ola tudo bem como posso controlar motores 220v monofasico com arduino ,tipo rotação sem perder potencia atraves de sensores de pressão .

Exibições: 4560

Responder esta

Respostas a este tópico

explica melhor o que quer, talvez seja eu mas não entendi nada

Rivelino,

você deve explicar com mais detalhes sua necessidade. Eu mesmo coloquei um arduino para controlar um motor de 220v de 1cv e outro de 3cv. Tenho um sensor de pressão mas serve para monitorar a falta de água.

Vamos discutindo e melhorando a ideia.

 

estou desenvolvendo um exaustor de fumaça para nossa maquina de gravção e recorte a laser ,essa fumaça sai da maquina e passa por tres filtros:1 de espuma ,2 de papel ,3 carvão ativado ,então eu preciso controlar a rotação do exaustor atraves de dois sensores de pressão um na entrada do exaustor e outro depois dos filtros para assim poder controlar a contaminação dos filtros.

porque a medida que vai contaminando os filtros o fluxo de ar vai baixando ate um ponto critico pre derminado.

por isso precisso controlar a rotação do motor atraves de sensores de pressão

Rivelino,

 

entendi a aplicação. Vc quer adaptar a força do motor para vencer a saturação do filtro. A diferença de pressão será seu indicador e assim poderá aproveitar mais a vida útil do filtro.

conheço os shilds de pressão barométrica. Colocar eles para medir a pressão e calcular a diferença é facil. Depois disso controlar o motor usando o PWM para controlar a velocidade. Bom, ai tenho uma dificuldade. Na realidade teria que fazer o mesmo que os inversores de frequencia comerciais né.

To pensando no assunto.

Aumentar a força do motor, para vencer a saturação do filtro é errado, o certo é usar 100% do motor, para filtrar e quando o impedimento da passagem de ar ultrapassar um valor estabelecido, fazer a limpeza do filtro.

Se "forçar" o motor, em vez de trocar o filtro a cada 2 meses, vai trocar o motor a cada 6 meses, assumindo que o motor deve custar mais que a troca do refils dos filtros ou a limpeza desses. (se eu estiver errado quanto aos custos, então desconsidere).

Você está pensando em fazer com que o motor "puxe" ou "empurre" a fumaça para fora do sistema?
Normalmente o "puxar" é mais eficiente que "empurrar", 

mai ou menos Marcelo na verdade o filtro que ja montamos não usa o exaustor na potencia mascima e sim uns 70% de sua potencia maxima ,que a medida que vai impreguinando sua potencia vai aumentando ate uns 90% de sua vasão maxima.

Rivelino,

Quais são as especificações do motor que voce está usando? Marca, modelo, potência, RPM, etc. Se possível posta uma foto também.

Abraço.

esatamente isso sem nescessariamente as duas funções no mesmo arduino

Cara o jeito mais fácil mesmo é você interligar o arduino com o inversor de frequência, o inversor aceita comando via serial.

tem um modelo aki

http://www.weg.net/br/Produtos-e-Servicos/Drives/Inversores-de-Freq...

e ai vc usar o arduino para fazer a diferença das pressos.

Com arduino isso seria um pouco dificil seria mais facil usar um inversor mesmo qual a potencia do motor

?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço