quero fazer um chuveiro chaveado como conclusão do 4º módulo. Alguem sabe se já existe ou se eu consigo um fonte que transforme 220 em 440 por meio de chaveamento. Se eu não conseguir vou ter que fazer na unha.

Exibições: 916

Responder esta

Respostas a este tópico

Caro Xopoera, 

porque você precisa de 440V?

Henrique

Adorei a idéia...440 V próximo a humidade...Pegue um flyback (25 Kv...) a água deve esquentar muito mais rápido.

Xopoera, a partir de 110 Volts (Se o cara tiver marca passo...muito menos até...) é possível levar um choque elétrico e morrer ...cuidado!

Euclides e Xopoera,

Se o chuveiro (ou qualquer equipamento elétrico) não estiver devidamente aterrado tensões muito inferiores as citadas são perigosas e potencialmente mortais.  No entanto se a carcaça do equipamento estiver devidamente aterrada o equipamento deve proteger os usuários contras falhas e surtos de sobre tensão e sobre corrente. O uso de disjuntores residuais diferenciais (DR) também já são componentes obrigatórios.

Aconselho aos amigos que desejam trabalhar com eletricidade que estudem pelo menos as seguintes normas técnicas:

NBR5410 - Instalações elétricas de baixa tensão

NBR5419 - Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas

NR10 - Segurança em instalações e serviços em instalações elétricas

Agora, não se enganem, não é a tensão que esquenta a água, mas a potência transferida pelo aquecedor.... leiam sobre a lei de Joule que expressa a relação entre o calor gerado e a corrente elétrica que atravessa um condutor em um determinado tempo.

Um chuveiro de 2500W consome uma corrente de 22,7A em 110V ou 11,36A em 220V.

Um flyback embora tenha 25KV é incapaz de fornecer pouco mais de algumas dezenas de miliamperes, P=25000V x 0,01A = 250W ou seja, não vai esquentar a água, apenas dar um choque na pessoa se a instalação não estiver aterrada corretamente.

Atentem sempre para as normas técnicas de segurança e leis fundamentais da física.

Abraços

"Agora, não se enganem, não é a tensão que esquenta a água, mas a potência transferida pelo aquecedor...."

Meu sogro é fabricante de aquecedores solares, até pra casar com as filhas dele deve se saber essas coisas, porque o sol não emite eletricidade (não a esta distância...mas lá na "atmosfera" dele o "bicho pega") como a conhecemos aqui na terra, se fosse assim não era para que os aquecedores funcionassem aqui na terra. Tudo é "potência" e não necessariamente calculado pelas leis de Ohm. Mas uma vez que a elétricidade gera "potência" é possível fazer uma correlação entre as outras formas de energia e a eletricidade. Mas energia mata, e não importa em que proporção, pode se morrer vaporizado em menos de um milésimo de segundo por um  pico gigantesco de energia ou por dias a fio ligado a uma fonte de 5 Volts (desequilíbrio eletrolítico do corpo). Foi bom você ter lembrado, devo ter um NR por aqui em algum lugar. Obrigado.

 

Pois é, o flyback foi projetado para alimentar cargas de alta impedância ( é o caso do anodo do tubo de raios catódicos ) e a resistência de chuveiro é um curto circuito para a terra do ponto de vista do flyback!

Quando voce quis chamar atenção para a tensão elevada, teria sido mais apropriado sugerir ligar o chuveiro diretamente na rede de 13,8KV da companhia de distribuição de energia elétrica, esta sim tem condições de fornecer potência suficiente e tem uma impedância muito baixa ( resistência interna da fonte), mas um flyback não consegue por ter uma impedancia interna de saída alta....

As leis de Ohm se aplicam perfeitamente em casos de circuitos resistivos, mas para circuitos indutivos ou capacitivos, ou seja, onde não temos uma resistência pura devemos sempre pensar em impedância e no correto casamento das impedâncias entre a fonte e a carga.

Devemos sempre prestar atenção e sermos ultra responsáveis no que escrevemos aqui no fórum, pois muitas pessoas podem não conseguir perceber a diferença entre uma simples "piadinha" ou "trocadilho do jargão pseudo-técnico" de uma informação séria... podendo até sofrerem acidentes sérios ou fatais.

Eu acredito que os garagistas mais experientes poderiam tentar ser mais úteis à comunidade do LDG se ajudassem mais aqueles que ainda não tem a mesma experiência...

Desculpe pelo desabafo, mas devemos tomar cuidado para que não aconteça aqui o mesmo que eu já vi em outros fóruns.

Abraços à todos e obrigado pela atenção.

Creio que coloquei duas vezes nesta thread a idéia de perigo e da possibilidade de coisas sérias ocorrerem (fiz a minha parte). Concordo que não devemos "fugir" do assunto tecnologia. Tem gente vindo aqui "pregar no púlpito" (No que discordo completamente, cada "macaco no seu galho"). Vamos nos falando. Boa sorte.

Concordo plenamente,

Lugar de orar é na igreja, pra contar piadinhas vai pro clube ou pro boteco, aqui devemos nos discutir sobre tecnologias com seriedade e respeito.

Abraço

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço