testes de transmissão de dados e imagem. Ele também pode ser utilizado para baixas profundidades e com cabos curtos.

A nova versão estou desenvolvendo sozinho e não é open hardware / software, é para uso próprio e comercialização no futuro. Como é um projeto demorado e os equipamentos de qualidade custam caro, ele será desenvolvido aos poucos. 

Se alguém tiver interesse comercial ou parceria no projeto, entre em contato por mensagem.

A câmera da primeira versão é USB com um amplificador de sinal para até 50 metros. Eu testei com 30 e funcionou sem problemas.

Bruno 

Eu também queria que atualizassem esta ideia pois estava interessado. 

Vi várias câmeras para visualização em primeira pessoa mas não entendi os detalhes tipo: tecnologia, alcance, etc

No meu caso além de um submarino, pois me ajudaria a pescar, também queria colocar em um cortador de grama controlado por controle remoto.

Boa noite galera. Sou novo por aki, sou aeromodelista, e construi e voo em FPV. Pra quem não conhece são aeronaves com asa fixa ou asa rotativa. Existe tb a modalidade FPV com carrinhos. Bem, antes de conhecer a comunidade eu já tinha a idéia de construir um submarino fpv, porém para aplicação tecnica, para fazer inspeção em leito de rio e pilares de sustentação de pontes. 

Lí o topico e queria participar da pesquisa de vcs, porém sou iniciante em programação e arduino.

Acredito que se puder colaborar, por enquanto seria com a transmissão de imagens/informações(osd) e radio comunicação, pois tenho o conhecimento adiquirido do aeromodelismo e sistemas de transmissão de imagem FPV.l

Abrass

Moisés,

seja bem vindo. Vamos construir muito juntos.

Dá uma atualizada no site do projeto e vamos começar a esclarecer alguns pontos. Tenho investigado sobre FPV e surgiram algumas dúvidas. 

Vi um video de um cara com um óculos achei fantástico. Vc sabe que modelo é esse? Qual o alcance? e se poderia transmitir pela água.

A programação do arduino não é muito dificil. O complicador é saber o que programar.

até a próxima.

Obrigado pela recepção amigo 

Esses óculos são incriveis mesmo, eles proporcionam algo chamado Full Imersion, mas tb são usadas telas,como no meu caso e na maioria dos casos de quem usa óculos...

Os oculos operam em 5.8ghz, oq gera um problema para atingir grandes distancias, mas tem como aumentar o alcance.

Em fpv as principais frequências de transmissão são: 900mhz(longo alcance, qualidade de sinal baixa), 1.2 ou 1.3ghz(melhor custo beneficio, mas gera interferencia harmonica nos radios r/c 2.4ghz), 2.4ghz(muito bom se o rc for long range(usando frequencias baixissimas como 433mhz) e 5.8ghz(pouco usado pra quem quer longas distancias, porem a qualidade de silnal é muito boa).

Segue um link de um Óculos -> http://hobbywireless.com/index.php?main_page=index&cPath=52_54

Qto a transmissão em baixo dágua, eu tb tenho essa dúvida. Mas, existem alguns poréns: o primeiro é que o tx de video, quanto maior a potencia maior o calor gerado. Teria de escolher um sinal com facilidade de transpor obstáculos, escolher uma antena de polarização adequada(as cloverleaf além de baixarem a temperatura do tx, geram polarização em 360º). Para ajudar, em fpv nós mudamos as antenas dos rx de video, no meu caso uso 900mhz, tx de 500mw e uma yagi 24dbi no rx, que me garantiria em teoria em perfeitas condições cerca de 18km. 

Bom, têm muita coisa pra falar, espero que esse pouco possa ajudar, mas estou a disposição....

Abrass

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço