Alguém conhece o scadabr e sabe como usa-lo, caso conheça por favor entre em contato pois preciso de algumas informações.

Uma delas é o protocolo modbus pois queria saber como comunicar um sensor,atuador,etc como o supervisor por meio de um microcontrolador ou coisa paracida, me parece que para poder acionar ou receber informações o supervisorio precisa de um clp (que é caro) ou por um microcontrolador?

se alguém tiver informações sobre como usar e implementar ou pelo menos mostrar o caminho das pedras já agradeço.

adriano

Exibições: 97581

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Adriano,

Para facilitar as coisas, eu sugiro que você primeiramente teste o seu sistema usando a comunicação via cabo USB do arduino. Desta forma você vai ter certeza que o sketch descarregado no arduino e que as configurações do SCADABR estão em ordem e funcionando corretamente.

Para isso voce deve desconectar os fios TX e RX que ligam o arduino ao conversor TTL/RS485. Ai voce liga o cabo USB do arduino ao PC e seleciona a porta correta e testa a comunicação.

Após certificar que tudo está certo na sua aplicação voce pode remontar o sistema para funcionar em RS485.

Para isso, desligue o cabo USB, religue os fios TX e RX que ligam o arduino ao conversor TTL/RS485, ligue o conversor USB/RS485 ao PC, selecione a porta criada pelo conversor USB/RS485 no SCADABR.

Agora teste o sistema, se der algo errado, você terá certeza que o problema está na rede RS485. E não no arduino ou no SCADABR.

Abraço.

Oi gente,

acabei de chegar da igreja, eu vou testar o sistema só usando o usb, depois vou testar com o RS485 como foi dito todo mundo passou por isso não seria eu que ficaria diferente...

Dae Relri,

O que esta sendo discutido aqui e a utilizaçao do arduino+modbus para comunicar com o ScadaBR. No arduino, vc programa da forma que quiser os registradores do modbus e trata no "sketch".

Da uma olhada aqui:

https://sites.google.com/a/certi.org.br/certi_scadabr/home/minicurs...

Abs

Olá Relri,

Na minha opinião você deverá controlar o sensor através do sketch do arduino, usando a biblioteca Ultrasonic.

Certamente fazer o controle com um script em java através do SCADABR não dará muito certo por causa dos tempos envolvidos entre os pulsos do sensor e o tempo de polling da rede MODBUS.

Você vai ter que adaptar o sketch do arduino escravo modbus de forma a acrescentar a biblioteca ultrassonic e durante o loop principal do programa chamar a função que faz a medição de distância e salvar a mesma em alguma posição da tabela de registradores que vc criou no Arduino.

Lembre-se que você deverá ter certeza de que o polling do arduino ocorra em com um intervalo de tempo que permita e garanta que o sketch rode e possa processar a leitura de todos os sensores e rotinas de acionamento do seu processo.

O sketch pode e deve na minha opinião conter todo o script necessário para a aplicação, ao scada eu prefiro reservar as tarefas de armazenar os dados, monitorar os estados da aplicação, alterar os parâmetros como setpoints e habilitar os processos.

Desta forma, o tráfego de sua rede ficará mais enxuto, e sua aplicação ficará mais autônoma, e menos susceptivel as falhas de comunicação.

Tem um bom exemplo de como usar este sensor junto com o arduino em: http://ferpinheiro.wordpress.com/2011/04/29/meu-primeiro-projeto-ar...

Abraço.

Relri,

Muito boa essa sua pergunta, acredito que muita gente boa tem essa dúvida também.

Os sistemas de controle tradicionais normalmente tem uma hierarquia que começa do nível mais baixo pro mais alto e a figura abaixo ilustra isto, a base da pirâmide é chamada de chão de fábrica que na figura é o nível de campo e normalmente é composta por sensores, atuadores de válvulas, e acionamentos que motores e solenóides pra simplificar. Eles são acessados e controlados diretamente pelo CLP ou CLPs no nível de controle. O nivel de planta é formado pelo sistema de supervisão. No nosso caso o campo é formado pelos sensores e motores, o controle é o arduino e o supervisório é o scadabr.

Não se esqueça que o MODBUS é um protocolo MESTRE e ESCRAVO, e que um escravo nunca inicia a comunicação, sempre aguarde a solicitação do mestre e então responde a essa solicitação. Mas não ache que o escravo fica ocioso, parado, ele fica realizando as suas tarefas rotineiras ( o que tem no sketch ) e interrompe sua rotina para atender as solicitações do seu mestre.

Outro detalhe, pode ocorrer de um dispositivo como um CLP ser um escravo para o nível superior a ele ( rede verde da figura ) e ser um mestre para um dispositivo do nível inferior a ele ( rede azul ). Neste caso existem redes distintas que podem ter topologias, tecnologias e protocolos iguais ou distintos.

O SCADABR pode usar vários protocolos de comunicação, mas quando usamos o MODBUS serial ele sempre é o mestre, por isso o arduino deve ser um escravo em relação ao SCADABR.

Entendeu agora?

Abraço.

Nossa, como fico orgulhoso em participar desse post.

O nível das discuções é maravilhoso.

Esta pirâmide que o Marcos apresentou foi minha motivação em começar a estudar o Scadabr e o arduino.

Nós vamos discutir muito estes conceitos pois a rede está crescendo. Já estou implantando o sistema de irrigação pronto para ser integrado na rede do Scadabr.

Dúvida: se eu colocar um Xbee no arduino que controla minha irrigação e outro no computador posso usar o scadabr para ler os dados em duas redes? Uma wireless e a outra RS485?

Estou aguardando o progresso do Adriano na rede dele para que possamos ficar todos no mesmo ponto.

Logo logo vou descrever sobre minha aplicação.

Bem Sidney, com os poucos conhecimentos que tenho do Xbee posso dizer que ele é "plug and play" numa comunicação RS232. Se fosse o caso de ligar o Arduino via Xbee ao seu sistema de irrigação, você poderia fazer a tradução para o RS485 com uma breakout board como essa . Não sei se estou respondendo sua pergunta, mas resumindo, se vc quer apenas a comunicação wireless [PC] - [Arduino] via Xbee , basta o shield e a configuração correta do xbee e do scadabr. Creio q no scadabr vc precisaria usar a biblioteca MODBUS Serial, pois o Xbee usa a UART, os colegas me corrijam se eu estiver falando alguma besteira.

Fiz um mini supervisório no Scadabr há um tempo atrás usando LM35 para medir uma temperatura de um motor, e um sensor de efeito hall acoplado a um dispositivo com ímãs no eixo do motor para medir a rotação. Ficou simples mas foi bem legal pelo aprendizado. Vamos compartilhar nossos conhecimentos!

Fernando,

então vamos discutir muito isso mesmo. Essa união seria perfeita. Vou olhar a breakout que falou pra ver se entendo.

Na verdade eu não sei se fui claro...essa breakout serviria se vc optasse por deixar o arduino fora da planta, mas creio que isso prejudicaria a confiabilidade da rede, pois envolveria também os comandos que o arduino envia para o sistema de irrigação. O correto é fazer o que você está pensando mesmo. Apenas usar o Xbee para coletar os dados via wireless vindos do arduino. A breakout é mais um conversor UART para RS485. Creio que o ideal é só acrescentar o Xbee para substituir o cabo USB/Serial. Ainda sonho com um redes sem fio com bom determinismo a custo baixo rsrs.

Fernando,

captei agora sua ideia.

Imaginei isso mesmo. Vou pensar mais como farei a implantação. Vou fazer um filme para vc ver.

A título de curiosidade, qual a biblioteca que vc está utilizando? rs

Eu estou usando as normais para comunicação. e jpzometa para modbus serial.

agora vou pensar nessa forma de ligar o arduino ao scadabr. quem sabe melhoro a comunição.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço