Como já expliquei numa mensagem que  sem querer enviei para todos do grupo, faço curso técnico em eletrônica e estou com muita dificuldade em aprender a programação do PIC, eu simplesmente não entendo nada, não entra a lógica na minha cabeça, eu boio e muito nas aulas e não tem nem como eu perguntar ao professor minhas eventuais dúvidas, pois quando se tem dúvidas significa que vc entendeu algo e agora não está entendendo e tem dúvida. No meu caso, não estou entendendo nada e não sou só eu, basicamente todas as pessoas que estudam comigo não sabem também. só tem um menino que está sabendo e está até vendendo o trabalho que vale 4 pontos. Mas eu quero aprender, minha prova está chegando e só cairá a programação Assembly. Se puderem me ajudar, ficarei muito grata.

Tenho que fazer esse projeto:

Uma máquina de café automática possui as seguintes opções para o usuário:

 

• Café puro (B1)

• Café com leite (B2)

• Chocolate (B3)

• Capuccíno (B4)

 

Obs: B1, B2, B3 e B4 são botões de acionamento. Os botões são acionados imprimem nível lógico “0” na porta de entrada do microcontrolador.

 

O sistema é dotado de cinco reservatórios:

 

• R1 - café solúvel

• R2 - leite em pó,

• R3 - chocolate

• R4 - açúcar

• R5 - água quente.

 

Funcionamento

A dosagem de cada produto no copo descartável é feita pela abertura temporizada das válvulas VR1, VR2, VR3, VR4 e VR5, respectivamente.

 

O copo deve ser posicionado manualmente no local indicado para recebimento das receitas. Um sensor “SC” sensor de copo monitora se o copo está no local de modo que o equipamento só ligue nesta condição.

 

 Como condição de finalização, o copo cheio deve ser retirado manualmente.

 

Como condição inicial, um tipo de bebida deve ser selecionado ao pressionar o botão respectivo, e assim  inicia-se o processo de preparo pela abertura das válvulas.

 

A dosagem de açúcar deve ser a seguinte:

Doce: abertura de 4s de VR4.

 

As receitas de cada bebida são as seguintes:

Café puro: 3s de café, 5s de água quente e 4s de açúcar;

Café com leite: 2s de café, 3s de leite, 7s de água quente e 4s de açúcar;

Chocolate: 2s de leite, 3s de chocolate, 7s de água quente e 4s de açúcar;

Capuccino: 2s de leite, 3s de chocolate, 2s de café, 7s de água quente e 4s de açúcar.

Monte o fluxograma para auxiliar na criação do projeto

Utilize o Exemplo “MISTURA DE PRODUTOS PIC 16F877A”  para se basear neste projeto. Crie um hardware de interligação dos botões e válvulas.

Se baseie também na rotina de tempo do exemplo para criação dos tempos nesta atividade.

Exibições: 2132

Respostas a este tópico

Para quando você precisa??

Me add no msn que eu vejo em que posso te ajudar, ok?

riavlis_silvair@hotmail.com

Boa noite e boa semana.

Preciso para quinta feira. Tá muito perto

Olha só, amanhã á tarde estarei disponível a ajudá-la, a partir das 15 horas, se desejar. Pode ficar tranquila que eu não vou cobrar, não.

Você pode antecipar respondendo algumas perguntas... Que PIC deseja usar?? Ele quer somente o programa, ou quer o esquema eletrônico também?? Em qual linguagem de programação C ou Assembly? Qual o grau de precisão na contagem do tempo???

Boa sorte, e até mais.

Bjo e fique com DEUS.

eu tenho que usar pic 16f877a, ele quer só o programa, assembly e este último eu não sei.

Vou tentar entrar à tarde. 15 horas vai ser meio difícil, lá pelas 16 eu já devo ter acabado minha prova. Hoje levarei o notebook aí eu conecto na internet da escola. 

Obrigada.

Eu programo em C, não manjo de Assembly.

Se puder ser em C, eu te explicarei.

OK.

ah, que pena. Mas obrigada pela sua boa vontade. Hoje em dia é raro alguém querer ajudar a alguém. 

Viviane, 

Não caia na asneira de comprar um trabalho ! Nunca vale a pena.

No seu caso , como há muitas pessoas na mesma situação , faça uma vaquinha e compre o livro 

"desbravando PIC" do David José de Souza , Editora Erica , montem um grupo de estudo e peguem os finais de semana para rachar em grupo. Tem muuuuuita coisa para aprender, vai demorar vários fins de semana.

Vale a pena contratar o carinha que manja como professor particular , mas nunca compre o trabalho pronto.

Este livro é bem para quem não sabe nada do PIC , e tem exemplos e exercicios.

Só depois que vc estiver dominando o assunto , parta para fazer seu projeto , senão vc vai quebrar a cara.

Se vc não está endendendo que é o PIC e como ele funciona , não vai conseguir sem estudar.

Abração

Enio

 

Comprar não vou. Vou tentar aprender. Infelizmente não tenho tempo suficiente. Minha prova é amanhã.

Neste momento estou estudando para automação. Outra matéria que não entra na minha cabeça.

Olá Viviane. Infelizmente não conheço o Assembly do PIC (tenho 3 livros sobre o Assembly do 8086/8088) este livro indicado tem na internet, basta procurar. É para uma boa causa. Como disse o Enio, Eletrônica (e outras áreas relacionadas) são muito bacanas e desafiadoras, e não desista delas por causa deste 1o. momento. Daqui a alguns tempos vc. vai achar graça disso que agora acontece. Você está tendo mais sorte do que eu tive. aprendi como autodidata, pois não pude pagar escola quando era propício para eu estudar. Mas desejo-lhe sucesso, Não exite em tentar de novo, e de novo, e de novo. Não desista nunca. Boa sorte.

Entendo o seu problema, pois também estou sofrendo muito para apreender programação C para Arduíno, ate deixo as vezes esse estudo meio de lado, mas no meu caso estudo em casa. e acho não que não adianta nada fazer um curso em que não se pode fazer perguntas.

Eu prefiro fazer em casa mesmo, pois posso rever trechos que não intendi, e perguntar nos fóruns, o chato e que as resposta demoram e nem sempre são entendíveis..

ACREDITO FIRMEMENTE que todos tem condições de apreender, mas é preciso esforço do aluno fora da sala de aula, e também á varias maneiras de explicar, pois  acho que muitos professores não estão preparados para os diversos níveis de entendimento de alunos numa sala de aula.

Mas pagar para vender o trabalho que vale 4 pontos, e erradíssimo, pois péssimos profissionais vão se formar sem condições de trabalho, é melhor ser uma ótima empregada domestica, que varias patroas vão querer ter.

Agora somos por deus, nestas ocasiões em que surge um desonesto desses nos provando.

Que adianta reclamos dos políticos, se somos também desonestos.

Insista e persista, e venceras. abraço

 

eu também penso assim. No meu caso, com relação a esforço sempre estudei muito, mas, eu não gosto da parte de eletrônica então estudar essa matéria não é algo muito agradável, mas sempre estudei pra caramba. Nas matérias do ensino médio sempre tiro as melhores notas. Modéstia à parte, até que eu sou inteligente, mas não pra isso. 

E o aluno que está vendendo acho totalmente errado. Por que ao invés de vender ele não explica pra gente já que ele tem mais facilidade?  

comprar trabalho seria igual no bimestre passado numa outra matéria do curso, todo mundo colou na prova e tirou notas altíssimas. Eu fui uma das únicas que não colei. Tirei uma nota vermelha, mas pelo menos fiz de acordo com os meus conhecimentos. Não enganei a mim mesma. Tirei vermelha mas foi dignamente, melhor que tirar azul copiando as respostas dos outros.

Que pena que não vou ter tempo pra aprender. Quem sabe até a prova da recuperação eu aprendo?

Viviane, 

a eletrônica é uma matéria fascinante , depois de vc começar a entende-la melhor , verá que existem poucas coisas tão legais para estudar como a eletrônica.

O problema é que ela é tão vasta , (e por isso é fascinante) , que demora um pouco até vc pegar o jeito , mas tem mesmo que estudar pra caramba , só para entender o básico.

É muito importante vc estudar  aplicações simples , e depois aplicações mais complexas , mas estudar só a teoria não funciona , vc perde a motivação , devido à complexidade dos temas.

Estudar aplicações reais é fundamental.

Eu aprendi a duras penas , que vale a pena repetir de ano , e REALMENTE aprender , do que passar na tangente , e no ano seguinte não conseguir acompanhar as coisas , pois ano que vem , tudo que vc vai aprender , vai depender das coisas que deveria ter aprendido este ano. Se não aprendeu , se ferrou , não vai aprender no ano que vem , e também não vai acompanhar a matéria nova !

Abração

Enio.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço